4.3.21

Honda lança condução autónoma nível 3 com novo Honda SENSING Elite


A partir de amanhã, a Honda iniciará a venda no Japão, em formato leasing, do Honda Legend EX equipado com o sistema Honda SENSING Elite.

O novo sistema é baseado no Honda SENSING que equipa de série a gama europeia da marca japonesa e permite a condução autónoma de nível 3.

Uma das tecnologias de ponta que caraterizam esta evolução do sistema é a função "Traffic Jam Pilot", uma tecnologia avançada que permite uma condução automatizada e condicionada numa área limitada. A Honda recebeu a designação desta tecnologia e a respetiva autorização para a sua utilização pelo governo japonês em novembro do ano passado.

Apesar de existirem limites às capacidades de funções individuais como, por exemplo, do reconhecimento e controlo, a tecnologia "Traffic Jam Pilot" permite ao sistema, substituindo o condutor, conduzir sob certas condições, tais como quando o veículo se encontra numa situação de trânsito congestionado numa autoestrada ou via rápida.

 

Para controlar o veículo, o sistema determina a posição do veículo e as condições da estrada usando dados de mapas 3D de alta definição e do sistema de navegação por satélite global (GNSS), detetando a envolvente do veículo a 360º usando uma série de sensores externos. Ao mesmo tempo, o sistema segue as condições do condutor usando uma câmara montada no interior do veículo.
Com base nesta ampla base de informações, a unidade de controlo do motor (ECU) realiza as devidas predições, reconhecimentos e decisões, aplicando um controlo de alto nível à aceleração, travagem e direção, assistindo o condutor a obter uma condução suave.

Do Honda SENSING Elite fazem parte funções como "Mãos livres" com Condução em Faixa Adaptativa, Assistência Ativa de Mudança de Faixa e Mudança de Faixa Ativa, "Traffic Jam Pilot" com Assistência a Travagem de Emergência, e "Interface Homem-Máquina" (HMI).

Partindo de uma posição de alta prioridade na segurança e fiabilidade, o desenvolvimento do Honda SENSING Elite empregou simulações com um total de aproximadamente 10 milhões de padrões de possíveis situações de vida real, em conjunto com uma série de testes de demonstração conduzidos em veículos de testes em vias rápidas num total de aproximadamente 1,3 milhões de quilómetros. Além disto, o sistema foi desenhado de forma redundante para garantir a segurança e fiabilidade no evento de surgir algum problema com algum dos dispositivos. 

 


O equipamento exterior foi desenhado exclusivamente para o novo Legend, incluindo iluminação azul acessória, jantes de alumínio exclusivas e vários sensores embutidos de forma a ficarem mais discretos no sedan de gama alta. Na traseira foi colocado o símbolo obrigatório identificativo da condução autónoma de nível 3.

No interior destaca-se o equipamento exclusivo deste modelo que incluí os indicadores luminosos do Honda SENSING Elite e o painel de instrumentos LCD de 12.3". O equipamento foi desenvolvido para assegurar uma compreensão intuitiva do estado das operações, situação corrente e qualquer pedido de transferência de controlo para o condutor.




Fonte: Honda

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