24.6.21

Honda apresenta a 11ª geração do Civic hatchback


Depois da variante sedan, a Honda vem agora revelar ao mundo a variante de cinco portas da última geração do Honda Civic.

Apresentado nos EUA, o novo Civic hatchback está mais maduro e com um design mais discreto onde a anterior agressividade foi largamente reduzida pela diminuição do número e dimensão das "entradas e saídas" de ar. 

Será oferecido unicamente com motorização híbrida, tornando-se o mais recente modelo a adotar o sistema motriz híbrido e:HEV, indo, deste modo, ao encontro do objetivo da marca de ter todos os modelos eletrificados até 2022.
O novo Honda Civic junta-se assim ao Jazz, CR-V e HR-V (a ser lançado no final deste ano), já equipados com esta tecnologia, oferecendo, segundo a marca, a perfeita combinação entre performance e eficiência.

Para além de anunciar a exclusividade da oferta híbrida, para o mercado Europeu, a marca não avançou com mais especificações, tanto acerca das motorizações como de equipamento.

Segundo informação disponibilizada pela Honda norte-americana e japonesa, nestes mercados, o novo Civic hatchback estará disponível com o motor 1.5 VTEC Turbo de 180 cv às 6000 rpm acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou CVT com 3 modos de condução e patilhas no volante, as quais permitem a mudança de velocidades de forma manual em modo Sport.

Dependendo do mercado e do nível de equipamento, será equipado com jantes de 18", sistema de som premium Bose, integração de Apple CarPlay e Android Auto sem fios, um ecrã tátil de 9", um painel de instrumentos de 12" e o sistema de segurança Honda Sensing com monitorização de ângulo morto e cruzamento de tráfego.


Esteticamente, o novo Civic hatchback mantém a mesma frente que a versão sedan, sendo a única diferença a grelha em "favo de mel" que favorece um visual mais desportivo à versão de 5 portas e cria uma ligação à grelha que percorre todo o tablier.
É no perfil lateral que este Civic mais se destaca da atual geração. Adotando linhas de coupé crosstour/fastback, o novo hatchback surge quase como um mini sedan, sendo pouco menos de 13 cm mais curto do que o seu irmão. Frente e traseira são ligadas por um vinco horizontal que nasce na linha do capô, acima da cava da roda e termina no farolim traseiro, dando a sensação de movimento permanente.
A traseira está mais alta e apresenta os elementos que melhor diferenciam as duas variantes do modelo, os farolins. Estes continuam com o formato "C", embora agora mais estilizado e com uma leitura mais horizontal, acompanhando as linhas da porta da bagageira.


O novo desenho da porta da bagageira permitiu a criação de uma mais larga e rebaixada abertura, facilitando o acesso.

A sobriedade do design retro do habitáculo é partilhada com a versão sedan, na qual a já referida grelha decorativa que percorre todo o tablier e esconde a ventilação é o elemento que mais se destaca, conferindo horizontalidade ao conjunto. Ao contrário do que acontecia em anteriores gerações, neste novo Civic, a Honda optou pela integração de comandos físicos rotativos numa clara ligação ao passado e também em resposta aos pedidos dos seus clientes. A organização do novo tablier está mais simples, oferecendo uma perceção dos comandos mais rápida e direta.


De acordo com o comunicado de imprensa, a marca japonesa continua a assumir o compromisso em oferecer no novo Civic o mesmo nível de usabilidade, conforto e atratividade pela qual o modelo é conhecido ao longo de quase 50 anos. Desde o seu lançamento em 1972, a Honda já vendeu mais de 27 milhões de unidade do Civic em 170 países.

A produção da versão norte-americana do novo Honda Civic será realizada nos EUA, enquanto que, com o encerramento da fábrica inglesa em Swindon e a paragem de fabricação da atual geração a acontecer já durante o próximo mês, a versão europeia passará a ser produzida no Japão.

O novo Civic e:HEV chegará à Europa durante o outono de 2022.
E, em jeito de "easter egg", a Honda japonesa revela, no final do vídeo de apresentação (2º vídeo), que em 2022 poderemos também contar com a chegada da versão Type R.





Fonte: Honda

Back To Top