22.4.21

Novo Honda HR-V com tecnologia híbrida e:HEV e plataforma melhorada


A Honda prepara-se para apresentar à Europa a terceira geração do HR-V. A apresentação será realizada hoje pelas 19h (hora de Portugal Continental) nas redes sociais da Honda UK e contará com a participação dos pilotos da F1 da Honda e do piloto português Tiago Monteiro.

O novo Honda HR-V e:HEV integra a tecnologia avançada híbrida de dois motores da marca, proporcionando uma combinação de desempenho ágil e eficiente. O SUV compacto junta-se, pela primeira vez, aos modelos e:HEV da Honda, representando mais um passo no compromisso da marca nipónica em eletrificar todos os seus modelos convencionais na Europa até 2022.

Concebido para corresponder às necessidades dos consumidores modernos, o novo HR-V alcança um equilíbrio de um design SUV premium e espaço excecional com dimensões compactas e facilidade de acesso para os passageiros. Tudo isto é possível através do princípio 'Man-Maximum, Machine-Minimum' (M/M), centrado na convicção de que o propósito da tecnologia e do design é servir as necessidades do condutor e passageiros.

Design exterior e plataforma

Definido pelos mesmos conceitos-chave de design de funcionalidade e aparência, o formato compacto coupé é familiar e apelativo, com uma postura SUV robusta e agradável. A elegante silhueta é alcançada pelo aumento da visibilidade para a estrada em 10 mm e redução da altura do tejadilho em 20 mm, comparativamente ao modelo anterior. Ao aumentar o tamanho das jantes em liga leve para 18" (de série), é reforçada a robusta postura SUV e proporcionada uma aparência consistente, desejada pelos consumidores modernos.

Os grupos óticos, a grelha central na cor da carroçaria e a grelha inferior integram-se com a dianteira do veículo, proporcionando uma aparência mais esculpida e uma expressão elegante e arrojada.
As laterais do veículo apresentam uma estética contemporânea com uma linha robusta que percorre a carroçaria desde os grupos óticos dianteiros até aos traseiros, gerando uma sensação de movimento. A secção dianteira saliente e o pilar A recuado criam um capô premium prolongado, movendo o habitáculo visualmente para trás de forma a acentuar as proporções coupé elegantes. A combinação entre conveniência e estética é evidente no design simples e elegante da porta da bagageira, que cuidadosamente integra o puxador da porta.


Aperfeiçoamentos na aerodinâmica foram alcançados sem a necessidade de detalhes de design adicionais. O conjunto da cortina de ar espaçada no pára-choques dianteiro, saias laterais traseiras, spoiler lateral traseiro e do formato elegante dos grupos óticos traseiros, ajudam a reduzir a turbulência. O resultado é uma maior estabilidade e uma melhor eficiência de combustível a alta velocidade, sem comprometer o design.

Apesar das dimensões do veículo serem muito semelhantes ao modelo anterior, o novo HR-V Hybrid oferece mais espaço para as pernas e ombros, para uma maior sensação de amplitude e conforto. Além dos 35 mm adicionais de espaço para as pernas, agora a nova geração conta com uma inclinação dos assentos de dois graus, graças à disposição central do tanque de combustível e à disposição inteligente dos componentes híbridos. A configuração da plataforma permitiu, também, que a Honda integrasse os famosos "Bancos Mágicos" que oferecem uma grande flexibilidade, dependendo do espaço necessário.

Estes, em conjunto com o armazenamento inteligente, a reduzida distância ao solo, o espaço plano e a abertura da bagageira, permitiram que a linha do tejadilho inspirada no formato coupé não comprometesse o fácil carregamento de uma variedade de bagagens e outros equipamentos relacionados com o quotidiano. Por exemplo, duas bicicletas de montanha para adultos (sem as rodas dianteiras) podem ser armazenadas facilmente.


Design interior e habitabilidade

No interior, o habitáculo do novo Honda HR-V foi desenhado com foco no espaço e luminosidade, cada elemento de design é dedicado para alcançar uma sensação de espaço e arejamento generosos que conectam os passageiros com o mundo exterior, através de níveis de conforto e versatilidade únicos no segmento SUV compacto. Materiais contemporâneos e com textura criam uma sensação premium, com a qualidade de materiais suaves ao toque.

A sensação de arejamento é amplificada pelo Sistema de Difusor de Ar, onde saídas de ar em forma de "L" estão posicionadas nos cantos superiores do tablier. Este sistema faz face à ventilação tradicional, onde habitualmente os passageiros sentem-se desconfortáveis com o ar projetado diretamente sobre os mesmos. Este novo sistema direciona, subtilmente, o ar ao longo das janelas dianteiras, criando uma cortina de ar pela lateral e por cima dos passageiros. O efeito da nova ventilação não tem impacto direto nos passageiros, no entanto, cria um ambiente confortável para todos.

A conexão com o mundo exterior começa com o excelente campo de visão, que sofreu algumas melhorias. Uma nova posição de condução, 10 mm mais alta que no modelo anterior, janelas desenhadas para absorver o máximo de luz possível, apoiadas por um painel de instrumentos horizontal e um capô plano. Ainda, os espelhos retrovisores possuem um posicionamento mais baixo, melhorando a visibilidade em curva.


Os assentos dianteiros de nova geração da Honda, agora com uma nova estrutura de suporte, substituem os bancos do modelo anterior, ajudando a prevenir a fadiga em viagens longas e aumentam o conforto no quotidiano. Para um conforto adicional durante a condução, os controlos interiores estão posicionados o mais próximo possível do campo de visão do condutor. A disposição simples e intuitiva, aumenta a sensação de espaço, com os controlos do áudio e ventilação facilmente percetíveis, permitindo uma operação segura e intuitiva dos mesmos.

O armazenamento interior do novo HR-V Hybrid foi também otimizado pela consola central situada no centro do habitáculo e por um compartimento dianteiro para pequenos objetos com entradas de carregamento USB, quer na primeira como na segunda fila, para além de uma base de carregamento sem fios. O sistema de som premium e luzes do habitáculo ativadas por toque, reforçam a sensação de um interior premium e um ambiente confortável.

A conveniência foi melhorada com o Fecho elétrico da bagageira (sem chave), com melhor funcionalidade que outros sistemas semelhantes. A função chave inteligente deteta quando a chave se distancia do veículo, começando a fechar a porta da bagageira de forma automática.


Motorização

A tecnologia híbrida e:HEV da Honda proporciona uma experiência de condução suave e divertida, com um desempenho eficaz e uma eficiência de combustível impressionante. Esta tecnologia integra dois compactos motores elétricos, conectados a um motor a combustão i-VTEC de 1.5 litros, com uma potência máxima do motor a propulsão de 78 kW (106 cv).

O sistema e:HEV inclui 3 modos de condução, automaticamente selecionados dependendo das necessidades de condução. Para uma máxima eficiência, o veículo inicia a condução em modo elétrico, mudando gradualmente para o modo híbrido quando o motor está sobre a pressão de um binário alto, com recurso ao motor a combustão em condução a velocidades altas e constantes.
As dinâmicas de condução são aprimoradas através da performance dos vários modos de condução – Sport, Normal e Econ, enquanto que o modo de condução B adicional pode ser selecionado através da caixa de velocidades, para uma travagem regenerativa forte e uma experiência mais semelhante à de um veículo elétrico. O nível de regeneração de energia e o efeito da força da desaceleração, pode ser ajustado para corresponder às preferências do condutor ao utilizar o Seletor de Desaceleração situado na parte traseira do volante, de forma a proporcionar uma variedade de experiências de condução.

Conectividade

A nova geração do HR-V proporciona uma conectividade interior avançada que permite aos utilizadores conectarem-se com a sua vida quotidiana com facilidade. O ecrã digital intuitivo de 9” está desenhado para minimizar a distração do condutor, através de um menu simples e totalmente personalizável, permitindo um acesso fácil a funções e controlos de conveniência. A utilização HMI foi significativamente aperfeiçoada, em comparação com os sistemas HMI do modelo anterior, tornando-se mais rápido e fácil de alternar entre aplicações e proporcionando uma resposta mais rápida. O condutor pode também selecionar a quantidade de informação do sistema de assistência ao condutor que é exibida no cluster digital de TFT e:HEV de 7”, reduzindo ainda mais a distração durante a condução.

O sistema, com navegação semelhante à dos smartphones e atualizações de software, permite também espelhar o ecrã do telemóvel através do Apple CarPlay (via Bluetooh, Wi-Fi ou cabo) e Android Auto (cabo).


Segurança

O novo Honda HR-V Hybrid está equipado, pela primeira vez, com o sistema de segurança Honda SENSING e integra uma gama abrangente de tecnologias de segurança avançadas líderes de segmento e de assistência ao condutor.
O Honda SENSING recebeu uma atualização para esta nova geração do SUV, incluindo a aplicação de uma nova câmara dianteira monocular mais ampla e de maior definição e o processamento de imagem a altas velocidades, uma melhor combinação que a anterior, com a câmara e o sensor. Inclui, também, uma melhoria na utilização à noite do Sistema de Deteção de Peões com função de travagem atenuante de colisão, que agora deteta a aproximação de veículos, incluindo ciclistas e motociclos, aplicando os travões se necessário.

A nova tecnologia Cruise Control Adaptativo (ACC) aumenta a segurança durante a mudança de faixa. O raio de viragem e a força G é agora avaliada em conjunto com as imagens da câmara, de forma a acelerar o veículo durante as manobras, proporcionando uma transição mais segura e suave. O ACC integra, também, uma função de seguimento de baixa velocidade e controlo de travagem, para manter a velocidade selecionada durante uma descida.

A Informação do Ângulo Morto passou a estar disponível no novo HR-V Hybrid. Este equipamento utiliza tecnologia de radar para detetar, automaticamente, veículos no ângulo morto do condutor, alertando-o através de um sinal visual no retrovisor lateral. A distância de deteção foi aprimorada dos 3 metros aos 25 metros para aumentar a confiança do condutor.
O Monitor de Trânsito Lateral foi também reforçado. Este equipamento utiliza os sensores laterais traseiros para alertar, áudio ou visualmente, o condutor da aproximação de veículos ao realizar a manobra de marcha-atrás.

O Sistema de Assistência em Descida Íngreme, disponível pela primeira vez na Europa no Honda HR-V, funciona a partir de uma velocidade mínima de apenas 3 km/h. Esta tecnologia permite um melhor controlo em superfícies de baixa aderência e descidas íngremes para aumentar a confiança na condução numa variedade de condições – desde a condução em pisos escorregadios ou cobertos de neve.

O novo Honda HR-V Hybrid chega à Europa no final de 2021.




Fonte: Honda

Back To Top