15.4.19

Honda vai expor HR-V "acidentado" no Salão de Nova Iorque


Quando se visita um salão automóvel o esperado é ver carros novos, perfeitos, limpos, brilhantes, com o lustro tão polido que as suas carroçarias podiam servir de espelhos. O que já não é normal ou pelo menos expectável, é ver expostos modelos todos trucidados.

Pois quem visitar o Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque, de 19 a 28 de abril, é isso mesmo que irá encontrar no expositor da Honda... um exemplar do renovado HR-V após ter sido recentemente submetido a um teste de colisão pelo Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária (IIHS), o equivalente norte americano do EuroNCAP.

Com esta exibição, a Honda pretende demonstrar o que um veículo suporta durante um acidente e qual o resultado após uma colisão frontal parcial. Aquilo que até agora apenas estava disponível ao público através de fotos e vídeos, poderá ser analisado de perto pelos visitantes embora, para segurança dos mesmos, seja interdito o contacto físico.


O teste ao qual o exemplar do SUV da Honda foi submetido, foi projetado para reproduzir as consequências de quando um veículo colide com um obstáculo na sua zona frontal esquerda. Este tipo de colisões são particularmente difíceis e testam a eficácia da resistência da estrutura do veículo, cintos de segurança e airbags, uma vez que o movimento dos ocupantes se dá quer para a frente como para a lateral do automóvel. Nesta prova em particular, o HR-V foi lançado a pouco mais de 64 km/h contra uma barreira rígida de 1,52 m de altura.

Esta exposição surge no decorrer da mais recente classificação "Top Safety Pick" do IIHS para o HR-V 2019, quando equipado com o pacote Honda Sensing e faróis LED, atribuída no passado mês de março. O renovado modelo recebeu a melhor qualificação, "Bom (Good)", em todas as 6 categorias de testes do instituto.
O compacto SUV só não conseguiu atingir a classificação máxima por causa da iluminação oferecida pelos faróis LED, a qual ficou qualificada como "Aceitável".


Todas as versões do HR-V 2019 obtiveram avaliações de "Bom" nos testes de colisão frontal parcial do lado do condutor, frontal parcial do lado do passageiro, frontal moderado, impacto lateral, resistência do tejadilho e apoios de cabeça. Quando equipados com o pacote Honda Sensing, no teste de prevenção de colisão frontal a 19 e 40 km/h, o modelo conseguiu evitar as colisões, garantindo a classificação de "Superior".

"O desempenho da segurança é um importante fator na decisão de compra pela maioria dos condutores, independentemente do tamanho e preço do veículo, e queríamos mostrar quão bem o nosso SUV de entrada, o HR-V, se saiu num dos mais exigentes grupos de testes do mundo", comunicou Henio Arcangeli, Jr., vice presidente sénior do Departamento de Vendas Automóveis da Honda americana e gestor geral da Divisão Honda.





Fonte: Honda e IIHS
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