Honda CR-V 2018 chega ao Salão de Genebra cheio de novidades
Depois de uma primeira antevisão no ano passado em Frankfurt, a Honda prepara-se agora para apresentar a versão de produção europeia de novo CR-V
no próximo Salão Automóvel de Genebra.
De acordo com os dados da JATO Dynamics, para vendas entre 2013 e 2016, o CR-V é o SUV mais vendido
do mundo e vem agora, com a nova geração, elevar a fasquia no que refere à qualidade dos detalhes de
interior e espaço.
A quinta geração do Honda CR-V traz uma série de novidades a vários níveis ao mercado europeu, desde o novo visual exterior à estreia da opção de sete lugares, passando pela integração do novo motor 1.5 i-VTEC Turbo e, pela primeira vez, da tecnologia híbrida.
O novo CR-V apresenta um design renovado e sofisticado, com arcos de
roda mais largos e musculados, contornos mais evidenciados no capot e
traseira, bem como as luzes que já se tornaram a nova assinatura de
família Honda. Incorporando
ainda a nova grelha Honda, que melhora a eficiência de combustível.
Pilares A mais estreitos, pára-choques frontal e traseiro esculpidos e
proteções inferiores possibilitam que o novo SUV seja um dos
automóveis aerodinamicamente mais eficazes do seu segmento.
Com proporções exteriores mais largas que o seu
antecessor, uma maior distância entre eixos e uma postura mais
robusta, possibilita um excelente espaço interior.
Pela primeira vez, o Honda CR-V estará disponível com a opção de 7
lugares. Com esta opção, a terceira fila de bancos oferece
um excelente espaço para as pernas e em altura e, com um ângulo vertical
de 101º, garante o conforto dos passageiros em longas distâncias.
Também o acesso à terceira fila de bancos é referência na classe, graças
à sua área de abertura mais larga e mais baixa.
O novo design interior incorpora uma filosofia horizontal do
painel de modo a evidenciar o habitáculo mais espaçoso, ao acentuar a
sensação de amplitude e transmitindo uma sensação de robustez. O painel
inclui 2 ecrãs de 7" e o layout dos comandos foi racionalizado
com a criação de uma zona de gestão do ar condicionado muito simples,
localizada abaixo da consola central.
A habitabilidade
líder no segmento é evidenciada por um espaço generoso para todos os
ocupantes, bem como pela capacidade da bagageira, mais larga e profunda. A programação da altura de abertura do portão traseiro é outra das novidades da nova geração do SUV, podendo ser programada de forma a
evitar o contacto com tetos mais baixos.
Pela primeira vez, a tecnologia híbrida da Honda estará disponível
num SUV na Europa. O CR-V 2018 estará disponível com o sistema híbrido Intelligent
Multi Mode Drive (i-MMD), com um motor a
gasolina i-VTEC de 2.0 litros e dois motores elétricos, para
proporcionar uma eficiência real e uma condução descontraída. O sistema
i-MMD não recorre a uma transmissão convencional, alternativamente, uma
unidade mais compacta, de relação fixa, proporciona uma ligação direta
entre os componentes em movimento e uma transferência mais suave de
binário. O
sistema determina automaticamente como utilizar o combustível e a
energia elétrica da forma mais eficiente, o que significa que o
condutor não terá de selecionar entre os 3 modos de condução: EV Drive,
Hybrid Drive e Engine Drive.
Para além da versão Hybrid, estará também disponível a motorização convencional a gasolina 1.5 VTEC Turbo proporcionando uma economia de combustível líder na
classe. Aqui a potência é distribuída por uma caixa manual de 6
velocidades ou, opcionalmente, por uma caixa automática (CVT).
Ambas as motorizações incorporam tração dianteira de
série, mas ambas podem ser disponibilizadas com a mais recente
tecnologia de tração às 4 rodas da Honda (Real Time AWD com
Sistema de Controlo Inteligente) que proporciona ao CR-V
verdadeiras capacidades de todo-terreno. A distância ao solo foi
aumentada em 38mm em todas as versões, até uma altura de 208mm na versão
a gasolina AWD.
As primeiras unidade do Honda CR-V equipado com motor a gasolina VTEC
Turbo de 1.5 litros são esperadas para o Outono de 2018, seguindo-se as
versões híbridas, no início de 2019.
Fonte: Honda