Honda pesquisa baterias de estado sólido para elétricos
À medida que as normas referentes às emissões globais de CO2 se tornam cada vez mais apertadas, os construtores automóveis veem-se forçados a encontrar soluções que ofereçam o mesmo ou melhor desempenho que o dos tradicionais combustíveis fósseis. Essas soluções tem vindo a ser encontradas na eletrificação dos veículos, com maior preponderância para os plug-in e elétricos puros (EV) dada a facilidade da transição e maior disponibilidade de acesso a uma rede de carregadores.
Com esta pressão, os construtores automóveis começam agora a focar-se mais seriamente no desenvolvimento dos EVs e das respetivas baterias, cuja capacidade/eficiência terá de ser cada vez melhor para disponibilizar autonomias cada vez maiores e tempos de carregamento mais rápidos, tudo isto tendo em mente a redução de custos de produção das baterias.
De acordo com o reportado pela Kyodo News, a Honda está a considerar desenvolver uma nova geração de baterias de estado 100% sólido como forma de alimentação mais potente e eficiente dos seus futuros EVs.
À agência noticiosa japonesa, o porta voz da Honda, Teruhiko Tatebe, confirmou o interesse e a decorrente pesquisa neste tipo de baterias, vendo-as como um produto chave para a alimentação dos carros elétricos: "Temos estado a pesquisar baterias de estado totalmente sólido. (...) Este tipo de baterias têm um grande potencial".
Embora não descartando a possibilidade de se associarem a outra marca para a produção destas baterias, em resposta a um anterior relato de que a Nissan também estará com investigação idêntica, Tatebe esclarece que a Honda está a trabalhar sozinha: "De momento não estamos a desenvolve-las com outro fabricante automóvel".
As baterias de estado sólido são consideradas mais seguras do que as baterias de lítio, para além de terem uma maior capacidade, um menor risco de vazamento e um carregamento mais rápido do que as de lítio, permitindo ao proprietário uma maior flexibilidade de uso através de uma maior autonomia.
Em novembro, a Honda anunciou que pretende assegurar, dentro de 4 anos, um tempo de carregamento de 15 minutos para uma autonomia de 240 km em todas as baterias dos seus EVs. Estando a pesquisa ainda numa fase embrionária, não foi revelado se as baterias de estado sólido irão desempenhar um papel para a obtenção deste resultado.
Fonte: Kyodo News