Honda CB1000R - toda a informação
Com um design completamente renovado, a Honda CB1000R foi concebida para ser um
modelo que oferece ao seu proprietário simultaneamente uma condução entusiasmante e uma sensação inata de orgulho. Seja como for que se
olhe para ela – estética, emoções, performances ou tecnologias – a nova
CB1000R é uma moto que não é fácil de ignorar.
O modelo de 2018 destaca-se das demais afastando-se da fórmula dos
modelos naked de grande cilindrada, derivados das super-desportivas de
série, criando uma moto que funde a funcionalidade entusiasmante com
formas radicalmente frescas e renovadas, num conjunto de elevada
elegância e valor estético, um super-modelo de duas rodas. Esta é uma
moto com aspeto, sentido e performances muito diferentes do resto.
Para criar esta nova identidade, os engenheiros da
Honda reavaliaram todo o conceito "Sport Naked-Streetfighter" subjacente à CB1000R atual, aumentaram as suas performances e
acrescentaram um toque de inesperado. Guiados por uma componente
minimalista "retro-industrial", os engenheiros despiram por completo o
modelo, retiraram-lhe a sua inspiração "RR" e substituíram tudo por uma
série de acabamentos texturizados em metal e deram-lhe um aspeto
ultra-minimalista, segundo o conceito "Neo Sports Café". O resultado é uma moto com uma identidade única, uma fusão dos temas Sport Naked e Café Racer minimalista.
Estilo e Ciclística
A CB1000R de 2018 toma uma direção nova, todos os detalhes da componente estética da CB1000R foram aperfeiçoados e
o design geral, o estilo e a postura potente deste modelo fundem um
aspeto retro e minimalista com um conjunto tecnológico poderoso formado
pelo motor e pelo chassis.
As suas proporções são agora muito mais compactas, numa silhueta
trapezoidal. A distância da ponta do farol redondo e elegante ao centro
do eixo dianteiro diminuiu 90 mm e a unidade formada pelo suporte da
chapa da matrícula e o guarda-lamas traseiro de montagem no braço
oscilante (uma novidade para a Honda) permite obter uma traseira em
alumínio extremamente curta e esculpida, que incorpora pegas para as
mãos do passageiro montadas de forma elegante e em posição rebaixada.
Os plásticos deram lugar ao metal, havendo apenas 6 componentes externos fabricados neste material, com o maior a
ser o guarda-lamas dianteiro elegante. Como contraste, inspirada na tradição café racer, sobressai a presença de
componentes de acabamento premium em metal, tais como o resguardo
do radiador e a tampa da caixa do filtro do ar em alumínio de
acabamento queimado, a maquinagem nos cárteres e na cabeça do motor, no
cubo da cremalheira traseira e ainda o acabamento lustroso do depósito
de combustível em aço e sem flanges de união.
O quadro em aço da CB1000R tem um novo design monobraço traseiro. Este
quadro usa pratos de pivot em alumínio de aperto separado – poupando 2,5
kg – para fixar o monobraço oscilante característico, 14,7 mm mais
curto (574,2 mm).
O ângulo da coluna da direção é de 25° e o eixo de arraste (trail) nos
100mm. A distância entre eixos é 10 mm mais comprida (1.455 mm), para um
peso a seco de 212 kg – 12 kg mais leve do que o modelo que agora
termina. A distribuição do peso é de 48,5/515,5 % (frente/trás). O facto
de o ponto central da cambota ser 5 mm mais alto ajuda à estabilidade
nas manobras onde é necessário inclinar a moto de um lado para o outro.
A posição de condução é descontraída e natural, graças aos punhos
cónicos em alumínio 12 mm mais afastados um do outro e em posição 13 mm
mais elevada do que no anterior design, em conjunto com mais 5 mm (830
mm) de altura do banco. O depósito de combustível de acabamento sem
flanges é largo mas muito recortado nas laterais, oferecendo muito
espaço para os joelhos.
A forquilha dianteira é uma unidade Showa SFF-BP de funções separadas e
pistões de grande diâmetro. Esta unidade tem o amortecimento numa das
colunas, o que permite reduzir o peso, mas manter toda a elasticidade,
conforto e controlo ao longo de uma vasta gama de condições. O
amortecedor traseiro Showa possui afinação da pré-carga da mola e do
amortecimento em compressão e em extensão.
À frente, a travagem está a cargo de duas pinças de travão de quatro
êmbolos e montagem radial e dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro
e atrás, um disco de 256 mm e uma pinça de dois êmbolos; a travagem é
complementada por um sistema ABS de 2 canais. A jante traseira de 6,0
polegadas monta um pneu traseiro de medidas 190/55 ZR17, em substituição
do pneu 180/55 ZR17. À frente, mantém-se o pneu 12/70/ ZR17.
Todas as luzes são de LEDs e o farol redondo e delgado (com o seu aro
pintado em tonalidade metalizada) usa um aro luminoso em formato de
ferradura e um padrão distinto de dois níveis de iluminação. O farolim
traseiro também é uma barra semicircular que acende sempre que se
aplicam os travões. O painel de instrumentos de formato em T – com
acabamento na mesma tonalidade metalizada que o aro do farol – está
montado por cima da mesa superior da direção, minimizando as dimensões
também graças à montagem do canhão da ignição à frente do depósito.
Também vai estar disponível uma versão denominada CB1000R+,
ainda com maior fator de atração. Esta versão está equipada com
sistema quickshifter de mudanças rápidas, punhos aquecidos e uma série
de acessórios premium que complementam o estilo da CB1000R: proteção
metálica para o painel de instrumentos, carenagem para o banco, painel
para o guarda-lamas dianteiro, guarda-lamas traseiro e grelha para o
radiador.
Motor
O motor tetracilíndrico de 998 cm³ da CB1000R de 2018 – que partilha a
sua arquitetura e disposição com o motor da CBR1000RR Fireblade – foi
redesenhado para oferecer um bom aumento de potência e de binário: 107
kW (145cv) às 10.500 rpm e 104 Nm às 8.250 rpm, em comparação com os 92
kW (125cv) às 10.000 rpm e 99 Nm às 7.750 rpm do modelo que agora
termina. O diâmetro e o curso mantêm-se nos 75 x 56,5 mm, mas a relação
de compressão subiu de 0,4 para 11,6:1; agora, os pistões são forjados
(em vez de fundidos), tal como na CBR1000RR SP.
O motor foi ainda adaptado e otimizado para disponibilizar um binário
forte, especialmente na faixa entre as 6 e as 8 mil rpm, onde esta
unidade é significativamente mais forte, oferecendo uma experiência de
condução entusiasmante e envolvente. Outro dos seus pontos fortes são as
acelerações rápidas em condições reais de ultrapassagem no trânsito. O
redline situa-se às 11.500 rpm e o corte de ignição aparece logo a
seguir, às 12.000 rpm.
O desenvolvimento desta unidade centrou-se na gestão dos fluxos gasosos
em toda a sua extensão, desde a entrada, à saída da cabeça do motor. A
elevação das válvulas é maior, com a admissão a cifrar-se em 8,5 mm e o
escape em 8,1 mm (anteriormente, estes valores eram de 7,9 e 7,8 mm). A
rampa de aceleração com 44 mm de diâmetro (mais 4 mm) alimenta as
aberturas de admissão também de maior diâmetro; o formato das câmaras de
combustão também foi revisto. A caixa do filtro do ar, as condutas e o
próprio filtro são também novos e oferecem um percurso muito mais
simplificado e suave para a entrada de ar no motor, reduzindo as perdas
de pressão durante todo o trajeto, desde as condutas exteriores, até à
rampa de aceleração.
Aliada ao aumento direto nas performances do motor, temos uma
importante redução de 4% nas relações de transmissão, o que melhora
muito as acelerações nas mudanças usadas entre os 30 e os 130 km/h. A
nova embraiagem deslizante assistida nota-se mais leve na manete e ajuda
a gerir as reduções fortes na caixa.
Este motor é agora controlado por um acelerador eletrónico TBW. Graças aos 3 modos de condução
pré-selecionados e ao modo USER, todos selecionáveis a partir de um
botão no punho esquerdo, o condutor pode controlar da melhor forma toda a potência:
- O modo RAIN usa a definição de potência mais baixa, um valor médio de travão-motor e controlo de tracção elevado. Os níveis mais baixos de potência e de binário focam-se nas 3 primeiras mudanças;
- O modo STANDARD usa níveis médios de potência, travão-motor e controlo de tração. Em primeira e em segunda velocidades, este modo exibe um pouco menos de potência e usa uma curva um pouco abaixo da curva do modo SPORT, com menor binário com o acelerador parcialmente aberto. Este modo permite ainda pequenas quantidades de patinagem da roda traseira e que a roda dianteira se levante do chão (o chamado "cavalinho");
- O modo SPORT usa o nível mais elevado de potência e os níveis mais baixos de travão e controlo de tração, oferecendo assim potência a 100% em todas as seis velocidades, com o máximo de binário em toda a faixa utilização do acelerador e com o mínimo de intervenção do controlo de tração.
Finalmente, o modo USER permite ao condutor escolher entre 3 definições
de cada parâmetro e guardá-las neste modo para utilização futura.
Estão disponíveis três níveis de potência (P), travão-motor (EB) e
controlo de tração (HSTC), e o sistema HSTC também pode ser desativado.
Finalmente, este novo motor tem consumos mais reduzidos que o modelo
anterior: 5,82 lt/100 km em vez de 5,92 lt/100 km
(em modo WTMC).
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR | |
Tipo | 4 cilindros em linha, 4 tempos DOHC
e refrigeração liquida |
Válvulas por cilindro | 4 |
Cilindrada (cm³) | 998cc |
Diâmetro x Curso (mm) | 75 x 56.5 |
Taxa de compressão | 11.6:1 |
Potência máxima | 107kW @ 10,500rpm |
Binário máximo | 104Nm @ 8,250rpm |
ALIMENTAÇÃO | |
Tipo | Injeção eletrónica PGM-FI |
Depósito de combustível | 16,2 litros |
Consumo | 17,2 km/lt |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Bateria | 12V/8.6 AH (Li-ion) |
TRANSMISSÃO | |
Embraiagem | Multidisco húmida |
Transmissão | 6 velocidades |
Final | Corrente |
QUADRO | |
Tipo | Monotrave em aço |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (CxLxA) | 2120mm x 789mm x 1090mm |
Distância entre os eixos | 1455mm |
Ângulo da coluna de direção | 25º |
Trail | 100mm |
Altura do assento | 830mm |
Distância mínima ao solo | 135mm |
Peso em ordem de marcha | 212kg |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha Showa SFF-BP USD |
Traseira | Showa BRFC com afinação da pré-carga da mola e do amortecimento |
RODAS | |
Jante dianteira | 17" Alumínio fundido |
Jante traseira | !7" Alumínio fundido |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 |
Pneu traseiro | 190/55 ZR17 |
TRAVÕES | |
ABS | 2 canais |
Dianteiro | 2 Discos hidráulico de 310mm |
Traseiro | Disco de 256 mm |
INSTRUMENTOS E ILUMINAÇÃO | |
Instrumentos | LCD |
Farol | LED |
Farolim | LED |
Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em
condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC.
Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do
veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.
Fonte: Honda
Fonte: Honda