A Honda


Sobre a Honda

A Honda Motor Company, Ltd. é uma empresa multinacional japonesa que fabrica principalmente automóveis e motociclos, tendo a casa mãe em Minato, Tokyo - Japão, e fábricas espalhadas por vários países, tais como China, EUA, Paquistão, Canadá, Inglaterra, Japão, Bélgica, Brasil, México, Nova Zelândia, Malásia, Indonésia, Índia, Tailândia, Turquia, Taiwan e Perú.
Desde 1959, é a maior fabricante de motos do mundo e de motores de combustão interna volumétricos, produzindo mais de 14 milhões destes motores por ano.
A Honda ultrapassou a Nissan em 2001, tornando-se a segunda maior construtora japonesa de automóveis. Em 2008, ultrapassou a Chrysler como a quarta maior fabricante automóvel nos Estados Unidos da América. Em 2011, a Honda torna-se a oitava maior fabricante de automóveis do mundo, atrás da General Motors, Volkwagen, Toyota, Hyunday, Ford, Nissan e PSA.
A Honda foi a primeira companhia automóvel japonesa a lançar uma marca de luxo, a Acura, em 1986.
Para além de automóveis e motociclos, a companhia também fabrica equipamentos de jardinagem, motores naúticos e barcos pneumáticos, equipamento de força (geradores), equipamentos de assistência à mobilidade pessoal, entre outros. Desde 1986, está envolvida na pesquisa e fabricação de robôs, como o ASIMO. Em 2004, estabelece o Honda Aero Engines, lançando o jacto HA-420 em 2012.

Honda em Portugal

Em 1968, estabelece-se em Portugal através da Santomar (Grupo Santogest), iniciando a importação e comercialização de automóveis. Os primeiros modelos comercializados foram o N360, o N600 e o S800.
Em 1989, a Honda Automóvel Portugal, SA é fundada através de uma parceria entre a Honda Motor Co. e a Santogest, SGPS. Adquire a participações da Santogal, SA na HAP e na Honda Produtos de Força Portugal, SA passando a deter a totalidade do capital das 3 empresas, em 2006.
Em 2017, a Honda Automóveis passa a ser representada e os seus produtos distribuídos oficialmente pelo consórcio Sōzō Portugal S.A. (Grupo Domingo Alonso e Salvador Caetano Auto).


OUTROS TÓPICOS:

Os Fundadores

Timeline

Back To Top