Honda K-Sight, o Insight com coração Type R
De todos os carros em que se possa pensar para uma troca de motor, provavelmente o último da lista seria um híbrido, principalmente se esse híbrido for um Honda Insight de primeira geração e o novo motor em causa ser um da série K.
Por outro lado, a ideia pode não ser tão insólita assim... de certeza que pelo menos uma vez na vida já olhou para um híbrido e pensou: " Se não fosse híbrido..." ou "Isto com um motor de jeito até podia morar na garagem lá de casa."
Ora foi exatamente isto que a LHT Performance, uma preparadora norte-americana, pensou assim que o Insight foi apresentado ao mundo pela primeira vez. Em 2007, a preparadora mete finalmente as mãos num Insight e tornou o desejo realidade numa primeira versão que foi posteriormente melhorada. Desde então a LHT tem vindo a dedicar-se a vários outros projetos que incluíram outros Insight, S2000, CR-Z, CRX, Integras e outros das mais variadas marcas.
Enquanto pelo velho continente a primeira geração deste híbrido ficou pouco conhecida, nos EUA chegou mesmo a ser comercializada tornando-se algo popular principalmente pelas suas características e performance.
Com um motor de 0,995 litros, 3 cilindros (12 válvulas) e 67 cv às 5.700 rpm, e um elétrico de 144 volt e 10 kW que adicionava o equivalente de 6 a 13 cv consoante as rotações, o primeiro híbrido da Honda produzido em larga escala e comercializado em 1999 nos EUA, estreava a primeira geração do sistema IMA (Integrated Motor Assist) e tinha como adversário o Toyota Prius.
Para a altura, o peculiar visual do Insight, estilo cápsula, fazia lembrar um veículo saído de um filme de ficção científica futurista. O design coupé, formas lisas ligeiramente arredondadas e rodas traseiras tapadas para uma melhor aerodinâmica, o chassi de alumínio e o eficiente motor de pequena capacidade, tudo no Insight foi pensado para obter a melhor eficiência, maior autonomia e menor impacto ambiental que se conseguia naqueles tempos.
Mas voltando à história do swap que a LHT Performance chamou de K-Sight...
A finalização do projeto começou em fevereiro de 2015 e apesar de grande parte do carro ter ficado pronto no mesmo ano, pequenos ajustes foram sendo feitos desde então.
Fazem parte da parafernália de modificações, que enunciaremos na totalidade posteriormente, a troca de motor por um K20A turbinado, a tração AWD, um painel de instrumentos e volante do Honda S2000. Com todas as modificações, este Insight Type R passou a pesar pouco mais de 907 kg e a oferecer cerca de 500 cv de potência.
Fazem parte da parafernália de modificações, que enunciaremos na totalidade posteriormente, a troca de motor por um K20A turbinado, a tração AWD, um painel de instrumentos e volante do Honda S2000. Com todas as modificações, este Insight Type R passou a pesar pouco mais de 907 kg e a oferecer cerca de 500 cv de potência.
No seu website, a preparadora clarifica que nunca teve a intenção de tornar o Insight num carro exclusivamente para corridas ou competições drag race, e que atualmente o processo de modificação tem uma duração de aproximadamente 60 dias.
Para os interessados que estejam a viver nos EUA, a LHT Performance disponibiliza esta modificação a partir de 21.995 dólares (cerca de 18.760 €) para a versão 2WD, com pouco mais de 200 cv e um consumo de 6,3 lt/100km.
Lista de modificações do K-Sight AWD Turbo
- motor Honda JDM K20A com baixa quilometragem e nova embraiagem;
- berço do motor inferior completo em alumínio, 8 pontos;
- revestimento interior do pára-choques em alumínio;
- tirante frontal superior de 6 pontos;
- montagem OEM (sem vibrações ou barulhos);
- atualização dos cubos;
- travões dianteiros atualizados e pinças maiores;
- suspensão coil over ajustável Pro C da Skunk2;
- suspensão independente;
- volante em pele e painel de instrumentos do S2000;
- faróis com interior em preto;
- jantes Honda OEM, 15" Enkei RPF1, na cor "Gun Metal" e pneus Dunlop mais aderentes;
- eixos de transmissão personalizados;
- transmissão manual do Honda CR-V de 2005;
- AWD;
- diferencial do Honda Element de 2005;
- respirador do cárter e reservatório "catch can";
- coletor 4 para 1 em aço inoxidável personalizado;
- admissão de 3" revestida a pó de alumínio;
- sistema de escape completo em aço inoxidável;
- turbo compressor;
- A/C, direção assistida e ABS;
- afinação Hondata para melhor autonomia e potência;
- cruise control;
- backets Sparco.
A LHT disponibiliza ainda a possibilidade da montagem de um motor de 2.4 litros, de um super compressor, bancos estofados com logo K-Sight, sistema de som personalizado e alarme personalizado com GPS, para além de outros opcionais já incluídos neste projeto.
Fonte: LHT Performance