Honda continua desenvolvimento de motores turbo para motos

Apesar das imagens do pedido de patente publicado mostrarem um motociclo semelhante às NC ou CB do tipo "naked", não é certo se será esta gama que estreará este tipo de motorizações ou se a Honda prepara um novo modelo.
Até agora a marca tem sido sigilosa quanto a este assunto, existindo apenas rumores que indicam que a sobrealimentação poderá surgir numa versão "naked" da Fireblade, sugerindo a designação CB1000R.
De qualquer das formas, estas imagens revelam que a moto do pedido de patente possuí um quadro de tipo treliça com um quadro secundário leve diretamente aparafusado à retaguarda do motor V-twin, e um enorme filtro (n.º 64), posicionado à frente do tanque de combustível, que procede à admissão do ar para o turbo (n.º 63) montado entre os bancos dos cilindros dianteiro (n.º 31A) e traseiro (n.º 31B). Na descrição da patente é referido que o sistema de escape (n.º 62), conectado à parte da frente do 31A e à parte traseira do 31B, inclui um tubo de escape frontal (n.º 67), um traseiro (n.º 68) e um catalisador (n.º 71). O tubo de escape frontal desce do 31A para trás, enquanto o traseiro desce do 31B, e o catalisador terá uma porção do coletor conectado aos respetivos terminais dos 67 e 68. É ainda referido que um tubo de escape é conectado à traseira do catalisador e o silenciador ligado a este tubo de escape.
Com as regras das emissões de CO2 a ficarem cada vez mais restritivas, esta pode ser a solução para a existência de motos ecologicamente responsáveis e eficientes, com motores de combustão interna, sem que isso signifique a perda de potência e performance.
Fonte: USPTO