10.11.17

Honda CB125R - toda a informação

Para 2018, a Honda criou a CB125R. Parte da nova família de modelos desportivos naked, com estilo Neo Sports Café – que inclui também a CB1000R e a CB300R, ambas novas para 2018 – esta moto destila todo o entusiasmo de quem chega pela primeira vez ao mundo das duas rodas, num formato muito compacto e de baixo peso.

A CB125R pode ter aspeto de moto maior mas, na realidade, pesa apenas 125,8 kg (peso em ordem de marcha), originando uma condução extremamente fácil. O seu motor mono-cilíndrico de refrigeração líquida sobe facilmente de rotação e oferece acelerações fortes na gama compreendida entre baixa e média rotação, com uma presença única e forte que atrai e inspira os condutores mais jovens.



Estilo e Ciclística
O estilo da CB125R é exclusivo deste modelo, com uma minimização propositada que coloca em destaque os componentes pretos da moto, trazendo uma atitude nova e forte presença à gama de motos de entrada da Honda. A traseira em corte representa esta atitude minimalista levada ao extremo, apenas com montagem para o suporte do guarda-lamas traseiro; os dois pares de pendurais para poisa-pés são em alumínio.

O quadro da CB125R é fabricado em aço tubular e prensado e o braço oscilante é construído em chapas de aço com secção cruzada irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem elevada rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças de torção originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.
A rigidez básica do quadro está fortemente ancorada no braço oscilante e nos pratos de pivot deste, ambos realizados em aço prensado, permitindo que o quadro de estrutura tubular em aço possa oferecer uma condução muito ágil e um feedback excelente; os valores da inclinação da coluna da direção e do eixo de arraste (trail) são de 24,2°/90,2 mm, respetivamente. A forquilha USD de 41 mm e especificação elevada complementa a condução suave da CB125R, com um amortecimento muito elástico e constantes de mola adequadas.

O mono-amortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação da pré-carga da mola. A repartição de peso com 51,6% na frente e 48,4% na traseira da moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com excelentes características de direcionalidade, o que também é coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 125,8 kg e distância entre eixos compacta de 1.345 mm.


O guiador em alumínio de diâmetro grande oferece um raio de viragem de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 m para o diâmetro de viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito. A altura do banco é de 816 mm.

O disco dianteiro flutuante de 296 mm é atuado por uma pinça Nissin de 4 êmbolos e de montagem radial e o traseiro de 220 mm tem uma pinça de 1 êmbolo e ambos os discos são controlados por um modulador ABS de 2 canais. O sistema de elevada especificação trabalha com base no Sistema IMU (Unidade de Medição de Inércia) para uma distribuição precisa de travagem ABS, entre a frente e a traseira, dependendo do comportamento da moto. O pneu traseiro é de tipo radial nas medidas 150/60R17, complementado por um pneu dianteiro também radial com medidas 110/70R17.

Apesar de fino (23,5 mm) e leve (230 g), o painel de instrumentos LCD oferece todas as informações necessárias à condução: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e mudança engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte superior. A iluminação integral é efetuada por LEDs, sendo que o farol usa o conceito de dois níveis de iluminação, em cima para o feixe de médios e em baixo para o de máximos, e o farolim traseiro é o mais fino alguma vez montado numa moto Honda.

O depósito com capacidade para 10,1 litros de combustível está oculto por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo avião". Os extraordinários consumos de 2,06 lt/100 km (em modo WMTC) oferecem à CB125R uma autonomia superior a 480 km por cada depósito cheio.

Motor
O motor mono-cilíndrico SOHC compacto de 124,7 cm³, 2 válvulas e refrigeração líquida (derivado da unidade que equipa a CBR125R) foi concebido para oferecer excelentes respostas nas situações de condução do mundo real. O pico de potência é de 9,8 kW (13CV) e chega às 10.000 rpm, com o pico de binário de 10 Nm a aparecer às 8.000 rpm.

O diâmetro e o curso são de 58 x 47,2 mm e a relação de compressão é de 11:1. O sistema de injeção PGM-FI oferece respostas vivas ao acelerador em toda a faixa de rotação. O escape montado em posição rebaixada tem um silenciador de dupla câmara.

As relações de transmissão da caixa de 6 velocidades estão bem distribuídas e oferecem acelerações poderosas na gama de baixa e média rotação, capacitando a CB125R chegar aos 50 km/h em 11,4 segundos.



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MOTOR
Tipo Mono-cilíndrico, 4T, 2 válvulas, SOHC, refrigeração por liquido
Cilindrada (cm³) 125cc
Válvulas por cilindro 2
Diâmetro x Curso (mm) 58 x 47,2
Taxa de compressão 11,0:1
Potência máxima 13,3cv (9,8kw)/10.000rpm
Binário máximo 10Nm/8000rpm
Depósito de óleo 1,3 litros
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
Tipo Injeção eletrónica PGM-FI
Depósito do combustível 10,1 litros
Consumo de combustível 2,06lt/100km (WMTC)
SISTEMA ELÉTRICO
Arranque Elétrico
Bateria YTZ6V 12V 5Ah MF
Capacidade ACG 250W/5000rpm
TRANSMISSÃO
Embraiagem Multi-disco humedecida, molas helicoidais
Transmissão 6 velocidades
Final Corrente
QUADRO
Tipo Aço configuração diamante
CICLÍSTICA
Dimensões (CxLxA) 2015mm x 820mm x 1055mm
Distância entre eixos 1345mm
Ângulo da coluna da direção 24,2º
Avanço (trail) 90,2mm
Altura do assento 816mm
Distância mínima ao solo 140mm
Peso em ordem de marcha 126kg
Raio de viragem 2,3m
SUSPENSÃO
Dianteira Forquilha telescópica invertida de 41mm
Traseira Mono amortecedor
RODAS
Jante dianteira 17"M/C x MT3.00
Jante traseira 17"M/C x MT4.00
Pneu dianteiro 110/70R17 M/C 54H
Pneu traseiro 150/60R17 M/C 66H
TRAVÕES
Dianteiro Disco único (240mm), pinça duplo pistão
Traseiro Tambor (130mm)
ABS Independente com IMU (frente e traseira)
INSTRUMENTOS E ILUMINAÇÃO
Painel de instrumentos LCD
Farol LED com 13W (médio), 8,8W (máximos)
Farolim LED com 2,5W (stop), 0,4W (luz traseira)

Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC. Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.


Fonte: Honda
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