Concedida patente para a Honda NeoWing
O protótipo da Honda NeoWing foi apresentado pela primeira vez ao público em 2015 durante o Salão de Tóquio, desde então várias patentes foram submetidas, a sua maioria referentes aos vários sistemas incluídos na moto de 3 rodas, mas depois disso pouco mais se soube ou foi revelado... até agora.
No fim do mês passado, a Honda viu finalmente o pedido de patente do modelo, submetido no Gabinete de Patentes Europeu em agosto de 2016, ser aprovado e publicado. A patente foi registada em 38 países, Portugal incluído, e foca-se essencialmente na constituição frontal do modelo e nos aspetos aerodinâmicos dos fluxos de ar, mas também deixa umas luzes sobre a sua constituição global.
Relativamente à unidade de potência, a patente não é definitiva mas, além da alimentação híbrida avançada pela construtora aquando da apresentação do protótipo, refere ainda a possibilidade da NeoWing ser alimentada por um motor de 4 cilindros horizontalmente oposto, com a cambota montada longitudinalmente, como exemplificado nos desenhos da patente. Bem como a possibilidade de 2 ou 6 cilindros e dos cilindros serem dispostos em "V". Para além disto, abre ainda a viabilidade do motor ser do tipo transversal com os cilindros a serem ordenados de várias maneiras, sendo que a cambota se disporia horizontalmente na direção lateral da moto.
Depois de quase 4 anos de desenvolvimento, a produção da NeoWing parece estar próxima. Quando lançada nos mercados, o modelo posicionar-se-á na gama como um modelo premium e provavelmente terá a Yamaha Niken como concorrente.
Fonte: EPO