Honda CB300R - toda a informação
A gama da Honda para 2018 inclui uma novo modelo: a CB300R. Esta assume-se como a intermédia da nova família "Neo Sports Café", composta pelas irmãs CB125R e a mais potente CB1000R.
A CB300R é o grande passo em frente dos
jovens pilotos depois de terem conduzido um modelo de 125 cm³ e que queiram evoluir as suas aptidões. Está equipada com diversas características premium que têm origem nas suas irmãs de maior porte. A CB300R vem assim
injetar um estilo fresco e renovado nas ruas das cidades europeias,
graças à sua atitude minimalista e despida, partilhada
com os modelos de 1000 e de 125 cm³.
A redução do peso confere a este modelo Honda um trunfo e uma
vantagem na "guerra das performances" dos modelos de baixo peso. A
mistura explosiva de um motor mono-cilíndrico de rotação livre,
refrigeração líquida e 286 cm³, aliado a um estilo e presença únicos, dá
à CBR300R uma intenção e um entusiasmo inspiradores para os jovens
condutores que são impossíveis de disfarçar.
Estilo e Ciclística
O estilo da CB300R, com uma minimização deliberada, coloca em destaque os componentes pretos da moto. Este é outro modelo que comunica segundo o mesmo idioma de design "Neo Sports Café" da CB1000R, este modelo vem trazer uma atitude nova e forte presença ao segmento de motos naked. A traseira em corte oferece suporte para a montagem dos bancos separados para o condutor e passageiro e para o guarda-lamas traseiro. Os apoios para os poisa-pés do condutor e do passageiro são em alumínio.
Tal como na CB125R, o quadro da CB300R é fabricado em aço tubular e
prensado, e o braço oscilante construído em chapas de aço com secção
cruzada irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem
elevada rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças
de torção originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.
A rigidez básica do quadro está fortemente ancorada nos pratos de pivot
do braço oscilante e no próprio braço oscilante, ambos realizados em aço
prensado, permitindo que o quadro de estrutura tubular em aço possa
oferecer uma condução muito ágil e um feedback excelente. A forquilha
USD de 41 mm complementa a condução suave da CB300R, com um
amortecimento muito elástico e adequado.
O mono-amortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação de pré-carga
da mola. A repartição do peso a 49,6/50,4 % entre a frente e a traseira
da moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com
excelentes características de direcionalidade, o que também é
coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 143 kg e
distância entre eixos compacta de 1.352 mm.
O guiador em alumínio, de diâmetro grande, oferece um raio de viragem
de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 mm para o diâmetro de
viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito.
Mais uma vez em comum com a irmã de 125 cm³, o disco dianteiro flutuante de 296 mm é atuado por uma pinça Nissin
de 4 êmbolos e montagem radial, e o disco traseiro de 220 mm tem uma
pinça de 1 êmbolo. Ambos os discos são controlados por um modulador ABS
de 2 canais. O sistema de elevada especificação trabalha com base no
Sistema IMU (Unidade de Medição de Inércia) para uma distribuição
precisa de travagem ABS, entre a frente e a traseira, reagindo ao
comportamento da moto.
O painel de instrumentos LCD de 23,5 mm e 230 g, oferece todas as informações necessárias à condução
de forma simples: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e
mudança engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte
superior. O farol em LED usa o conceito de 2 níveis de
iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos;
o farolim, também em LED, é o mais fino alguma vez montado numa moto Honda.
O depósito com capacidade para 10 litros de combustível está oculto
por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo
avião". Os consumos são de 3,31 lt/100 km (modo
WMTC), que oferecem à CB300R uma autonomia superior a 300 km por cada
depósito cheio.
Motor
O motor mono-cilíndrico da CB300R é uma unidade DOHC compacta e
refrigerada por líquido, com 286 cm³ e 4 válvulas (o mesmo da CBR300R) e é uma das "joias da coroa" que já conquistou muitos seguidores graças
à sua natureza de rotação livre e excelentes respostas, sendo também um motor que funciona muito bem nas situações de condução do
mundo real, quer em cidade ou vias rápidas.
O pico de potência é de 23,1 kW (31,4CV) e chega às 8.500 rpm, com o
pico de binário de 27,5 Nm a aparecer às 7.500 rpm. A caixa de 6
velocidades oferece uma excelente distribuição das relações de
transmissão, para acelerações poderosas, leva apenas 9,2
segundos a chegar dos 0 aos 200 metros.
O diâmetro e o curso são de 76 x 63 mm e a relação de compressão é de
10,7:1. O sistema de injeção PGM-FI tem uma rampa de aceleração de 38
mm e admissão de trajeto curto e a direito, oferecendo respostas vivas ao
acelerador em toda a faixa de rotação. O escape montado em posição
rebaixada tem um silenciador de dupla câmara do lado direito.
Para reduzir os custos de manutenção, o motor foi concebido tendo
em consideração a utilização do mínimo possível de peças móveis.
Detalhes como os segmentos de baixo atrito, o radiador com ninho de
alta densidade e a vela de ignição com ponta de irídio ajudam a aumentar
a eficiência de combustível.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR | |
Tipo | Mono-cilindro, 4T, refrigeração por líquido |
Cilindrada (cm³) | 286cc |
Diâmetro x Curso (mm) | 76 x 63 |
Taxa de compressão | 10,7:1 |
Potência máxima | 31,4cv (23,1kW)/8.500rpm |
Binário máximo | 27,5Nm/7,500rpm |
Depósito de óleo | 1,8/1,5 litros |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Tipo | Injeção eletrónica PGM-FI |
Depósito do combustível | 10,0 litros |
Consumo de combustível | 3,3lt/100km (WMTC) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Bateria | 12V 7AH |
Capacidade ACG | 318W |
TRANSMISSÃO | |
Embraiagem | Multi-disco banhada em óleo |
Transmissão | 6 velocidades |
Final | Corrente |
QUADRO | |
Tipo | Aço; geometria tipo diamante |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (CxLxA) | 2012mm x 802mm x 1052mm |
Distância entre eixos | 1352mm |
Ângulo da coluna da direção | 24º |
Altura do assento | 799mm |
Distância mínima ao solo | 151mm |
Peso em ordem de marcha | 143kg (versão ABS) |
Raio de viragem | 2,3m |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica de 41 mm, curso de 130mm |
Traseira | Mono-amortecedor, braço oscilante Pro-Link, curso de 107mm |
RODAS | |
Jante dianteira | 17" Liga de alumínio, multi-raios |
Jante traseira | 17" Liga de alumínio, multi-raios |
Pneu dianteiro | 110/70R17M/C 54H |
Pneu traseiro | 150/60R17M/C 65H |
TRAVÕES | |
ABS | 2 canais com IMU |
Dianteiro | Disco único de 296 mm com pinça de 2 pistões e pastilhas de metal sinterizado |
Traseiro | Disco único de 220 mm com pinça de um pistão e pastilhas de metal sinterizado |
Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC. Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.
Fonte: Honda