24.7.18

Novo recorde para Honda Civic Type R no Circuito do Estoril

A Honda estabeleceu um novo recorde com o Civic Type R, desta feita no circuito Estoril, em Portugal. O hot hatch da marca nipónica, conduzido pelo piloto português de WTCR Tiago Monteiro, fez o tempo de 2 minutos e 01.84 segundos.

O novo recorde no Estoril é o 4º recorde da volta de tração dianteira com uma viatura de produção estabelecido pela Honda este ano. O Civic Type R também reivindicou recordes de volta em Silverstone, Spa-Francorchamps e Magny-Cours, superando os tempos estabelecidos em todos estes circuitos.

Num circuito que recompensa viaturas com grande amplitude de habilidade, combinando aceleração rápida com condução excecional, o Civic Type R mostrou-se extremamente adaptado, graças ao motor de 320 cv e aos sofisticados sistemas de suspensão e direção.
A pista do Estoril tem 4,2 km de comprimento, 2 curvas fechadas, 1 chicana difícil e 1 reta muito longa, o que significa que os condutores experimentam uma variedade de velocidades invulgarmente ampla ao longo da volta.

"Nós viemos aqui com o objetivo de bater o recorde previamente estabelecido, mas não podes nunca levar algo como garantido – quer dizer, é um recorde de volta por isso não é um feito fácil. Tens de ter extrema confiança no carro para atacar o circuito do Estoril, o novo Type R é tão poderoso, suave e inspirador de confiança. Batemos o recorde, na verdade, esmagamos o recorde", comentou Tiago Monteiro após o feito.


Acrescentando ainda que "o Type R é muito estável, tem boa eficiência de travagem e um motor espetacular, que parece que estás a conduzir um carro de corrida – na pista é fácil de esquecer que é uma viatura de estrada, mas depois podes conduzi-lo para casa. É uma grande evolução. Quer dizer, estamos a falar de um carro totalmente diferente em termos de design, aero, suspensão, geometrias, motor, mas acima de tudo a sensação de condução do carro."

O empenho espelhou um esforço semelhante da Honda em 2016 com a geração anterior do Type R, que definiu tempos de referência da tração dianteira em Estoril, Hungaroring, Silvertone e Spa-Francorchamps. O Civic Type R estabeleceu ainda, em Nürburgring Nordschleife, um tempo de volta de 7 minutos e 43.8 segundos em abril de 2017.








Fonte: Honda
Back To Top