14.2.20

Honda Jazz 2020, desempenho híbrido e conectividade intuitiva


Pela primeira vez, o Honda Jazz será vendido exclusivamente em toda a Europa com apenas uma motorização híbrida. Com o novo logótipo e:HEV, o novo Jazz foi concebido para oferecer uma mistura excecional de fortes performances e eficiência impressionante, complementando os seus níveis líderes de classe em conforto interior e máxima funcionalidade.

Além das acelerações suaves oferecidas pelo sistema e:HEV, o conforto de condução no novo Jazz melhorou substancialmente graças à utilização de suspensões de baixo atrito e às melhorias na rigidez da carroçaria.

Tecnologia híbrida e:HEV avançada
O sistema e:HEV foi desenvolvido especificamente para o Jazz e projetado para oferecer uma experiência de condução agradável. Este sistema, semelhante ao do CR-V Hybrid, é composto por dois motores elétricos compactos de elevada potência e um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente; esta unidade opera em harmonia oferecendo respostas suaves e diretas.

A potência total é de 109 cv (80 kW) e as acelerações dos 0-100 km/h levam apenas 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h, oferecendo uma condução confortável e sem esforço, seja em cidade ou a alta velocidade nas vias rápidas. Este sistema híbrido de alta eficiência pode produzir emissões de CO2 de 102 g/km e consumir apenas 4,5 lt/100 km no modelo base, e 110 g/km e 4,8 lt/100 km no Crosstar, valores em ciclo WLTP.


3 modos de condução
Para oferecer esta experiência, a configuração híbrida e:HEV seleciona ininterruptamente os 3 modos de condução intercambiáveis:
  • Modo elétrico EV: a bateria de iões de lítio fornece energia diretamente ao motor de propulsão elétrica;
  • Modo híbrido: o motor de combustão fornece energia ao motor-gerador elétrico, que por sua vez fornece energia ao motor de propulsão elétrica;
  • Modo convencional: o motor a gasolina é ligado diretamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio (lock-up).
Na maioria das situações de condução urbana, a eficiência ideal é alcançada através de transições contínuas entre os modos EV e Hybrid. Na condução nas vias rápidas, é usado o modo Motor Drive, complementado por uma intensificação de potência "a pedido" com origem no motor de propulsão elétrica, permitindo acelerações rápidas.

Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo de condução elétrico também é acionado quando o carro está em desaceleração, recuperando a energia por meio da travagem regenerativa para recarregar a bateria.

Os engenheiros da Honda fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso durante as transições, tornando a mudança entre os três modos de condução impercetível. No desenvolvimento dos motores elétricos com tecnologia proprietária da Honda foi dada especial atenção à redução de peso e espaço e, ao mesmo tempo, à maximização da potência disponibilizada; o motor de propulsão elétrica pode atingir as 13.300 rpm e disponibiliza um binário de 253 Nm.

Em vez de usar uma transmissão convencional, é usada uma caixa de relação única que cria uma ligação direta entre os componentes móveis, o que resulta numa transferência mais suave de binário e numa sensação linear durante a aceleração. Este formato significa que o sistema da Honda é mais compacto do que uma caixa eCVT com engrenagens planetárias tipicamente encontradas nos outros veículos híbridos, para além de ser mais refinada.


Disposição inteligente dos componentes para manter a tradição
Ao desenvolver o novo Jazz, a equipa de engenharia da marca japonesa trabalhou em estreita colaboração com a equipa de design para garantir que o veículo mantinha a marca registada das gerações anteriores, o espaço interior.

A capacidade da bagageira (com os bancos traseiros em posição vertical) começa em 298 litros e sobe para uns impressionantes 1.203 litros (com os bancos traseiros rebatidos e até ao teto). Estes valores foram alcançados através da disposição inteligente dos componentes híbridos da motorização no chassis e no compartimento do motor, destacando-se a redução do tamanho do sistema de admissão do motor de combustão, a transmissão completa, incluindo os motores de propulsão e gerador, bem como a unidade de controlo de potência (PCU), permitindo que a bateria auxiliar de 12 V também caiba no compartimento do motor. Esta disposição inteligente foi possível graças à utilização de semicondutores de potência de última geração na unidade de controlo de potência.

O posicionamento do depósito de combustível no centro do chassis e por baixo dos assentos dianteiros também é fundamental para maximizar o habitáculo, o que é único nesta classe. Isto permite ao Jazz manter a configuração dos bancos mágicos traseiros, oferecendo uma flexibilidade ímpar.


Nova capacidade intuitiva de conectividade
A próxima geração do Honda Jazz oferece um sistema de conectividade sem fios a bordo. O ecrã tátil é simples de usar e foi concebido para minimizar os fatores de distração ao condutor; o tempo de operação dos comando mais regularmente usados foi reduzido em 58% em comparação com o modelo anterior, proporcionando uma experiência mais segura e ergonómica.

Os designers de interiores deste modelo tiveram a maior atenção aos detalhes na criação do painel de instrumentos e o interface muito bem organizados. Respondendo positivamente aos pedidos dos clientes, a Honda repôs os comandos físicos das principais funções, com mostradores táteis e precisos para a regulação dos sistemas de aquecimento e ventilação.

O interface do sistema é percorrido da mesma forma que um smartphone, com comandos deslizantes. O ecrã pode ser configurado para atender a qualquer requisito de utilização, possuindo atalhos personalizáveis para as funções e fontes de áudio usadas com mais frequência.

Os serviços de infoentretenimento conectados são acedidos através do ecrã tátil ou ativados por voz, incluindo meteorologia, locais de estacionamento, música, navegação, localização e serviços telefónicos. O conjunto abrangente de aplicações integradas pode ser complementado pela replicação do smartphone através dos protocolos Android Auto e Apple CarPlay, ambos disponíveis através de ligação sem fios ou usando um cabo USB. O novo Jazz está ainda disponível pela primeira vez com hotspot Wi-Fi.

Para além da interface tátil, os serviços e os aplicativos de conectividade podem também ser ativados usando comandos de voz graças ao Honda Personal Assistant (HPA). Lançado pela primeira vez no Honda e, o HPA é um recurso muito intuitivo de inteligência artificial que usa conversações naturais e uma compreensão contextual exclusiva para dar acesso a uma variedade de serviços online.
É ativado bastando dizer: "OK Honda", seguido da pergunta ou instrução. Uma animação abstrata de um rosto acompanha a resposta humanizada do sistema e reconhece visualmente que percebeu as interações e as interações.

O reconhecimento do contexto permite que os utilizadores conversem de forma natural, com a inteligência artificial do sistema a compreender o contexto das perguntas e das respostas subsequentes. Também permite que a função de pesquisa em tempo real, com contexto, localize serviços disponíveis em horários específicos.


Tecnologias de segurança Honda SENSING melhoradas
O novo Jazz está equipado de série com um conjunto atualizado de tecnologias avançadas de segurança e de ajuda à condução que têm por base os mais recentes desenvolvimentos em termos de câmaras frontais de visualização alargada, oferecendo o melhor campo de visão.
O sistema de travagem atenuante de colisões foi melhorado e também funciona durante a condução noturna para detetar peões e ciclistas, além de agora ter também capacidade de aplicar os travões para evitar uma colisão quando o carro se atravessa ou entra na trajetória de um veículo que se aproxima.

Pela primeira vez no Jazz, o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro adaptativo e o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem estão disponíveis de série. Isso também é o caso do sistema de atenuação de saída de faixa, que ajuda o condutor a não se desviar da sua faixa de rodagem (quando esta for detetada), a não se aproximar da berma exterior da faixa ou de veículos em sentido contrário. O sistema de informação de ângulos mortos, que inclui um monitor de trânsito lateral, também é equipamento de série.

O limitador inteligente da velocidade reconhece a sinalização limitadora da velocidade e passa a definir o limite de velocidade. Se o sinal de trânsito mostrar uma velocidade mais lenta em relação à velocidade real do veículo, começa a piscar um indicador no painel de instrumentos e ouve-se um aviso sonoro; nesta altura, o sistema diminui gradualmente a velocidade do veículo.

O Jazz passa a apresentar 10 airbags, incluindo o novo central dianteiro. Este inovador airbag central está integrado no centro do encosto do condutor e expande-se pelo lado em caso de colisão, protegendo assim, as cabeças dos ocupantes.

Lançamento e preços
O novo Jazz e:HEV vai iniciar a sua comercialização europeia no verão, com os preços no mercado alemão a começarem nos 22.000 € para a versão base e nos 26.250 € para a versão Crosstar, em Espanha, a variante base estará disponível desde 22.900 € e a Crosstar a partir dos 27.900 €, e em França, será comercializado a partir dos 21.990€ e dos 27.090€ para a base e Crosstar respetivamente. Em Portugal, os valores ainda não foram definidos.



Fonte: Honda
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