Honda a desenvolver tecnologia "raio-X" para veículos
Quantos de nós já não apanhámos valentes sustos por situações imprevistas de atravessamentos de peões ou de veículos enquanto conduzimos? Tenha sido um carro num cruzamento sem visibilidade, o atravessamento de um animal escondido, de uma criança numa bicicleta ou alguém que saiu do meio de carros estacionados num parque de estacionamento?
Como nenhum de nós é o super-homem e visão raio-X não é uma qualidade do ser humano, a Honda, ao que tudo indica, estará a desenvolver uma solução para nos ajudar nestas situações.
Foi publicada pelo instituto de patentes norte-americano, muito recentemente, uma patente que prova que a construtora japonesa está a desenvolver um sistema de head up display (HUD) conjugado com realidade aumentada (RA). A patente foi submetida em março do ano passado pela Honda Motor Co., Ltd. e são referidos como inventores Victor Ng-Thow-Hing e Nuri Kim.
Pelo que se pode perceber na documentação da patente, a tecnologia utilizada permitirá revelar pessoas e veículos que à partida estariam escondidos da visão "normal" do condutor.
Ao contrário de outras tecnologias de deteção de pedestres que apenas intervêm quando uma pessoa de atravessa à frente do carro, a da Honda deteta vários pedestres, quer estejam visíveis ou escondidos, e informa o condutor da sua localização através do sistema HUD de realidade aumentada. Ou seja, esta informação antecipada dá ao condutor a possibilidade de intervir antes do sistema de emergência do carro entre em ação (assistência de travagem ativa em cidade - CTBA).
Outra característica do sistema é a comunicação entre veículos de forma a monitorizar o restante tráfego.
Segundo a Honda, num cenário em que 3 carros circulem em fila, o carro que segue à frente comunicará com o do meio de forma a saber a distância entre o dois. O carro do meio transmitirá esses dados ao veículo que segue atrás, o qual, por sua vez, exibirá um símbolo representativo do carro líder da fila no sistema HUD-RA indicando a sua posição, estado e quando este inicia o processo de travagem. O condutor consegue deste modo "visualizar" através do carro do meio percebendo o que se passa à sua frente.
O sistema está, assim, concebido para dar ao condutor informação prévia e avisos preventivos, dando-lhe mais tempo para reagir e evitando paragens bruscas ou acidentes.
A disponibilização desta tecnologia em futuros modelos não tem ainda data definida.
Fonte: USPTO