Honda apresenta protótipo de novo SUV elétrico em Xangai
Sem dar qualquer tipo de informação sobre as especificações técnicas, a Honda apresentou ontem mundialmente o SUV e:prototype durante a 19ª edição do Salão Auto de Xangai. Baseado no próximo Honda HR-V, este protótipo antevê o futuro eletrificado da plataforma SUV para o mercado chinês, onde a marca japonesa pretende introduzir, ao longo dos próximos cinco anos, 10 novos modelos 100% elétricos.
Apesar de no geral o design ter muitas semelhanças com a próxima geração do HR-V, existem diferenças notórias, a começar com a falta da grelha central (aspeto que denuncia logo o tipo de alimentação), substituída pela porta de acesso à tomada de carregamento e onde se posiciona o logótipo da marca, os faróis mais estilizados com um perfil iluminado que, nascendo em cada ótica, delineiam a extremidade do capô quase se unindo e que lhe dão um "olhar" austero e sério, passando pelos puxadores das portas integrados na carroçaria semelhantes aos do citadino Honda e e dos finíssimos retrovisores, terminando no spoiler traseiro que, em harmonia com o conjunto dos farolins, integra um enorme terceiro stop.
O modelo de produção baseado neste protótipo tem o início de vendas programado
para a primavera de 2022 no mercado chinês e virá equipado com a terceira geração do serviço
Honda CONNECT. Não foi avançado se existe intenção de tornar este "HR-V" elétrico num modelo global.
Assente em tecnologia de inteligência artificial com
reconhecimento de voz, esta nova geração do Honda CONNECT irá oferecer funções
avançadas que permitirão operar dispositivos domésticos dotados de tecnologia
domótica e efetuar compras online durante a condução, assim como operar o
veículo através de um smartphone (como chave digital, por exemplo),
atualizações de software via ligações sem fios (OTA) e experiências de
mobilidade inteligente através de funções de navegação e entretenimento.
A acompanhar o SUV e:prototype no salão chinês está também um novo SUV plug-in híbrido igualmente exclusivo para o mercado chinês, o Breeze PHEV, desenvolvido na base do sistema híbrido de 2 motores SPORT HYBRID i-MMD. O seu lançamento está previsto para a segunda metade deste ano.
Fonte: Honda