6.8.19

IndyCar: Honda correrá com tecnologia híbrida em 2022


Em seguimento e sintonia com o anúncio da Honda sobre a eletrificação híbrida de toda a sua gama automóvel nos próximos anos, à semelhança do que já acontece na F1, a INDYCAR comunicou recentemente a decisão de introduzir sistemas propulsores híbridos nos carros que irão participar na NTT IndyCar Series durante a temporada de 2022.

O sistema híbrido para a INDYCAR consistirá num conjunto composto por um motor multi-fase, inversor e dispositivo de armazenamento elétrico que irá criar recuperar energia do sistema de travagem do carro.  Irá funcionar em paralelo com os motores de combustão da Honda e Chevrolet, produzindo em conjunto mais de 900 cv de potência naquela que é uma das mais competições mais disputadas no mundo.

Ao contrário do sistema híbrido utilizado na F1, o qual é propriedade exclusiva da Honda, o sistema da INDYCAR, embora seja também de um único construtor, permitirá à Honda desenvolver meios de integrar o binário gerado pelo motor elétrico junto com o binário do motor convencional.

"As corridas sempre foram um laboratório para o desenvolvimento de novas tecnologias, e o pessoal da Honda e a sua direção permitirá a promoção de tecnologia essencial ao futuro do negócio automóvel através da competição. (...) Ao mesmo tempo, a resposta quase instantânea dada por um sistema híbrido irá melhorar a performance do veículo para os nossos pilotos de IndyCar e a qualidade do espetáculo para os nossos fãs", comentou Ted Klaus, presidente da Honda Performance Development.

Pela primeira vez, os carros de Indy deixarão de lado o sistema tradicional de arranque manual para passarem a ser ativados diretamente do cockpit pelo piloto. Esta capacidade permitirá também ao piloto reiniciar rapidamente o carro em casos de paragem do motor durante a corrida, favorecendo a segurança em circuito através da redução do tempo de imobilização do carro e da atuação da equipa de segurança em pista, bem como da quantidade de bandeiras de aviso que levam ao abrandamento do ritmo da corrida.

Integrado no sistema "push-to-pass", o conjunto híbrido permitirá ainda o aumento da potência deste sistema e, potencialmente, melhorar o ritmo e os tempos das corridas, bem como em momentos de ultrapassagem em circuitos urbanos e de estrada.
O sistema atual, limitado a 200 segundos por piloto nestes cenários, ganhará potência adicional por parte do sistema híbrido ajudando os carros a alcançar mais de 900 cv, meta de potência estabelecida pela INDYCAR.

O começo desta era híbrida na INDYCAR dá-se simultaneamente à chegada da próxima geração de chassis. As novas regras para os novos motores permanecerão em vigor por um prazo de 6 temporadas (de 2022 a 2027).


Fonte: Honda
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