Honda e grupo Alibaba estabelecem parceria para conectividade automóvel
A Honda associou-se à gigante chinesa Alibaba, através de uma das suas subsidiárias, a AutoNavi, para o desenvolvimento de serviços de conveniência para carros conectados.
A empresa de navegação e de serviços de localização chinesa irá colaborar com a Honda na criação de métodos que permitam aos utilizadores de carros conectados efetuarem reservas e pagamentos diretamente através dos mapas e da plataforma Alipay, o método de pagamento mais usado na China e que detém um número de utilizadores que ultrapassa os 500 milhões.
Fundada em 2001, a AutoNavi foi adquirida pelo grupo de tecnologia, retalho e comércio online Alibaba em 2015, e embora sejam parceiras desde então nos mais variados sistemas de navegação automóvel, com este alargamento na sua colaboração, a Honda e a AutoNavi pretendem agora aproveitar o conjunto de serviços detidos pela Alibaba.
A data de disponibilização do serviço e quais os modelos contemplados serão anunciados brevemente.
As empresas chinesas ligadas às tecnologias de informação e internet têm vindo a ser alvo de interesse por parte das construtoras automóveis que vêem nos seus avanços tecnológicos uma mais valia para acelerar o desenvolvimento dos equipamentos disponibilizados nos seus carros, bem como uma forma de entrada no maior mercado mundial de automóveis.
Apesar de ter declarado que se manterá independente mas de braços abertos a parcerias com empresas de todo o mundo que possam potenciar o valor dos seus produtos, a Honda vê na China uma boa fonte de recursos tecnológicos. Exemplo disso é a colaboração com a empresa de tecnologias de informação Neusoft na área de gestão de baterias, da "cloud" de dados de veículos e conectividade para o desenvolvimento de um veículo elétrico que deverá ser apresentado em 2018.
Fonte: Nikkei