Honda N600, o restauro de um carro especial
Existem os amantes de automóveis modernos, os dos clássicos e aqueles que gostam de tudo o que tenha rodas independentemente da idade do veículo.
Depois existem aqueles cujo amor e dedicação vai para além do estado de conservação do carro. Dentro deste grupo de amantes de automóveis, existe ainda uma pequena minoria que direciona esse amor e dedicação a apenas uma marca... e dentro desse grupo um ainda mais pequeno que se restringe a apenas um modelo. Neste último está Tim Mings.
Depois existem aqueles cujo amor e dedicação vai para além do estado de conservação do carro. Dentro deste grupo de amantes de automóveis, existe ainda uma pequena minoria que direciona esse amor e dedicação a apenas uma marca... e dentro desse grupo um ainda mais pequeno que se restringe a apenas um modelo. Neste último está Tim Mings.
Tim Mings é um americano com uma paixão pela série 600 da Honda, de tal forma que se tornou num perito em restauro dos modelos desta série. Ao longo da sua vida como restaurador de N600 e Z600, Mings julga ter trabalhado em mais de 1000 destes modelos.
O N600 foi o primeiro carro Honda a ser importado para os EUA, em 1969, e vendido em 1970. Antes disso, em 1967, a Honda enviou 50 N600 de pré-produção para testes em território americano. Estes veículos deveriam apenas rolar durante pouco mais de 30.000 km e depois serem destruídos.
De acordo com este entusiasta do N600, dos primeiros cinquenta N600 trazidos para os EUA como veículos de testes, apenas três sobreviveram.
O amor que Mings tem por estes carros levou-o a possuir e restaurar mais de 300 unidades do N600.
No entanto, existe um na sua coleção que é muito especial, não só para ele mas também para a Honda. Essa viatura é o primeiro automóvel Honda nos EUA, o N600-1000001.
Acusando seriamente a passagem dos cerca de 50 anos, o pequeno hatchback necessitava de um restauro completo. Assim, no início deste ano, Tim Mings aceitou o pedido da Honda americana e começou o restauro do N600 que acabou conhecido por Serial One.
O restauro envolveu todas as partes exteriores e interiores do carro, bem como toda a mecânica.
Foi um processo demorado e dispendioso, mas satisfatório. Ao fim de vários meses, Tim Mings e a sua equipa conseguiram devolver a glória a este pequeno Honda, num restauro exemplar e impressionante que pode ser visto em pormenor aqui: Serial One.
Agora terminado o restauro, o "novo" N600 Serial One seguirá para exposição no museu da Honda.
O N600 original vinha equipado com um motor de 2 cilindros, de 600 cc e 36-45 cv capaz de atingir 9000 rpm e 130 km/h.
Em 2012, no Japão, a Honda voltou a recriar o pequeno carro num revivalismo moderno através do kei-car N-One.