10.11.17

Honda CB300R - toda a informação

A gama da Honda para 2018 inclui uma novo modelo: a CB300R. Esta assume-se como a intermédia da nova família "Neo Sports Café", composta pelas irmãs CB125R e a mais potente CB1000R.

A CB300R é o grande passo em frente dos jovens pilotos depois de terem conduzido um modelo de 125 cm³ e que queiram evoluir as suas aptidões. Está equipada com diversas características premium que têm origem nas suas irmãs de maior porte. A CB300R vem assim injetar um estilo fresco e renovado nas ruas das cidades europeias, graças à sua atitude minimalista e despida, partilhada com os modelos de 1000 e de 125 cm³.

A redução do peso confere a este modelo Honda um trunfo e uma vantagem na "guerra das performances" dos modelos de baixo peso. A mistura explosiva de um motor mono-cilíndrico de rotação livre, refrigeração líquida e 286 cm³, aliado a um estilo e presença únicos, dá à CBR300R uma intenção e um entusiasmo inspiradores para os jovens condutores que são impossíveis de disfarçar.



Estilo e Ciclística
O estilo da CB300R, com uma minimização deliberada, coloca em destaque os componentes pretos da moto. Este é outro modelo que comunica segundo o mesmo idioma de design "Neo Sports Café" da CB1000R, este modelo vem trazer uma atitude nova e forte presença ao segmento de motos naked. A traseira em corte oferece suporte para a montagem dos bancos separados para o condutor e passageiro e para o guarda-lamas traseiro. Os apoios para os poisa-pés do condutor e do passageiro são em alumínio.

Tal como na CB125R, o quadro da CB300R é fabricado em aço tubular e prensado, e o braço oscilante construído em chapas de aço com secção cruzada irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem elevada rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças de torção originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.
A rigidez básica do quadro está fortemente ancorada nos pratos de pivot do braço oscilante e no próprio braço oscilante, ambos realizados em aço prensado, permitindo que o quadro de estrutura tubular em aço possa oferecer uma condução muito ágil e um feedback excelente. A forquilha USD de 41 mm complementa a condução suave da CB300R, com um amortecimento muito elástico e adequado.

O mono-amortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação de pré-carga da mola. A repartição do peso a 49,6/50,4 % entre a frente e a traseira da moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com excelentes características de direcionalidade, o que também é coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 143 kg e distância entre eixos compacta de 1.352 mm.


O guiador em alumínio, de diâmetro grande, oferece um raio de viragem de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 mm para o diâmetro de viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito.

Mais uma vez em comum com a irmã de 125 cm³, o disco dianteiro flutuante de 296 mm é atuado por uma pinça Nissin de 4 êmbolos e montagem radial, e o disco traseiro de 220 mm tem uma pinça de 1 êmbolo. Ambos os discos são controlados por um modulador ABS de 2 canais. O sistema de elevada especificação trabalha com base no Sistema IMU (Unidade de Medição de Inércia) para uma distribuição precisa de travagem ABS, entre a frente e a traseira, reagindo ao comportamento da moto.

O painel de instrumentos LCD de 23,5 mm e 230 g, oferece todas as informações necessárias à condução de forma simples: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e mudança engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte superior. O farol em LED usa o conceito de 2 níveis de iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos; o farolim, também em LED, é o mais fino alguma vez montado numa moto Honda.

O depósito com capacidade para 10 litros de combustível está oculto por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo avião". Os consumos são de 3,31 lt/100 km (modo WMTC), que oferecem à CB300R uma autonomia superior a 300 km por cada depósito cheio.



Motor
O motor mono-cilíndrico da CB300R é uma unidade DOHC compacta e refrigerada por líquido, com 286 cm³ e 4 válvulas (o mesmo da CBR300R)  e é uma das "joias da coroa" que já conquistou muitos seguidores graças à sua natureza de rotação livre e excelentes respostas, sendo também um motor que funciona muito bem nas situações de condução do mundo real, quer em cidade ou vias rápidas.

O pico de potência é de 23,1 kW (31,4CV) e chega às 8.500 rpm, com o pico de binário de 27,5 Nm a aparecer às 7.500 rpm. A caixa de 6 velocidades oferece uma excelente distribuição das relações de transmissão, para acelerações poderosas, leva apenas 9,2 segundos a chegar dos 0 aos 200 metros.

O diâmetro e o curso são de 76 x 63 mm e a relação de compressão é de 10,7:1. O sistema de injeção PGM-FI tem uma rampa de aceleração de 38 mm e admissão de trajeto curto e a direito, oferecendo respostas vivas ao acelerador em toda a faixa de rotação. O escape montado em posição rebaixada tem um silenciador de dupla câmara do lado direito.

Para reduzir os custos de manutenção, o motor foi concebido tendo em consideração a utilização do mínimo possível de peças móveis. Detalhes como os segmentos de baixo atrito, o radiador com ninho de alta densidade e a vela de ignição com ponta de irídio ajudam a aumentar a eficiência de combustível.



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR
Tipo Mono-cilindro, 4T, refrigeração por líquido
Cilindrada (cm³) 286cc
Diâmetro x Curso (mm) 76 x 63
Taxa de compressão 10,7:1
Potência máxima 31,4cv (23,1kW)/8.500rpm
Binário máximo 27,5Nm/7,500rpm
Depósito de óleo 1,8/1,5 litros
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Tipo Injeção eletrónica PGM-FI
Depósito do combustível 10,0 litros
Consumo de combustível 3,3lt/100km (WMTC)
SISTEMA ELÉTRICO
Arranque Elétrico
Bateria 12V 7AH
Capacidade ACG 318W
TRANSMISSÃO
Embraiagem Multi-disco banhada em óleo
Transmissão 6 velocidades
Final Corrente
QUADRO
Tipo Aço; geometria tipo diamante
CICLÍSTICA
Dimensões (CxLxA) 2012mm x 802mm x 1052mm
Distância entre eixos 1352mm
Ângulo da coluna da direção 24º
Altura do assento 799mm
Distância mínima ao solo 151mm
Peso em ordem de marcha 143kg (versão ABS)
Raio de viragem 2,3m
SUSPENSÃO
Dianteira Forquilha telescópica de 41 mm, curso de 130mm
Traseira Mono-amortecedor, braço oscilante Pro-Link, curso de 107mm
RODAS
Jante dianteira 17" Liga de alumínio, multi-raios
Jante traseira 17" Liga de alumínio, multi-raios
Pneu dianteiro 110/70R17M/C 54H
Pneu traseiro 150/60R17M/C 65H
TRAVÕES
ABS 2 canais com IMU
Dianteiro Disco único de 296 mm com pinça de 2 pistões e pastilhas de metal sinterizado
Traseiro Disco único de 220 mm com pinça de um pistão e pastilhas de metal sinterizado

Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC. Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.


Fonte: Honda
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