14.11.17

Como a Honda domou o "torque steer" do Civic Type R

Não sendo exclusiva da Honda, a tecnologia do controlo de binário transmitido à direção aplicada no novo Civic Type R está, segundo Jason Fenske do "Engineering Explained", no limite da perfeição.

Mas o que é isso de controlo do binário da direção, também conhecido pelo termo inglês torque steer?

No seu último vídeo, Fenske explica a tecnologia e como foi aplicada no Type R, mas basicamente trata-se de controlar os efeitos de quando uma grande quantidade de binário é transmitida à direção do veículo, fazendo com que volante e direção tenham a tendência de voltar à sua posição direita.
Este efeito está presente principalmente em carros de grande potência e tração frontal, uma vez que o binário é transmitido às rodas da direção, e é apenas notado em determinadas situações tais como forte aceleração em curva ou arranques violentos.

Tomando como exemplo um carro com semi-eixos de igual comprimento, os dois fatores mais importantes que levam ao controle do binário são o raio de fricção e o comprimento do pivot, que são respetivamente a distância entre o trecho de contacto central do pneu e o eixo da direção com a estrada, e a distância entre o centro do pneu e o eixo da direção. À medida que estas duas distâncias aumentam, o binário gerado influencia a roda e tende a virá-la.

Com uma nova geometria de suspensão, desenhada especialmente para o Civic Type R, a Honda conseguiu praticamente eliminar o efeito de torque steer. Como? Movendo o eixo da direção o mais perto possível do centro do pneu, reduzindo quase na totalidade o raio de fricção e o comprimento do pivot.

Ainda com dúvidas? Assista ao vídeo e veja a explicação detalhada e com exemplos reais do comportamento deste efeito.



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