Honda HR-V 2019 europeu - toda a informação
Em 2015 a Honda escolhia Portugal para apresentar ao mundo a segunda geração do HR-V, 4 anos depois, a marca japonesa voltou a escolher o nosso país para palco da apresentação da renovação do SUV aos media europeus.
Para além de subtis atualizações no visual, o HR-V 2019 irá oferecer uma nova motorização, a versão turbo do 1.5 i-VTEC a gasolina, a mesmo que equipa o Civic. E, apesar de já ter anunciado o fim da oferta diesel a partir de 2021, o 1.6 i-DTEC ainda será disponibilizado mas apenas em alguns mercados europeus.
Design
A renovação do HR-V mantém as mesmas formas de um coupé associado à utilidade de um SUV mas, a partir de 2019, o modelo passará a demonstrar um visual mais sofisticado e desportivo.
No exterior, a grelha central preta brilhante com o filete cromado foi substituída por uma totalmente cromada, ligeiramente escurecida, aproximando a frente do SUV à da restante gama da marca.
Os esculpidos painéis inferiores da carroçaria destacam-se agora mais devido às "entradas de ar" frontais mais profundas e de desenho mais quadrangular. Aqui encontram-se alojadas as luzes de nevoeiro que passam de formas ovais a circulares. Os faróis foram redesenhados e estão agora disponíveis com
luzes diurnas em LED de série. Na traseira, existe agora uma guarnição central cromada na zona da pega da
abertura da porta.
Os modelos de níveis de equipamento superiores, passam a contar com tubo de escape de acabamento cromado, jantes de liga-leve de 17" com novo desenho e iluminação em LED integral, tanto nos faróis como nos farolins, sendo que estes últimos passam a ter um tom escurecido, idênticos aos da versão RS disponível em mercados como o asiático.
A nova versão Sport destacar-se-á das restantes pela grelha frontal em preto brilhante cromado e acabamento em favo de mel preto, este acabamento estende-se também às "entradas de ar" laterais no pára-choques. As diferenças, em relação à versão standard do HR-V 2019, incluem ainda um fino splitter frontal, "saias" laterais, um pára-choques traseiro mais agressivo e guarnições nas cavas das rodas, todos em preto, delineando todo o perfil inferior do modelo, guarnição traseira na porta da bagageira, ambas em cromado preto brilhante, capas em preto para os espelhos retrovisores, um sistema de escape de ponteiras duplas, jantes de liga-leve de 18" com design exclusivo e luzes 100% LED.
O renovado HR-V estará disponível em 9 cores: a sólida Milano Red, as perolizadas Platinum White e Crystal Black, as metalizadas Lunar Silver, Modern Steel, Brilliant Sporty Blue, Ruse Black e as novas Midnight Blue Beam e, exclusiva da versão Sport, a Platinum Grey Metallic.
Espaço interior
A atualização do modelo continua a oferecer um habitáculo espaçoso e versátil com um design dinâmico e materiais de qualidade. Graças à montagem central do depósito de combustível o sistema de "bancos mágicos" continua, e tanto o condutor como o passageiro recebem, de série em toda a gama do modelo, novos bancos para melhor suporte nas zonas do assento e encosto.
O sistema de "bancos mágicos" continua a permitir 3 configurações: Utilitário (rebatimento total do banco traseiro oferecendo 1,845 m de extensão livre), Alto (recolhimento vertical do assento do banco traseiro permitindo um espaço de 1,240 m de altura entre os bancos traseiro e dianteiro) e Longo (rebatimento dos encostos dos bancos do pendura e traseiro, para trás e para a frente respetivamente, criando um espaço de 2,445 m de extensão total).
O espaçoso habitáculo conta com revestimentos suaves de alta qualidade, acentuados subtilmente por pormenores em cromado escovado e costuras mais evidentes dando ao ambiente um visual mais premium ao interior. Na consola central, um painel em preto "piano" enfatiza ainda mais a sensação de refinamento.
A qualidade do tecido do revestimento dos bancos foi revista e alterada para um material de qualidade superior, enquanto que nos níveis de topo, os revestimentos mistos de tecido e pele apresentam dupla costura para um melhor acabamento.
No Sport, os bancos da versão desportiva do SUV apresentam uma combinação de tons de preto (tecido de duas tonalidades) e vermelho escuro (pele). A parte inferior do tablier e consola central apresentam acabamentos em preto brilhante, e o tecto é revestido a tecido preto.
Espaço interior
A atualização do modelo continua a oferecer um habitáculo espaçoso e versátil com um design dinâmico e materiais de qualidade. Graças à montagem central do depósito de combustível o sistema de "bancos mágicos" continua, e tanto o condutor como o passageiro recebem, de série em toda a gama do modelo, novos bancos para melhor suporte nas zonas do assento e encosto.
O sistema de "bancos mágicos" continua a permitir 3 configurações: Utilitário (rebatimento total do banco traseiro oferecendo 1,845 m de extensão livre), Alto (recolhimento vertical do assento do banco traseiro permitindo um espaço de 1,240 m de altura entre os bancos traseiro e dianteiro) e Longo (rebatimento dos encostos dos bancos do pendura e traseiro, para trás e para a frente respetivamente, criando um espaço de 2,445 m de extensão total).
O espaçoso habitáculo conta com revestimentos suaves de alta qualidade, acentuados subtilmente por pormenores em cromado escovado e costuras mais evidentes dando ao ambiente um visual mais premium ao interior. Na consola central, um painel em preto "piano" enfatiza ainda mais a sensação de refinamento.
A qualidade do tecido do revestimento dos bancos foi revista e alterada para um material de qualidade superior, enquanto que nos níveis de topo, os revestimentos mistos de tecido e pele apresentam dupla costura para um melhor acabamento.
No Sport, os bancos da versão desportiva do SUV apresentam uma combinação de tons de preto (tecido de duas tonalidades) e vermelho escuro (pele). A parte inferior do tablier e consola central apresentam acabamentos em preto brilhante, e o tecto é revestido a tecido preto.
Os níveis de equipamento de topo contam com um tejadilho panorâmico em vidro de 84,6 cm de comprimento e duas secções, sendo que a frontal com 47,5 cm de comprimento pode ser aberta de forma basculante (até 2,75 cm) ou deslizante.
O acesso à bagageira permanece facilitado dada a sua generosa abertura de 1,180 m de largura e altura ao solo de apenas 65 cm. No interior, a bagageira continua a ser uma das melhores na sua classe, oferecendo até uns impressionantes 470 litros de capacidade (dependendo das versões) com os bancos na posição normal, e até 1103 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Foi adicionado isolamento sonoro extra no anteparo frontal, nos arcos das rodas, na estrutura da bagageira e nos painéis das portas de forma a tornar o habitáculo mais silencioso (dependendo do tipo de pneus, a uma velocidade constante de 100 km/h, o ruído no interior é de 65 dB) e, pela primeira vez no HR-V, será disponibilizado, em certos níveis de equipamento, o sistema Ativo de Cancelamento de Ruído (ANC). Este sistema usa dois microfones no interior para monitorizar os ruídos do motor e pode depois criar sinais de áudio de "fase oposta" emitidos na altura certa para cancelar esses ruídos. O sistema opera sempre que o carro está em funcionamento, independentemente de o sistema de áudio estar ligado ou desligado.
A versão Sport, equipada com transmissão manual, contará com o controlo Active Sound, um sistema com as mesmas capacidades do ANC, operando da mesma forma em todo o intervalo de rotações do motor, ajustando o som de acordo com a aceleração.
Motores e transmissão
O novo HR-V será oferecido com duas opções de motores a gasolina e um a diesel: o 1.5 i-VTEC de 130 cv, o 1.5 i-VTEC Turbo de 182 cv (apenas disponível na versão Sport) e o 1.6 i-DTEC de 120 cv (este último apenas disponível em alguns mercados).
Para esta renovação, o motor do 1.5 i-VTEC, tal como no novo CR-V, foi submetido ao polimento tipo "Plateau honing" que permite uma maior redução dos níveis de atrito entre os pistões e os cilindros, criando uma superfície ultra suave e, com um novo revestimento das guias da correia de distribuição, aumentando as características de durabilidade do motor a longo prazo.
Todas as motorizações serão equipadas de série com transmissão manual de 6 velocidades, onde um eixo mais leve e rígido melhorou a eficiência da transmissão e um percurso de engrenagem mais curto do que noutros SUV do segmento permite uma sensação mais desportiva.
Como opção nos motores a gasolina, a transmissão CVT de 7 velocidades (idêntica à do novo CR-V), controlada através de um software de mapeamento exclusivo para o mercado europeu, estará disponível. A tecnologia de conversão do binário de amortecedor duplo melhora o desempenho da CVT, reduzindo a flutuação da transferência do binário à transmissão e melhorando a gestão e a resistência. Esta tecnologia irá disponibilizar uma resposta mais direta à velocidade do motor, transmitindo uma sensação de funcionamento mais linear ao condutor.
O software utiliza dois "modos" de atuação: o sistema EDDB (Early Downshift During Braking) usa a potência do motor para auxiliar o condutor nas travagens. Quando deteta uma desaceleração em descida ou uma situação de curva iniciada pelo sistema de travagem, o sistema EDDB automaticamente aumenta a rotação do motor para dar maior efeito de travão-motor, permitindo reacelerações rápidas após o abrandamento ou nas curvas.
A função "Fast Off" mede a rapidez com que o condutor solta o pedal do acelerador e mantém a rotação do motor para fornecer travagem com o motor nas situações onde o condutor tenha soltado o pedal do acelerador rapidamente. Esta função foi testada exaustivamente para as vias rápidas e de múltiplas faixas da Europa.
Plataforma, suspensão e travagem
A afinação dinâmica do renovado HR-V provem da rigidez da plataforma e da carroçaria, onde aço de alta resistência pode ser encontrado em 27% destas. A rígida carroçaria conjugada com o baixo centro de gravidade e o minimizado rolamento do chassis, dá à suspensão (MacPherson à frente e barra de torção H atrás) uma base sólida para proporcionar tranquilidade e uma maior segurança durante a condução.
Trabalhando em conjunto com o baixo centro de rolamento na suspensão frontal e o alto centro de rolamento traseiro, a direção assistida adaptativa ajuda a minimizar o efeito de subviragem, isto possibilita uma condução mais entusiasmante e envolvente através de um comportamento mais linear.
Os futuros proprietários europeus do HR-V 2019 beneficiaram do sistema de controlo de amortecimento sináptico (SDC - Synaptic Damping Control), introduzido pela primeira vez em 2015 no HR-V. O sistema virá de série em todas as variantes, melhorando o conforto e o manuseamento através do ajustamento da força de amortecimento de acordo com as condições da condução e do piso.
Uma travagem estável e eficaz é assegurada pelo sistema de discos ventilados de 293 mm à frente e sólidos de 282 mm atrás, assim como pelas ajudas eletrónicas Anti-bloqueio da travagem (ABS), Distribuição eletrónica da força de travagem (EBD), Assistência à travagem, à estabilidade do veículo (VSA) e à subida (Hill Start).
Para a versão Sport, a Honda otimizou esta versão para oferecer uma experiência mais dinâmica afinando o equilíbrio da relação da rigidez, do controlo da suspensão e da direção. O HR-V Sport vem equipado com o sistema de suspensão personalizado, "Performance Damper" (Amortecedores de Desempenho), integrado tanto na frente como na traseira do veículo, contrariando os movimentos laterais e torcionais do chassis. Este sistema ajuda a manter o carro mais estável em curva, melhorando a estabilidade em mudanças repentinas de direção e reduz as vibrações em pisos degradados ou irregulares.
A direção do Sport também foi alvo de melhoramentos, incluindo um sistema eletricamente assistido de cremalheira e pinhão com relação variável, complementada pela tecnologia de assistência AHA (Agile Handling Assist) da Honda. Esta direção equipa apenas esta versão e oferece uma resposta mais estável em ângulos de viragem curtos e médios, e suave nos maiores.
Equipamento e segurança
O sistema Honda Connect, acedido através do ecrã tátil de 7", garante o infoentretenimento e a conectividade no veículo e equipa de série os níveis de topo e médio, e é oferecido como opção no nível de equipamento base. Está ainda garantida a conectividade a smartphones e outros dispositivos através de vários tipos de ligação: Wi-Fi, Bluetooth, HDMI, USB e 12V. Os níveis de equipamento superiores são equipados de série com o sistema de GPS da Garmin.
Tal como todos os modelos Honda vendidos na Europa, o HR-V vem equipado com uma ampla gama de tecnologias de segurança ativas e passivas criadas para maximizar a proteção dos seus ocupantes e pedestres.
Todos os HR-V europeus contarão com 8 airbags e com o sistema de Travagem Ativa em Cidade (City-Brake Active). Os níveis médios e de topo serão ainda equipados com o sistema de Assistência Avançada ao Condutor (Advanced Driver Assist) que inclui: Aviso de Colisão Frontal, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Limitador de Velocidade Inteligente, Aviso de Saída de Faixa e Sistema de Suporte dos Máximos.
ESPECIFICAÇÕES
Motor
1.5 litros i-VTEC (gasolina) |
1.5 litros VTEC TURBO (gasolina) |
1.6 litros i-DTEC (diesel) |
|
Tipo | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro | 4 válvulas por cilindro |
Cilindrada (cc) | 1.498 | 1.498 | 1.597 |
Diâmetro x curso (mm) | 73 x 89,5 | 73 x 89,5 | 76 x 88 |
Relação de compressão | 11,5 | 10,6 | 16 |
Potência | 130 cv às 6.600 rpm | 182 cv às 5.500 rpm (6MT), 182 cv às 6.000 rpm (CVT) | 120 cv às 4.000 rpm |
Binário | 155 Nm às 4.600 rpm | 240 Nm às 1.900 - 5.000 rpm (6MT) 220 às 1.700 - 5.500 rpm (CVT) |
300 Nm às 2.000 rpm |
Transmissão
1.5 litros i-VTEC | 1.5 litros VTEC TURBO | 1.6 litros i-DTEC | |
Manual (MT) | 6 veloc. | 6 veloc. | 6 veloc. |
CVT | Variável com 7 "veloc." simuladas | Variável com 7 "veloc." simuladas | - |
Relações
1.5 litros i-VTEC | 1.5 litros VTEC TURBO | 1.6 litros i-DTEC | |||
6 MT | CVT | 6 MT | CVT | 6 MT | |
1ª | 3.642 | 3.642 | 3.642 | ||
2ª | 2.08 | 2.080 | 1.884 | ||
3ª | 1.361 | 1.361 | 1.179 | ||
4ª | 1.023 | 1.023 | 0.869 | ||
5ª | 0.829 | 0.829 | 0.705 | ||
6ª | 0.686 | 0.686 | 0.592 | ||
7ª | - | - | - | ||
Marcha-atrás | 3.673 | 3.673 | 3.673 | ||
Final | 4.705 | 4.705 | 3.85 | ||
D | 0.408 - 2.526 | 0.405 - 2.645 | |||
R | 1.382 - 2.706 | 1.339 - 1.858 | |||
Final | 5.436 | 5.047 |
Suspensão
Frente | MacPherson |
Atrás | Barra de torsão tipo H |
Direção
1.5 litros i-VTEC | 1.5 litros VTEC TURBO | 1.6 litros i-DTEC | |
Tipo | Pinhão e cremalheira | ||
Voltas do volante, de batente a batente | 2,79 | 2,38 | 2,71 |
Diâmetro de viragem (nas rodas) | 10,6 | 11,0 | 10,6 |
Diâmetro de viragem | 11,4 | 11,8 | 11,4 |
Travões
Frente | 293 mm discos ventilados |
Atrás | 282 mm discos |
Pneus e jantes
Frente | Atrás |
215/60 R16 | 215/60 R16 |
215/55 R17 | 215/55 R17 |
225/50 R18 (SPORT) | 225/50 R18 (SPORT) |
Dimensões (mm)
Exterior | HR-V / HR-V SPORT |
Comprimento | 4335 / 4346 |
Largura | 2019 (incluindo espelhos retrovisores) |
Altura | 1605 (incluindo antena) |
Distância entre eixos | 2610 |
Capacidades (litros)
Bagageira | Máximo – 470 / 1103 (bancos rebatidos) SPORT – 448 / 1043 (bancos rebatidos) |
Tanque de combustível | 50 |
Pesos (kg)
1.5 litros i-VTEC | 1.5 litros VTEC TURBO | 1.6 litros i-DTEC | |
Tara | 1241 - 1317 (6MT) 1249 - 1324 (CVT) |
1341 - 1349 (6MT) 1428 - 1435 (CVT) |
1343 - 1417 (6MT) |
Performance e Consumos
1.5 litros i-VTEC | 1.5 litros VTEC TURBO | 1.6 litros i-DTEC | |||
6 MT | CVT | 6 MT | CVT | 6 MT | |
Veloc. máx. (km/h) | 192 | 187 | 215 | 200 | 188 |
0-100 km/h (segundos) | 10.7 | 11.4 | 7.8 | 8.6 | 10.5 |
NEDC Correlacionado - Combinado (l/100km) | 5.0 - 7.0 | 4.7 - 6.3 | 5.1 - 7.3 | 5.0 - 7.6 | 3.9 - 4.2 |
NEDC Correlacionado - CO2 combinado (g/km) | 130 - 132 | 121 - 122 | 135 | 137 | 105 - 108 |
WLTP - Baixo (l/100km) |
8.2 - 8.4 | 8.6 - 8.8 | 8.5 | 10.5 | 5.0 - 5.2 |
WLTP - Médio (l/100km) |
6.2 - 6.3 | 6.0 - 6.2 | 6.2 | 6.7 | 4.6 - 4.9 |
WLTP - Alto (l/100km) |
5.7 - 5.8 | 5.6 - 5.8 | 5.8 | 5.9 | 4.4 - 4.6 |
WLTP - Extra Alto (l/100km) | 7.0 - 7.1 | 7.2 - 7.4 | 7.0 | 7.3 | 5.7 - 5.8 |
WLTP - Combinado (l/100km) |
6.6 - 6.7 | 6.6 - 6.8 | 6.7 | 7.1 |
5.0 - 5.2 |
WLTP - CO2 combinado (g/km) | 148 - 152 | 150 - 155 | 151 | 162 | 132 - 136 |
Fonte: Honda