Honda lança condução autónoma nível 3 com novo Honda SENSING Elite
A partir de amanhã, a Honda iniciará a venda no Japão, em formato leasing, do Honda Legend EX equipado com o sistema Honda SENSING Elite.
O novo sistema é baseado no Honda SENSING que equipa de série a gama europeia da marca japonesa e permite a condução autónoma de nível 3.
Uma das tecnologias de ponta que caraterizam esta evolução do sistema é a
função "Traffic Jam Pilot", uma tecnologia avançada que permite uma condução
automatizada e condicionada numa área limitada. A Honda recebeu a designação
desta tecnologia e a respetiva
autorização
para a sua utilização pelo governo japonês em novembro do ano passado.
Apesar de existirem limites às capacidades de funções individuais como, por
exemplo, do reconhecimento e controlo, a tecnologia "Traffic Jam Pilot"
permite ao sistema, substituindo o condutor, conduzir sob certas condições,
tais como quando o veículo se encontra numa situação de trânsito congestionado
numa autoestrada ou via rápida.
Para controlar o veículo, o sistema determina a posição do veículo e as
condições da estrada usando dados de mapas 3D de alta definição e do sistema
de navegação por satélite global (GNSS), detetando a envolvente do veículo a
360º usando uma série de sensores externos. Ao mesmo tempo, o sistema segue as
condições do condutor usando uma câmara montada no interior do veículo.
Com
base nesta ampla base de informações, a unidade de controlo do motor (ECU)
realiza as devidas predições, reconhecimentos e decisões, aplicando um
controlo de alto nível à aceleração, travagem e direção, assistindo o condutor
a obter uma condução suave.
Do Honda SENSING Elite fazem parte funções como "Mãos livres" com Condução em
Faixa Adaptativa, Assistência Ativa de Mudança de Faixa e Mudança de Faixa
Ativa, "Traffic Jam Pilot" com Assistência a Travagem de Emergência, e
"Interface Homem-Máquina" (HMI).
Partindo de uma posição de alta prioridade na segurança e fiabilidade, o desenvolvimento do Honda SENSING Elite empregou simulações com um total de aproximadamente 10 milhões de padrões de possíveis situações de vida real, em conjunto com uma série de testes de demonstração conduzidos em veículos de testes em vias rápidas num total de aproximadamente 1,3 milhões de quilómetros. Além disto, o sistema foi desenhado de forma redundante para garantir a segurança e fiabilidade no evento de surgir algum problema com algum dos dispositivos.
O equipamento exterior foi desenhado exclusivamente para o novo Legend,
incluindo iluminação azul acessória, jantes de alumínio exclusivas e vários
sensores embutidos de forma a ficarem mais discretos no sedan de gama
alta. Na traseira foi colocado o símbolo obrigatório identificativo da
condução autónoma de nível 3.
No interior destaca-se o equipamento exclusivo deste modelo que incluí os
indicadores luminosos do Honda SENSING Elite e o painel de instrumentos LCD de
12.3". O equipamento foi desenvolvido para assegurar uma compreensão intuitiva
do estado das operações, situação corrente e qualquer pedido de transferência
de controlo para o condutor.
Fonte: Honda