15.5.20

Honda Jazz 2020 tem sistema híbrido baseado na F1


Quando a nova geração do Honda Jazz for lançada ainda este ano irá trazer com ela a mais avançada inovação híbrida da Honda diretamente das pistas.

Utilizando os conhecimentos de engenharia obtidos pela sua equipa de desporto automóvel com o programa Fórmula 1 Hybrid Power Unit (Unidade de Potência Híbrida), a Honda aplicará essa experiência no desenvolvimento e melhoramento da eficiência energética do novo sistema híbrido e:HEV que equipará os futuros modelos da marca.

A última unidade de potência híbrida da F1, o motor de combustão interna RA620H, utiliza um 6 cilindros de 1600 cc altamente eficiente combinado com um sistema de recuperação de energia. Através da engenhosa reciclagem da energia produzida pelos travões e gases de escape, os avançados sistemas elétricos geram potência de arranque extra para a aceleração e redução do atraso do turbo.

Durante as corridas, os engenheiros estão constantemente a avaliar e alterar a proporção de energia recuperada e distribuída pelo sistema híbrido para obter um desempenho e eficiência otimizados. É este know-how adquirido que inspira a nova gama de motores e:HEV dos veículos de passageiros da marca.

O mais recente beneficiário desta tecnologia é o novo Jazz. O seu sistema híbrido e:HEV recicla a energia e recolhe-a para carregar a bateria e apoiar o motor de combustão, de forma a que o citadino ofereça ao condutor um sólido desempenho e a máxima eficiência, enquanto alterna entre os 3 modos de condução de forma suave.

O sistema e:HEV consiste em dois compactos e potentes motores elétricos conectados ao motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão CVT controlada eletronicamente (eCVT) com uma única relação de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente que funcionará em harmonia oferecendo respostas suaves e diretas.

"Durante as corridas de F1, as equipas têm de gerir cuidadosamente quanto combustível usam para cumprir as regras do desporto. Numa corrida podemos dividir o total de combustível permitido pelo número de voltas, mas existirão alturas em que a equipa quererá usar mais combustível para obter um desempenho superior e em outras quererão poupar para mais tarde, como numa altura de safety car. Numa corrida, a comunicação entre o engenheiro da corrida e o piloto é fundamental para conseguir o melhor equilíbrio. Contudo, nos nossos híbridos e:HEV, aplicamos este conhecimento para assegurar que as unidades de controlo de potência ofereçam ao condutor a melhor relação possível entre potência e eficiência em qualquer modo de condução", explicou Yasuaki Asaki, chefe do desenvolvimento das unidades de potência.


Fonte: Honda
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