19.1.18

O Honda S2000 como provavelmente nunca o viu

Um bom design é como um bom vinho, nunca passa de moda. Esta é uma das razões porque alguns carros se tornam verdadeiros clássicos e outros não.

Em 2019, irá fazer dez anos que a Honda descontinuou o icónico S2000, no entanto, quando nos deparamos com um exemplar bem cuidado o modelo parece tão atual como se o seu lançamento tivesse sido feito este ano.

Continuando com todo o seu apelo presente entre os entusiastas dos automóveis, o S2000 continua a ser o fruto proibido de muitos (muito por causa da sua valorização como usado) e o "playground" para a imaginação das empresas de acessórios aftermaket que produzem tudo o que poderá existir para a personalização do modelo.
Há quem diga que o modelo deverá manter-se 100% puro, tudo o que se lhe adicione só estragará o carro, os mais adeptos da personalização irão sempre encontrar alguma coisa, por mais discreta que seja, para dar um toque pessoal e tornar o seu carro único. Para o bem ou para o mal, existem acessórios para todos os gostos à espera de produzirem as mais variadas personalizações, algumas de gosto um pouco duvidoso, outras tão elaboradas que quase temos dificuldade em reconhecer o modelo.

Durante o último Salão de Tóquio, a japonesa Tamon Design apresentou o protótipo RC-S2K, uma proposta de personalização para o roadster da Honda que não deixou ninguém indiferente.
Trata-se de uma alteração com material de marcas tão conhecidas como Rays, Recaro ou Teijin e um kit de carroçaria completo da Tamon Design que deixou o S2000 quase irreconhecível.

Vestido de um amarelo dourado, o S2000 mais parece ter sido tele-transportado de um futuro onde os carros voam. A carroçaria de linhas limpas e vincos alisados dão-lhe um visual estranhamente elegante para um alteração tão profunda e radical como esta, e mesmo os elementos mais agressivos parecem conviver em harmonia com tudo o resto.
À primeira vista o desenho adotado para o pára-choques dá ao conjunto frontal qualquer coisa que nos relembra o Tesla Roadster. Painéis de alargamento na área das rodas destacam-se da carroçaria atuando como lâminas aerodinâmicas e a opção de tapar por completo as rodas traseiras dá ao carro o visual de uma nave futurista. Os faróis e farolins LED elegantemente desenhados completam o pacote e aumentam ainda mais o lado cinematográfico do carro, fazendo-nos lembrar de filmes como "Tron", "Relatório Minoritário" ou "Eu, Robot".
Depois temos elementos mais "terra-a-terra" como o splitter frontal em carbono, o capô ventilado, os extratores de ar nas cavas das rodas, as jantes de 19" Azure 57ANA Gram Lights da Rays e o difusor traseiro em carbono a incorporar as duas massivas mas bem dimensionadas ponteiras de escape.

Goste-se ou não, há que admitir que se trata de uma modificação diferente do habitual e é bom ver que, apesar dos seus quase 20 anos, o Honda S2000 continua tão vivo para as empresas do sector automóvel como um modelo acabado de ser lançado.



Fotos: @ysm22c
Back To Top