2.11.16

HondaJet estabelece recordes de velocidade nos EUA

A Honda Aircraft anunciou hoje que o seu HondaJet estabeleceu oficialmente dois recordes de velocidade, após ter voado mais de mil milhas-náuticas em menos de 3 horas.

Ambos os voos foram realizados em duas das mais movimentada rotas de aviação dos EUA, reconhecidamente utilizadas no âmbito de negócios empresariais, pelos pilotos Peter Kriegler e Glenn Gonzales.

A escolha destes movimentados cursos, segundo o presidente da Honda Aircraft, Michimasa Fujino, revela a eficiência do avião: "Escolhemos vários dos mais movimentados aeroportos de negócios com rotas extremamente populares para demonstrar que o HondaJet levará os seus proprietários aonde eles precisem mais rapidamente que outro jato de pequeno porte."

O primeiro voo partiu no dia 9 de abril do aeroporto de Teterboro, New Jersey, às 14h15m EST, tendo chegado a Fort Lauderdale, Florida, às 16h06m. A viagem de 960 milhas-náuticas (1777,92 km) demorou 2 horas e 51 minutos a uma altitude de 43.000 pés, enfrentando ventos frontais de 60 nós e altas temperaturas. Apesar disso, o HondaJet conseguiu uma velocidade aerodinâmica média de 396 nós (734 km/h) e uma velocidade solo máxima de 414 nós (769 km/h).

A 19 de julho, o HondaJet estabeleceu o segundo recorde ao ter voado de Boston, no estado de Massachusetts, a Palm Beach, Florida, em apenas 2 horas e 58 minutos.
O jato da Honda descolou do aeroporto de New Bedford às 7h18m EDT e 1.060 milhas-náuticas (1963,12 km) depois, aterrou em Palm Beach às 9h16m. Com ventos frontais de 30 nós, foi conseguida uma velocidade aerodinâmica média de 385 nós (713 km/h) e uma velocidade solo máxima de 422 nós (782 km/h).

Os recordes foram aprovados e entregues à Honda Aircraft pela Associação Nacional de Aeronáutica dos Estados Unidos e de momento estão a aguardar a aprovação para serem considerados recordes mundiais pela Federação Internacional de Aeronáutica na Suíça.

O HondaJet incorpora um vasto grupo de inovações tecnológicas ligadas ao design de aviação. Exemplo disso é a singular montagem dos motores sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount - OTWEM) que melhora o desempenho e a eficiência no consumo do combustível através da redução da resistência aerodinâmica. Para além disso, a disposição OTWEM reduz o barulho na cabine e permite ter a cabine mais espaçosa da sua classe, bem como uma maior capacidade de transporte de bagagem e uma instalação sanitária na popa.

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