26.12.17

Honda NSX e S2000 da Spoon vão a leilão

Um tem quase 11 anos e o outro quase 5, mas neste caso a idade pouco importa pois ambos são dois dos modelos Honda mais desejados entre os amantes de automóveis e, como se isto não bastasse, foram modificados pela célebre preparadora Spoon, o que faz de ambos espécimes raríssimos no mundo.

Tanto o NSX-R GT de 2007 como o S2000 ST-4 de 2013 envergam a farda tradicional amarela e azul da preparadora especializada na marca Honda e, como não podia deixar de ser, uma série de modificações relacionadas com o melhoramento da performance de cada um deles.

Ambos os veículos vão ser leiloados pela japonesa BH Auction, a 12 de janeiro de 2018 no decorrer do Tóquio Auto Salon. A leiloeira estima que o NSX-R GT de chassis n.º NA2-8000095 seja arrematado por um valor entre os 13.500.000 e os 18.500.000 de ienes (100.535 e os 137.763 euros), e o S2000 ST-4 de chassis n.º AP1-3002095 entre os 5.800.000 e os 9.000.000 de ienes (43.190 e os 67.013 euros).


O NSX Type R GT surge em 2005 da homologação do modelo de competição de Super GT e pode ser considerado tão raro como um trevo de quatro folhas, dado que apenas foram produzidas 5 unidades. Para cada uma, na altura, a Honda pedia o impressionante valor de 50.000.000 de ienes (atualmente cerca de 372.250 € em conversão direta).
A Spoon correu com o NSX-R GT na competição Macau Road Sports Challenge (MRSC), inicialmente com o mesmo motor C32B de 3.2 litros da versão Type R standard mas afinado especificamente para a competição. Posteriormente, a preparadora substituiu o C32B por uma versão modificada do motor C30A 3.0 V6 com um débito de potência de 550 cv, equipando o carro com um turbo, fortalecendo os pistões e as bielas, baixando a taxa de compressão e aumentando a pressão do turbo. Por razões desconhecidas, esta última versão nunca chegou a competir no MRSC.
De acordo com a leiloeira, o carro tem vindo a ser mantido com o devido cuidado e encontra-se em condições de competir.


O S2000 é um carro que não precisa de apresentações. O seu lançamento ocorreu em 1999, em celebração do 50º aniversário da Honda, com o código de AP1 e equipado com o motor F20C de 2.0 litros, 250 cv e transmissão manual de 6 velocidades, tendo posteriormente adotado o código AP2 em 2005 com a alteração do motor para o F22C de 2.2 litros.
O S2000 AP1 da Spoon que se encontra agora à procura de um novo dono competiu durante 3 temporadas da Super Endurance Race na classe ST-4, de 2014 a 2016. Apesar do motor permanecer o mesmo que o da versão standard (para cumprimento das normas JAF N1), a Spoon optou por uma ECU da MoTec que juntamente com cada componente foram meticulosamente calibrados para obter a melhor performance e dinâmica.
A BH Auction destaca ainda que, apesar de toda a preparação efetuada pela Spoon, a manutenção deste S2000 ST-4 é idêntica à de um carro normal.


Juntamente com estas duas raridades, irá também ser leiloado o exemplar de um Honda S800 coupé de 1968 com o chassis n.º AS800C-1000243. Para este, o valor de arrematação está estimado entre os 5.000.000 e os 8.000.000 de ienes (37.236 e os 59.574 euros).



Fonte: BH Auction
Back To Top