Novo recorde para Honda Civic Type R no Circuito do Estoril
A Honda estabeleceu um novo recorde com o Civic Type R, desta feita no circuito Estoril, em Portugal.
O hot hatch da marca nipónica, conduzido pelo piloto português de WTCR Tiago
Monteiro, fez o tempo de 2 minutos e 01.84 segundos.
O novo recorde no Estoril é o 4º recorde da volta de tração
dianteira com uma viatura de produção estabelecido pela Honda este ano. O Civic Type R também
reivindicou recordes de volta em Silverstone, Spa-Francorchamps e
Magny-Cours, superando os tempos estabelecidos
em todos estes circuitos.
Num circuito que recompensa viaturas com grande amplitude de habilidade, combinando aceleração rápida com condução excecional, o Civic Type R mostrou-se extremamente adaptado, graças ao motor de 320 cv e aos sofisticados sistemas de suspensão e direção.
A pista do Estoril tem 4,2 km de comprimento, 2 curvas
fechadas, 1 chicana difícil e 1 reta muito longa, o que
significa que os condutores experimentam uma variedade de velocidades
invulgarmente ampla ao longo da volta.
"Nós viemos aqui com o objetivo de bater o recorde previamente
estabelecido, mas não podes nunca levar algo como garantido – quer
dizer, é um recorde de volta por isso não é um feito fácil. Tens de ter
extrema confiança no carro para atacar o circuito do Estoril, o novo
Type R é tão poderoso, suave e inspirador de confiança. Batemos o
recorde, na verdade, esmagamos o recorde", comentou Tiago Monteiro após o feito.
Acrescentando ainda que "o Type R é muito estável, tem boa eficiência de travagem e um motor espetacular, que parece que estás a conduzir um carro de corrida – na
pista é fácil de esquecer que é uma viatura de estrada, mas depois podes
conduzi-lo para casa. É uma grande evolução. Quer dizer, estamos a falar de
um carro totalmente diferente em termos de design, aero, suspensão,
geometrias, motor, mas acima de tudo a sensação de condução do carro."
O empenho espelhou um esforço semelhante da Honda em 2016 com a geração anterior do Type R, que definiu tempos de referência da tração dianteira
em Estoril, Hungaroring, Silvertone e Spa-Francorchamps. O Civic Type R estabeleceu ainda, em Nürburgring Nordschleife, um tempo de volta de 7 minutos e 43.8 segundos em abril de 2017.
Fonte: Honda