Honda Jazz estabelece novo recorde mundial de economia de combustível
Em 2015, a Honda estabelecia um novo recorde mundial do Guinness com a Civic Tourer diesel, por isso quebrar recordes de economia de consumo de combustível já não é novidade para a marca nipónica, no entanto, desta vez o feito foi realizado pelo citadino Honda Jazz a gasolina e de transmissão manual.
Conduzido pelo correspondente da BBC, Paul Clifton, e pelo pesquisador da Honda, Fergal McGrath, o elemento mais pequeno da família Honda europeia conseguiu a média de 3 litros/100km (2.963 lt/100km segundo o Guinness W.R.), quebrando o anterior recorde mundial para carros a gasolina estabelecido em 4 lt/100km.
O feito torna-se ainda mais impressionante se tivermos em conta que, equipado
com o motor 1.3 i-VTEC de 4 cilindros, o Jazz tem um consumo combinado
oficial de 5 litros.
A viagem de 26 horas, feita durante o verão, compreendeu um percurso de aproximadamente 1.359 km, desde Land's End a John O'Groats, na Inglaterra, e teria de ser feita com um único depósito.
O objetivo desta iniciativa, segundo Clifton, era o de
demonstrar que apesar da actual depreciação do diesel, é
possível um motor de média capacidade a gasolina e de baixas emissões
igualar um diesel.
"Estávamos convictos que não iríamos conseguir mas quando fizemos 3/4 do percurso, pensámos que afinal poderia mesmo ser possível. Quando chegámos a Inverness, o Honda Jazz anunciou uma autonomia de cerca de 97 km e ainda faltavam quase 200 km! Nos últimos 97 km, o mostrador indicava 0 km de autonomia, por isso a partir daí em cada subida e em cada curva a aceleração foi ligeira, pensámos que íamos ficar pelo caminho", afirmou Paul Clifton no final da viagem.
Em outubro, o Honda Jazz voltou a provar a sua eficiência na "MPG Marathon" de 2017 (Maratona Milhas Por Galão), registando um consumo médio de 3,2 lt/100km.
Fonte: Fish Brothers Honda