25.3.21

Honda HR-V 2021, o conceito do novo design


Disponível apenas com a motorização híbrida, a terceira geração do Honda HR-V é o culminar de uma extensa reavaliação dos comportamentos dos consumidores modernos. Ao verificar como a população ativa e conectada dos dias de hoje identifica e seleciona produtos de alta qualidade, a Honda abordou o desenvolvimento do novo HR-V, não só como um novo SUV compacto, mas como um produto apelativo através da sua funcionalidade e versatilidade.

A equipa de investigação da Honda concluiu que os consumidores modernos escolhem produtos não só com base no seu desempenho ou estética, mas também como se integram nas suas vidas e se este preenche os requisitos necessários. Dando seguimento a esta conclusão, a equipa adotou a filosofia "Amp up your life" (Amplifica a tua vida), focando-se em viabilizar estilos de vida ativos ao longo de cada fase do desenvolvimento do novo Honda HR-V e:HEV. O objetivo era aumentar as possibilidades do que os clientes conseguem fazer com a viatura para apoiar e amplificar o seu quotidiano.

O resultado é uma carroçaria contemporânea, um SUV em formato coupé que atrai através da simplicidade do seu design, enquanto que o seu interior espaçoso e versátil é mais orientado para o utilizador e mais confortável que nunca, alcançando uma desejável, mas rara combinação de design SUV premium e eficiência de espaço excecional. Esta combinação prolonga, com sucesso, a reputação de qualidade, funcionalidade e praticabilidade da Honda.

De forma a criar uma estética harmoniosa e contemporânea, os designers da Honda incorporaram uma linha robusta que percorre a carroçaria desde os grupos óticos dianteiros até aos traseiros. Na parte traseira, o desejo de alcançar uma combinação entre a conveniência e estética é evidente no design simples e elegante da porta da bagageira, que cuidadosamente integra o puxador da porta com o painel tridimensional traseiro.

Na procura de uma aparência mais elegante, mesmo visto de perto, os designers prestaram toda a atenção nos mais pequenos detalhes, por exemplo, na integração das duas luzes da chapa de matrícula, do puxador da porta da bagageira e da câmara traseira num só segmento. Esta integração contribui para uma configuração harmoniosa, refletindo o visual de outros modelos Honda recentes, onde o desejo pela simplicidade resulta numa imagem cada vez mais elegante.

No interior do HR-V Hybrid, cada elemento de design é projetado com foco na sensação de espaço e numa generosa circulação de ar, que conecta os passageiros com o mundo exterior. Começando pelas janelas que foram desenhadas para receber o máximo de luz possível, com excelente visibilidade para o exterior e facilitada por um painel de instrumentos horizontal e um capô plano para uma visão nítida, que adicionalmente proporciona maior conforto durante a condução.

A disposição dos componentes da motorização, numa versão atualizada da pequena plataforma global da Honda, e a disposição central do tanque de combustível, possuem um papel importante na otimização de espaço no habitáculo, possibilitando que quatro adultos estejam confortavelmente acomodados.

Esta eficiente configuração maximiza, também, a circulação do ar, conforto, ergonomia e versatilidade. As saídas de ar em forma de L, posicionadas nos cantos superiores do tablier, por exemplo, foram desenhadas para que os passageiros sintam uma brisa de ar e não uma saída de ar diretamente apontada para os mesmos, como acontece com a ventilação tradicional.

Uma consideração fundamental para o conforto interior foi a otimização da disposição dos controlos interiores. A disposição simples e intuitiva, adiciona uma sensação de calma, com os controlos para o áudio e ventilação, assim como o painel de instrumentos, posicionados o mais próximo possível do campo de visão do condutor, com controlos imediatamente reconhecíveis permitindo uma operação segura e intuitiva dos mesmos.

Agora, com uma inclinação adicional dos assentos traseiros, em comparação com a 2ª geração do Honda HR-V, o conforto e espaço dos passageiros aumentaram. Apesar das dimensões do veículo serem muito semelhantes ao modelo anterior, o novo HR-V Hybrid oferece mais espaço para as pernas e ombros, para uma maior sensação de amplitude e conforto. Para manter um armazenamento inteligente e uma reduzida distância ao solo da bagageira, os engenheiros da Honda configuraram, cuidadosamente, a versatilidade do espaço plano da bagageira e a disposição dos assentos para permitir o fácil carregamento de uma variedade de bagagens, bicicletas e outros equipamentos desportivos relacionados com o quotidiano.


"Ao desenvolver o Honda HR-V realizamos várias discussões de grupo com pessoas de diferentes origens, áreas de especialidade, de todas as idades e géneros. Projetamos o novo Honda HR-V Hybrid para refletir as necessidade e exatos valores dos consumidores modernos apelando a uma nova geração de proprietários de automóveis. Eles exigem dos produtos com que interagem um propósito e inovação.
Ao aplicar as mais recentes tecnologias e éticas de design da Honda, criámos um automóvel que irá proporcionar o espaço, conectividade, fiabilidade e versatilidade necessárias para apoiar e melhorar o seu quotidiano." - Kojiro Okabe, líder do projeto do novo HR-V.

A chegada à Europa do novo Honda HR-V Hybrid está prevista para finais de 2021.


 

Fonte: Honda

Back To Top