24.4.21

Futuro global: Honda planeia eletrificação automóvel a 100% em 2040


Em conferência de imprensa realizada no Japão, o CEO global da Honda Motor Co., Ltd. revelou os planos da marca para esta década e para as próximas três.

De acordo com Toshihiro Mibe, a Honda irá continuar a focar-se em responder aos desafios nas áreas do ambiente e da segurança, assim como empregar esforços para liderar nos avanços em áreas da mobilidade, unidades de potência, energia e robótica, enquanto solidifica as áreas negócio existentes.

Nos planos da empresa está também o ambicioso objetivo de, no espaço de 30 anos, no campo da segurança, atingir zero fatalidades em colisões envolvendo veículos Honda.

Igualmente até 2050, como parte das iniciativas ambientais, a companhia planeia atingir a neutralidade carbónica em todos os seus produtos e atividades. Ao mesmo tempo, empenhar-se-á para que também o ciclo de vida dos seus produtos e atividades corporativas tenham um impacto ambiental nulo, focando-se em três objetivos: neutralidade carbónica, energia limpa e circulação de recursos.


Para além da eletrificação da sua gama de motociclos e automóveis, a Honda pretende expandir a eletrificação a outros produtos através da sua bateria permutável Mobile Power Pack, "expandir a utilização de energias renováveis por meio de operações de energia inteligente vinculadas às infraestruturas", promover a utilização do hidrogénio e de uma larga variedade de fontes de energia, incluindo combustíveis neutros em carbono. A utilização desta "via de múltiplas energias" será particularmente eficaz em áreas onde a eletrificação é de difícil implementação, como a aeronáutica.

Os planos da Honda incluem também a pesquisa na área da reciclagem e reutilização de baterias e materiais, pretendendo desenvolver produtos fabricados com materiais 100% sustentáveis.

Para tudo isto contribuirá o conceito "Honda eMaaS" assente  na conexão de produtos de mobilidade eletrificados e serviços de energia. Este conceito será desenvolvido com base na expansão da utilização dos Mobile Power Packs, da utilização de baterias de alta capacidade nos veículos eletrificados e na aplicação e implementação de sistemas de células de combustíveis.


Eletrificação automóvel

No campo do sector automóvel, a fabricante planeia aumentar o rácio de veículos EV (veículos elétricos a bateria) e FCVs (veículos a células de combustível) nas vendas unitárias gerais em todos os principais mercados de eletrificação em 40% até 2030, 80% até 2035 e 100% (globalmente) em 2040.

Neste crescimento percentual estão incluídos os mercados norte americano e chinês. Sendo que na América do Norte, com a aliança celebrada com a GM e uso das suas baterias Ultium, está previsto o lançamento de 2 modelos EV de grandes dimensões até 2023, um sob a marca Honda e outro sob a marca Acura. A partir da segunda metade da presente década, irão ser lançados também uma série de novos modelos EV com a nova plataforma e:Architecture, chegando primeiramente ao mercado norte americano e posteriormente a outras regiões do mundo.
Na China, tal como já foi anunciado previamente no Salão de Xangai, a fabricante irá introduzir 10 modelos EV durante os próximos cinco anos, sendo que o primeiro chegará na Primavera de 2022 e será baseado no protótipo Honda SUV e:prototype apresentado no certame chinês.

No Japão, a Honda planeia um rácio de vendas unitárias de EV/FCV de 20% até 2030, 80% até 2035 e 100% até 2040. Contudo, incluindo os veículos híbridos, a marca pretende atingir a eletrificação total das suas vendas automóveis no país já em 2030. Nos planos está também o lançamento do primeiro K-car EV, previsto para 2024. Na área dos serviços de mobilidade (MaaS), em meados de 2022, será lançado o Cruise Origin, um veículo autónomo sob a marca Honda em desenvolvimento com a GM e a Cruise.

De forma a assegurar uma alta competitividade dos seus futuros EVs, as baterias totalmente em estado sólido serão para a Honda a próxima geração de baterias para os seus modelos lançados a partir da segunda metade da atual década. Pesquisas estão a decorrer de forma a conseguir alta capacidade e baixo custo.


Eletrificação de motociclos

Neste sector, a Honda pretende tomar uma aproximação que incluirá, entre outras estratégias, a eletrificação mas também a melhoria da eficiência de consumos dos motores a gasolina e a utilização de biocombustíveis.

Para a fabricante, o sucesso da eletrificação no sector das "duas rodas" está em pensar na bateria (o fator mais dispendioso) e no motociclo de forma separada. Em países mais desenvolvidos onde a eletrificação tem uma forte procura, a utilização do Mobile Power Pack será o objetivo. Para isto, a intenção é criar uma larga rede de estações de mudança de baterias para utilizadores particulares e também tornar as baterias compatíveis com motociclos EV de outras marcas. Isto será atingindo através do consórcio já estabelecido com outras fabricantes OEM no Japão e na Europa para o desenvolvimento de padrões tecnológicos.

Na área dos motociclos, embora não tenha referido em que mercados, o CEO avançou ainda que serão lançados três novos modelos EV para uso pessoal nas gamas abaixo dos 50cc e abaixo dos 125cc até 2024.

 

Segurança

No campo da segurança, a Honda fará todos os esforços para que, até 2050, sejam verificadas globalmente zero fatalidades em colisões de trânsito envolvendo veículos Honda, sendo que o maior desafio será eliminar as fatalidades envolvendo motociclos, principalmente em países emergentes.
Dado que a maioria dos acidentes com motociclos envolvem automóveis, a fabricante japonesa estabeleceu como meta o ano de 2030 para que todos os seus novos modelos automóveis lançados em países desenvolvidos sejam equipados com o sistema de assistência ao condutor ADAS omnidirecional. Este sistema será progressivamente melhorado graças ao conhecimento e dados recolhidos no desenvolvimento que a Honda tem realizado com a tecnologia de condução autónoma de Nível 3.


Preparativos para o futuro

Finalizando, Toshihiro Mibe, desvendou ainda que a empresa está ativamente a "trabalhar em tecnologias que irão expandir a mobilidade para a 3ª e 4ª dimensões, para os céus, os oceanos, para o espaço e para a área da robótica", dando a entender que a marca planeia expandir a sua ação para além dos campos onde atualmente age. Ademais, a companhia iniciou o programa "New Business Creation" que possibilita aos seus associados exporem e verem as suas ideias tornar-se o ponto de começo de novos projetos.

"A Honda é uma companhia com um grupo de indivíduos que têm um forte desejo de serem originais. Valorizamos os sonhos das pessoas e continuamos a enfrentar desafios com metas ambiciosas. (...) A minha esperança é ouvir as pessoas a dizer, 'Estamos contentes pela existência da Honda' ou 'A Honda irá definitivamente fazê-lo'. A Honda quer continuar a ser a empresa que as pessoas querem que exista. É isto que queremos alcançar." - Toshihiro Mibe, presidente e diretor representativo da Honda Motor Co., Ltd.

 


Fonte: Honda

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