16.5.19

Honda pesquisa nova vida para baterias EV usadas


Uma das questões que paira quando se fala na eletrificação em massa da frota automóvel mundial é o que fazer às baterias dos veículos elétricos (EV) depois da sua substituição ou fim de vida do veículo. Embora já não sejam viáveis para os EV, é possível que uma boa parte dessas baterias ainda tenham utilidade para outros fins. E é isto que a Honda norte-americana e a American Electric Power (AEP, uma das maiores fornecedoras de eletricidade dos EUA) querem descobrir.

O constante aumento do número de EVs a rolarem nas estradas geram problemas aos quais as infraestruturas dos vários países não conseguem fazer face e cuja atual evolução não consegue acompanhar.
Este acréscimo na procura da energia elétrica gera constrangimentos de sobrecarga na rede e, por isso, armazenar energia adicional em baterias usadas poderá ser uma das soluções para auxiliar as fornecedoras a satisfazer o aumento da procura através da utilização de recursos de energias renováveis.

Como parte do seu esforço em reduzir as emissões de CO2 dos seus veículos e operações, a Honda americana está atualmente a conduzir uma pesquisa em parceria com a fornecedora elétrica AEP para desenvolver uma rede de baterias usadas em EVs que possam ser integradas no sistema da elétrica.
O projeto piloto procura responder aos desafios relacionados com o aumento de EVs ao mesmo tempo que dá uma nova vida a estas baterias, integrando-as como uma solução de armazenamento para a rede elétrica do país.

A Honda irá fornecer baterias usadas do Jazz EV à AEP que, por sua vez, irá estudar a integração dessas baterias na sua rede elétrica. Juntas, as duas empresas irão ganhar know-how que irá ajudar ambas a desenvolver tecnologias para futuras integrações dos veículos nas redes, assim como novos modelos de negócios que irão favorecer o valor dos EVs.

"Juntamente com a AEP, estamos a explorar oportunidades para usar a 2ª vida das baterias de forma a melhorar a segurança energética, reduzir os níveis de CO2 e preparar uma eletrificação em massa do ecossistema de transportes. (...) Nem os construtores automóveis nem as fornecedoras elétricas conseguem resolver estes complexos problemas técnicos, políticos e comerciais sozinhas", afirmou Ryan Harty, gestor de Negócios Conectados e Ambientais da American Honda Motor Co., Inc.

O Jazz EV (Fit EV, no mercado norte-americano) foi lançado nos EUA em 2012 através de um sistema de leasing. O modelo foi substituído pela gama Clarity que incluí uma versão 100% elétrica, para além de uma plug-in e outra a hidrogénio.


Fonte: Honda
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