1.8.19

5 curiosidades sobre a fábrica do Honda NSX


Desde o seu início, o Performance Manufacturing Center (PMC) em Marysville, Ohio, onde a segunda geração do Honda NSX é construída, foi concebido para inovar a produção de veículos especiais juntando a precisão oferecida por tecnologia avançada com a arte da perícia artesã humana.

Num novo vídeo, a Honda/Acura apresenta algumas das engenhosas abordagens realizadas no PMC e empregues no método de construção, sistema de pintura, processo de montagem e validação da qualidade do super desportivo híbrido.


De entre algumas das curiosidades reveladas no vídeo destacamos cinco:
  1. O PMC é a primeira fábrica no mundo a utilizar soldaduras com gás "árgon" realizadas totalmente por robôs MIG (Metal Inert Gas) na construção do chassis do NSX. Oito robôs aplicam 860 soldaduras no quadro de alumínio com a máxima precisão, com tolerâncias tão finas como um cabelo humano;
  2. Praticamente todos os parafusos do NSX são inicialmente apertados à mão para evitar apertos forçados que levem a defeitos nos parafusos, sendo depois ajustados a tolerâncias perfeitas com chaves "digitais" conectadas sem fios que validam e gravam para sempre todos os dados dos apertos como parte dos dados de montagem de cada veículo;
  3. Cada motor do NSX é totalmente montado manualmente por um único montador chefe numa instalação de produção desenhada à medida e situada na fábrica de motores em Anna, Ohio;
  4. Para além de produzir o chassis da versão de competição do NSX, o GT3 Evo, o PMC também realiza a reparação e a reconstrução das várias unidades de competição dos seus clientes. Por vezes, estas intervenções são efetuadas num período de apenas 2 a 3 dias. Mas não é apenas a versão de competição que é enviada para o PMC sempre que o desastre bate à porta, qualquer unidade da variante de estrada do NSX, que tenha sofrido um acidente nos EUA, tem como destino o centro de Marysville. Até à data, desde o lançamento do modelo em 2016, o PMC recebeu 15 unidades para reparações. Nos restantes países, os NSX que necessitem de intervenção são enviados para os centros autorizados e certificados localizados em vários pontos do mundo, a título de exemplo (segundo fonte interna), em Portugal são enviados para França;
  5. Desde julho deste ano, o PMC passou a produzir outro modelo Acura além do NSX. Partilhando a mesma equipa que monta o desportivo, a edição especial PMC do Acura TLX é também aqui montada manualmente e meticulosamente acabada. Apenas 360 unidades do TLX PMC Edition serão produzidas.
Veja o vídeo para saber mais.





Fonte: Honda/Acura
Back To Top