11.6.21

Ashirase, startup da Honda cria navegação assistida para invisuais


A Honda Motor Co., Ltd anunciou hoje, no Japão, a criação da Ashirase, Inc., o primeiro empreendimento originário do programa de criação de negócios IGNITION que teve início em 2017.

A Ashirase, Inc. encontra-se atualmente a desenvolver um sistema de navegação para calçado. Este sistema, com o mesmo nome do empreendimento, está direcionado a apoiar os invisuais e pessoas com limitações graves de visão durante as suas deslocações, sendo que o início de vendas está planeado para o final de março de 2023.

O "Ashirase" consiste num sistema de navegação através de uma aplicação em smartphone, um dispositivo de vibração 3D e um sensor de movimento colocados no interior do calçado.

Com base num trajeto pré-estabelecido na aplicação, o dispositivo vibra de forma a direcionar o utilizador. Quando este deve continuar em frente, o vibrador posicionado na parte frontal do pé vibra e, quando o utilizador se aproxima de uma viragem à direita ou esquerda, o vibrador do lado correspondente entra em ação de forma a notificá-lo da mudança de direção. Em situação de paragem todos os vibradores são acionados em simultâneo.


O sistema gera a informação de navegação mediante sistemas de posicionamento através de satélite, navegação e temporização (GNSS), e dados recolhidos pelo movimento dos pés do utilizador. Por sua vez, os vários vibradores encontram-se alinhados com a camada nervosa do pé, facilitando o sentir da vibração, enquanto o material suave usado no dispositivo mantém a sua forma original tornando-o mais confortável para o utilizador.


A navegação dada pelo "Ashirase" permite um entendimento intuitivo de todo o percurso, libertando as mãos para outras funções e a mente da constante necessidade de se recordar das direções a tomar, possibilitando ao utilizador estar mais alerta a outros fatores e a movimentar-se de forma mais segura e relaxada.

O programa IGNITION permite aos colaboradores da construtora japonesa exporem as suas ideias e projetos, resultando na criação de tecnologias que contribuam para a resolução de problemas sociais e criem valor para as pessoas.


Fonte: Honda
Back To Top