Timeline


1946 - Soichiro Honda funda o «Honda Technical Research Institute» em Hamamatsu.
1947 - Lançamento do primeiro produto, a Honda Type A, uma bicicleta a 2 tempos de 50cm3.
1948 - Criação da companhia Honda Motor Co. Ltd., sediada em Hamamatsu.
1949 - Lançamento da primeira moto, a Honda Type D, de 98cm3, denominada de "Dream". Takeo Fujisawa integra a companhia.
1958 - No Japão é lançado aquele viria a ser um best-seller mundial, a moto Supercub C-100.
1959 - Fundada a American Honda Moto Co.
1960 - Abertura da fábrica de Suzuka.
1961 - Fundada a European Honda GmbH (Honda Motor Europa-Norte). A marca alcança a liderança mundial na comercialização de motos.
1962 - Finalizada a construção do circuito de Suzuka.
1963 - Apresentação do primeiro automóvel desportivo, o Honda S500.
1964 - Lançamento do desportivo S600.
1965 - Fundada a Honda UK Ltd., em Londres. Lançamento do coupé S600 e do coupé SM. Primeira vitória em F1, no GP do México, com o monolugar RA272.
1966 - Lançamento do S800. A marca vence o Mundial de motociclismo (construtores), em todas as categorias.
1967 - A Honda vence o GP de Itália de F1, com o monolugar RA300.
1968 - Lançamento do H1300, do utilitário N360 e do N600.
1969 - Lançamento do N400.
1970 - Lançamento do coupé H1300. O N360 supera o 1 milhão de unidades produzidas.
1971 - Lançamento do "mini" Life, com arrefecimento líquido.
1972 - Lançada a primeira geração do CIVIC e lançamento do Z600.
1973 - Soichiro Honda e Takeo Fujisawa abandonam a direcção da empresa. Apresentação do protótipo ESV (Experimental Safety Vehicle).
1976 - Lançada a primeira geração do ACCORD com motor 1600cc.
1978 - Lançamento da primeira geração do PRELUDE e do modelo Acty.
1979 - Lançamento da segunda geração do CIVIC.
1980 - Lançados os modelos Quint, Ballade, Civic Country, Civic Sedan e berlina Civic. A produção do ACCORD atinge 1 milhão de unidades.
1981 - Lançados os modelos City, CX500 (moto) e a segunda geração do ACCORD.
1982 - Lançamento da segunda geração do PRELUDE.
1983 - A marca retorna às corridas de F1, após 15 anos de ausência. Lançamento da 3ª geração do CIVIC e do CR-X.
1984 - Lançamento do modelo GL1000 (moto).
1985 - Lançamento do LEGEND, do ACCORD Aerodeck e da 3ª geração do ACCORD, com sistema de injecção programada.
1986 - Anunciado o lançamento do sistema 4WS (4 rodas direccionais). A marca conquista as primeiras posições no Rally Paris-Dakar. A Williams Honda vence o Mundial de construtores de F1. O modelo ACCORD atinge os 3 milhões de unidades produzidas. Criação do robot E0.
1987 - Lançamento da 4ª geração do CIVIC que atinge os 5 milhões de unidades produzidas. Início das corridas de F1 no circuito de Suzuka. Lançamento da 3ª geração do PRELUDE (primeiro automóvel no mundo com sistema 4WS.
1988 - Lançamento do Honda CONCERTO. A produção de automóveis atinge os 15 milhões de unidades. A McLaren Honda regista o recorde de 11 vitórias consecutivas em F1. Apresentação do motor VTEC. Fundação da Honda Automóviles España, em Barcelona.
1989 - Lançada a 4ª geração do ACCORD. Fundação da Honda Motor Europe, no Reino Unido. Apresentado o protótipo NS-X, em Chicago. Integração dos motores VTEC no CIVIC.
1990 - Lançamento do super-desportivo NSX. Lançamento do ACCORD coupé e da 2ª geração do LEGEND, com airbags incorporados.
1991 - Lançadas a 5ª geração do CIVIC, com motor VTEC-E, a 2ª geração do LEGEND coupé e a 4ª geração do PRELUDE. Falecimento de Soichiro Honda.
1992 - Lançamento do CR-X del Sol, CIVIC coupé e do NS-X Type-R (no Japão). Fundada a Honda R&D Europe, em Swindon - Reino Unido. A produção de automóveis atinge os 20 milhões de unidades em todo o mundo. A marca retira-se das competições de F1. Início da produção de automóveis no Reino Unido. O modelo CIVIC celebra o 20º aniversário.
1993 - A Honda vence o World Solar Challenge, com o veículo solar Dream. É lançada a 5ª geração do ACCORD. Criação do protótipo do robot P1.
1994 - A marca desenvolve o seu primeiro avião experimental, o MH-02. Lançamento do modelo ODISSEY e do CIVIC 5 portas, produzido no Reino Unido somente para o mercado europeu.
1995 - Lançamento da 6ª geração do CIVIC. A produção mundial dos CIVIC alcança os 10 milhões de unidades. A produção mundial de automóveis Honda atinge os 30 milhões de unidades. Lançamento da CVT (transmissão de variação contínua) no Japão. Início dos testes de voos com motores compactos.
1996 - Apresentação do robot humanoide P2. A marca vence novamente o World Solar Challenge. Desenvolvimento do veículo eléctrico EV.
1997 - Lançamento do CR-V 4WD. Apresentação do robot P3. Início da comercialização dos automóveis EV Plus, no Japão, Suiça e EUA.
1998 - Início da produção e venda da carrinha CIVIC Aerodeck, primeiro modelo desenvolvido na Europa. Lançamento da 6ª geração do ACCORD e da 3ª geração do LEGEND.
1999 - Apresentação do primeiro híbrido INSIGHT, no Salão de Frankfurt, e do FCX-V1 e FCX-V2 (com células de combustível), no Salão de Tóquio. Lançamento do HRV, do LOGO e do roadster S2000. Anunciado o regresso da marca à F1.
2000 - Criação do robot humanoide ASIMO. Lançamento do mono-volume STREAM. Apresentação da nova geração de motores DOHC i-VTEC.
2001 - Lançamento da 2ª geração do CR-V, do CIVIC Hybrid, da 7ª geração do CIVIC, do JAZZ (na Europa) e do INTEGRA Type-R. Apresentação da nova geração do motor 1.3 i-DSI. Os modelos INSIGHT e S2000 conquistam o prémio Motor do Ano, nas respectivas categorias, em Estocolmo.
2002 - CIVIC IMA obtém o prémio de Motor do Ano na sua categoria. Desenvolvimento de células solares de membrana fina e dos airbags laterais de cortina. Comercialização do FCX nos EUA e Japão.
2003 - Comercialização europeia da 7ª geração do ACCORD e ACCORD Tourer. Primeiro teste de voo do Honda Jet. Produção mundial de automóveis atinge os 50 milhões de unidades.
2004 - Lançamento do novo motor a diesel i-CTDI, instalado em ambos os modelos ACCORD, e do monovolume compacto FR-V.
2005 - Integração do motor i-CTDI no CR-V e FR-V.
2006 - Lançada a 8ª geração do CIVIC, da 3ª geração do CR-V e da 2ª geração do CIVIC Hybrid que vence o prémio anual World Green Car.
2007 - Lançamento da gama 3 portas do CIVIC, com os modelos desportivos Type-S e Type-R. Apresentado, no Salão de Genébra, o protótipo Small Hybrid Sports Concept.
2008 - Início da produção do FCX Clarity. Retirada da marca das competições e actividades de F1.
2009 - Apresentação da 2ª geração do modelo INSIGHT, no salão de Detroit, e respectivo lançamento. Atingida a marca das 300 mil unidades de modelos hibrídos vendidos mundialmente. Os modelos CIVIC, JAZZ e INSIGHT obtêm classificação máxima nos testes Euro NCAP, em segurança geral. O popular JAZZ atinge as 500.000 unidades vendidas na Europa (16.000 em Portugal). Desenvolvimento do U3-X (dispositivo de mobilidade pessoal).
2010 - Apresentação de 2 novos protótipos eléctricos, o 3R-C (triciclo) e o EV-N (revivalismo do modelo N360), no Salão de Genebra. Apresentação do HSV-010 GT para competir no Super GT, no Japão. Lançamento do híbrido CR-Z (carro do ano no Japão) e da popular scooter PCX. O modelo CR-Z é considerado um dos automóveis mais seguros da Europa, segundo os testes do Euro NCAP. O robot ASIMO celebra o 10º aniversário. Estreia mundial do modelo FIT (Jazz) EV Concept e Plataforma Plug-in Hybrid.
2011 - Comercialização da scooter eléctrica EV-NEO, no Japão. Lançamento do JAZZ Hybrid. Anunciada a introdução de novos motores a diesel, de geração denominada Earth Dreams Technology, com o motor 1.6 diesel na Europa. Apresentação dos protótipos eléctricos N,  EV-Ster
2012 - Honda JAZZ celebra o 10º aniversário. Apresentação do novo protótipo do super-desportivo NSX. A marca atinge os 800 mil híbridos vendidos mundialmente. Lançamento da 9ª geração do CIVIC. Ínicio da comercialização do novo ACCORD. A marca testa o sistema Home Smart, no Japão. Revelado o modelo de mobilidade pessoal UNI-CUB. Anunciado o regresso da marca ao Dakar em 2013. Iniciados os testes ao Dispositivo de Assistência à Locomoção. Início da comercialização da 4ª geração do CR-V. Revelação do novo protótipo de veículo eléctrico de 3 lugares Micro Commuter Concept.
2013 - Lançamento do modelo CIVIC diesel equipado com o económico motor 1.6 i-DTEC. Revelados os protótipos dos novos SUV urbano, NSX e da CIVIC Aerodeck. Apresentado o novo modelo diesel CR-V 1.6 i-DTEC.
2014 - Lançamento do modelo CIVIC Tourer.
2015 - Lançamento da segunda geração do HR-V, da quarta geração do CIVIC Type R e da terceira geração do Jazz.
2017 - Lançamento europeu da décima geração do CIVIC, da quinta geração do CIVIC Type R e do CLARITY Fuel Cell.
2018 - Lançamento do modelo CR-V Hybrid i-MMD.

Fonte: Honda


Página inicial                               A Honda                                      Os Fundadores 

Back To Top