Honda reestrutura gestão do projeto de Fórmula 1
Depois de uma prestação inglória no seu retorno à Formula 1, a Honda tenta agora a sua sorte com a equipa da Red Bull, Toro Rosso, mas para não deixar o destino da próxima temporada "à sorte", resolveu fazer umas mudanças nas operações do seu programa de F1.
Até aqui, as coisas tinham vindo a ser dirigidas por Yasuke Hasegawa que supervisionava o desenvolvimento do conjunto de força nas instalações japonesas da Honda R&D e a sua aplicação no decorrer das sessões de testes e dos grandes prémios.
Com a reestruturação que a construtora esta agora a implementar após a sua separação com a McLaren, Hasegawa é afastado e passará, a partir de janeiro, a desempenhar as funções de engenheiro chefe-executivo num departamento da Honda R&D japonesa.
O anterior cargo de Hasegawa irá ser separado em dois, sendo que a posição de diretor técnico para as operações em pista será ocupada por Toyoharu Tanabe, que está na Honda há 34 anos e é atualmente o gestor sénior da Honda Performance Development (HPD) nos EUA. Bem respeitado na Honda, Tanabe trabalhou lado a lado com pilotos como Gerhard Berger (McLaren) e Jenson Button (BAR-Honda) de quem foi engenheiro-chefe, bem como na IndyCar.
"Ao separamos estas duas áreas de responsabilidades (desenvolvimento técnico e direção da equipa nas pistas), evoluiremos a nossa estrutura de forma a que ambas as equipas de desenvolvimento e competição/testes possam assumir as suas respetivas responsabilidades mais rapidamente", afirmou Katsuhide Moriyama, chefe de operações de marketing e comunicações.
"Ao separamos estas duas áreas de responsabilidades (desenvolvimento técnico e direção da equipa nas pistas), evoluiremos a nossa estrutura de forma a que ambas as equipas de desenvolvimento e competição/testes possam assumir as suas respetivas responsabilidades mais rapidamente", afirmou Katsuhide Moriyama, chefe de operações de marketing e comunicações.
Ainda não foi revelado quem ocupará o lugar de chefe de operações nas instalações da Honda R&D de Sakura e que terá a seu cargo o desenvolvimento do motor de F1, mas a Autosport avança o nome de Yasuaki Asaki, engenheiro sénior no comando do desenvolvimento da série N de mini-veículos da Honda.
Fonte: Autosport