17.6.16

HR-V é o melhor para o caravanismo

Chega o bom tempo e começam as férias, as atividades ao ar livre e meio mundo a circular pelas estradas fora.

Para uma grande percentagem dos ingleses, a estação do verão é significado de campismo e caravanismo, o que significa andar com atrelados agarrados aos carros.
Por isso, para uma nação de campistas e caravanistas, a escolha do veículo ideal para rebocar é uma prioridade, sendo que no topo das preferências está a gama dos SUV. Muitos chegam mesmo a condicionar a escolha do novo ou usado automóvel com este objetivo.

Assim, todos os anos são realizados os Tow Car Awards (Prémios Carro Rebocador) e este ano não foi diferente.
Os 41 automóveis que participaram na 10ª sessão dos Prémios Tow Car foram escolhidos por um grupo de peritos de sites e revistas automóvel e caravanismo, tais como a What Car?, Pratical Caravan e The Camping and Caravanning Club.
Os Prémios anuais Tow Car foram criados em 2006 e desde então 440 veículos foram testados.

O grande vencedor deste ano foi o novo Honda HR-V 1.6 i-DTEC. A versão diesel de transmissão manual foi considerada pelos ingleses como o melhor veículo da classe "até 1400 kg" para rebocar uma caravana.
Com uma tara de 1399 kg, o 1.6 i-DTEC pode rebocar um máximo de 1400 kg e um limite no "nariz" do atrelado (bola de reboque) de 70 kg.
Quanto a comportamento do HR-V, o júri destacou o seu desempenho e estabilidade aquando do reboque de uma caravana. A velocidades de 112 km/h, a caravana apenas se moveu ligeiramente quando afetada por ventos contrários. Nada que comprometesse a segurança tanto do veículo como dos passageiros.
O "travão de mão" eletrónico aguentou o carro e a caravana numa inclinação de 1:6, e quando libertado fê-lo suavemente.

David Motton, editor da revista Practical Caravan, concluiu que: "Ao rebocar a uma velocidade constante de 96,5 km/h, o HR-V mostra-se tão confortável e estável como seria desejável. Para além disso, comportou-se bastante bem no nosso agressivo teste de mudança de faixa. Continuámos a aumentar a velocidade durante o teste e o Honda continuou a manter a sua manobrabilidade e a direcionalidade, tal como o condutor desejava. A potência e binários disponibilizados são suficientes para um respeitável desempenho quando reboca uma caravana, indo dos 48 aos 96,5 km/h em 16.8 segundos. É bastante impressionante para um carro deste preço. O veredito: excelente estabilidade e um habitáculo prático e engenhoso."

Originalmente lançado em 1999 e descontinuado em 2006, a 1ª geração do HR-V foi um pioneiro no segmento dos pequenos crossover/SUV.
A 2ª geração do popular modelo foi lançada no verão passado após um longo hiato e está a ser um verdadeiro sucesso mundial, com a rede de concessionários a ter uma grande dificuldade em satisfazer a procura.


Fonte: Honda e Tow Car Awards
Back To Top