Novo Honda Jazz ao jeito mini SUV?
Depois de ter sido apanhada em testes totalmente camuflada no início do ano, a nova geração do Honda Jazz foi agora imaginada pela mente do designer Avarvarii, conhecido pelas suas realistas projeções.
Durante os primeiros meses do ano foram vistas duas unidades em testes, uma com o formato tradicional do Jazz e outra com um aspeto mais "aventureiro" exibindo uma altura ao solo ligeiramente mais elevada do que a primeira unidade e barras no tejadilho.
O designer pegou nesta última versão para dar "vida" à quarta geração do citadino, dando-lhe uma aparência que nos remete para o Jazz X-Road.
Na frente sobressaem os faróis com um novo desenho e de maior tamanho, semelhantes aos da primeira geração, uma grelha mais destacada, com a mesma "linguagem" visual que a usada pela quarta geração do CR-V, e um pára-choques que, apesar de manter praticamente o mesmo desenho, apresentar-se-á com vincos e linhas mais marcadas. A delinear a linha do tejadilho encontram-se as estreantes barras e, inferiormente, o novo Jazz, pelos olhos de Avarvarii, será também totalmente delineado por frisos em plástico pretos, incluindo as cavas das rodas.
Na traseira, destaca-se a mudança do desenho dos farolins, abandonando o posicionamento vertical para receber um desenho mais aproximado à da atual geração do CR-V e uma disposição horizontal. O pára-choques passa a apresentar um aspeto mais robusto e a remeter para um uso fora-de-estrada com um acabamento que nos parece fazer a continuação do plástico preto dos frisos laterais.
No interior, são esperados melhoramentos ao nível de equipamento, design e versatilidade do espaço.
A nova geração do Jazz assentará numa nova plataforma e, de acordo com relatos anteriores, equipado com novos sistemas
propulsores. As expectativas são de que venha equipado com o motor a
gasolina de 1.0 litros turbo de 3 cilindros. Já confirmada oficialmente, a versão
híbrida irá incluir o novo sistema de 2 motores idêntico ao do CR-V Hybrid, mas adaptado a um bloco menor, provavelmente o 1.5 litros i-VTEC, tal como acontece com o novo Insight vendido nos EUA.
Por confirmar está a versão 100% elétrica, cujos rumores indicam o possível lançamento para o próximo ano com uma autonomia de cerca de 300 km.