13.11.20

Honda é primeira com autorização para produzir veículos autónomos nível 3

 

A Honda acaba de receber a aprovação necessária do Ministério do Território, Infraestruturas, Transportes e Turismo (MLIT) japonês para equipar veículos de produção com o sistema de condução autónoma de nível 3, "Traffic Jam Pilot", tornando-se a primeira fabricante automóvel no mundo a produzir em massa e vender veículos com este nível de condução autónoma.

O primeiro modelo a ser equipado com o sistema e a circular em estradas públicas japonesas será o novo Honda Legend cujo lançamento está previsto para a Primavera de 2021.

Os sistemas de condução autónoma de nível 3 tomam controlo do carro dependendo do tipo de via (auto-estradas ou vias rápidas, por exemplo), clima (céu limpo, por exemplo), velocidade a que o veículo se encontra, entre outras, e variam consoante o desempenho do sistema, requerendo a atenção do condutor apenas em algumas situações.

Quando ativado pelo condutor, o sistema "Traffic Jam Pilot" monitoriza as condições do tráfego e toma o controlo da viatura se determinar que é seguro fazê-lo. Com um limite máximo de 50 km/h para poder ser ativado, permite ao carro seguir o veículo que se encontra na sua frente e manter-se na sua faixa de rodagem sem qualquer intervenção do condutor. É exigido ao sistema que monitorize tanto o estado do condutor como as condições da via de forma contínua, sendo que, quando este determina a impossibilidade de continuar a operar de forma segura, um aviso é emitido e o condutor tem de assumir o controlo imediatamente, caso não o faça, o sistema procede à paragem do veículo de forma segura.

Em termos de segurança implementada no próprio sistema, é exigido medidas contra acessos não autorizados de ataques informáticos e que este grave toda a sua operação de forma automática (durante até 6 meses ou 2500 vezes).

Todos os veículos equipados com sistemas de condução autónoma Nível 3 terão de ter na traseira um autocolante identificativo fornecido pelo MLIT.

A tecnologia Nível 3 complementa os já avançados Níveis 1 e 2, e o pacote de sistemas de segurança ativa e passiva Honda SENSING presente em todos os modelos da marca, permitindo ainda que a Honda alterne gradualmente entre a condução manual e autónoma para criar uma experiência de condução confortável e natural, ao mesmo tempo que garante a segurança dos ocupantes.

A designação Nível 3 no Japão segue o recente reconhecimento europeu da dedicação da Honda em fornecer segurança líder na classe. Exemplo disso é o novo Jazz e: HEV, que foi premiado com a classificação máxima de cinco estrelas pela Euro NCAP nos últimos resultados de segurança anunciados ontem. Foi um dos primeiros carros convencionais a passar pelo novo regime de testes que introduziu uma série de avaliações rigorosas. O modelo alcançou a classificação máxima graças à estrutura avançada da carroçaria (ACE) da Honda, airbag central dianteiro e um sistema de airbag do banco traseiro para proteger os ocupantes dos impactos contra a porta e o pilar C.

 

Fonte: Honda

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