Honda CB125R - toda a informação
Para 2018, a Honda criou a CB125R. Parte da nova família de modelos desportivos
naked, com estilo Neo Sports Café – que inclui também a CB1000R e a
CB300R, ambas novas para 2018 – esta moto destila todo o entusiasmo de
quem chega pela primeira vez ao mundo das duas rodas, num formato muito
compacto e de baixo peso.
A CB125R pode ter aspeto de moto maior mas, na realidade, pesa apenas
125,8 kg (peso em ordem de marcha), originando uma condução extremamente
fácil. O seu motor mono-cilíndrico de refrigeração líquida sobe
facilmente de rotação e oferece acelerações fortes na gama compreendida
entre baixa e média rotação, com uma presença única e forte que atrai e
inspira os condutores mais jovens.
Estilo e Ciclística
O estilo da CB125R é exclusivo deste modelo, com uma minimização
propositada que coloca em destaque os componentes pretos da moto, trazendo uma atitude nova e forte presença à gama de
motos de entrada da Honda. A traseira em corte representa esta atitude
minimalista levada ao extremo, apenas com montagem para o suporte do
guarda-lamas traseiro; os dois pares de pendurais para poisa-pés são em
alumínio.
O quadro da CB125R é fabricado em aço tubular e prensado e o
braço oscilante é construído em chapas de aço com secção cruzada
irregular. Estes dois componentes foram concebidos para terem elevada
rigidez longitudinal e oferecerem excelente controlo às forças de torção
originadas pela deflexão das rodas, mas sem excesso de rigidez ou de peso.
A rigidez básica do quadro está fortemente ancorada no braço oscilante e nos pratos de
pivot deste, ambos realizados
em aço prensado, permitindo que o quadro de estrutura tubular em aço
possa oferecer uma condução muito ágil e um feedback excelente; os
valores da inclinação da coluna da direção e do eixo de arraste (trail)
são de 24,2°/90,2 mm, respetivamente. A forquilha USD de 41 mm e
especificação elevada complementa a condução suave da CB125R, com um
amortecimento muito elástico e constantes de mola adequadas.
O mono-amortecedor traseiro possui 5 níveis de regulação da pré-carga
da mola. A repartição de peso com 51,6% na frente e 48,4% na traseira da
moto oferece uma aderência muito positiva na roda dianteira, com
excelentes características de direcionalidade, o que também é
coadjuvado pelo baixo peso em ordem de marcha de apenas 125,8 kg e
distância entre eixos compacta de 1.345 mm.
O guiador em alumínio de diâmetro grande oferece um raio de viragem
de 40° entre batentes e o valor de apenas 2,3 m para o diâmetro de
viragem facilita imenso as manobras no meio do trânsito. A altura do
banco é de 816 mm.
O disco dianteiro flutuante de 296 mm é atuado por uma pinça Nissin de 4 êmbolos e de montagem radial e o traseiro de 220 mm tem uma
pinça de 1 êmbolo e ambos os discos são controlados por um modulador ABS
de 2 canais. O sistema de elevada especificação trabalha com base no
Sistema IMU (Unidade de Medição de Inércia) para uma distribuição
precisa de travagem ABS, entre a frente e a traseira, dependendo do
comportamento da moto. O pneu traseiro é de tipo radial nas medidas
150/60R17, complementado por um pneu dianteiro também radial com
medidas 110/70R17.
Apesar de fino (23,5 mm) e leve (230 g), o painel de instrumentos LCD oferece todas as informações necessárias à
condução: velocidade, rotação do motor, nível do combustível e mudança
engrenada, com as luzes indicadoras espalhadas pela parte superior. A
iluminação integral é efetuada por LEDs, sendo que o farol usa o conceito de dois níveis de iluminação, em cima para o
feixe de médios e em baixo para o de máximos, e o farolim traseiro é o
mais fino alguma vez montado numa moto Honda.
O depósito com capacidade para 10,1 litros de combustível está oculto
por baixo das tampas e resguardos angulares e inclui um tampão "tipo
avião". Os extraordinários consumos de 2,06 lt/100 km (em modo
WMTC) oferecem à CB125R uma autonomia superior a 480 km por cada
depósito cheio.
Motor
O motor mono-cilíndrico SOHC compacto de 124,7 cm³, 2 válvulas e
refrigeração líquida (derivado da unidade que equipa a
CBR125R) foi concebido para oferecer excelentes respostas nas situações
de condução do mundo real. O pico de potência é de 9,8 kW (13CV) e chega
às 10.000 rpm, com o pico de binário de 10 Nm a aparecer às 8.000 rpm.
O diâmetro e o curso são de 58 x 47,2 mm e a relação de compressão é
de 11:1. O sistema de injeção PGM-FI oferece respostas vivas ao
acelerador em toda a faixa de rotação. O escape montado em posição
rebaixada tem um silenciador de dupla câmara.
As relações de transmissão da caixa de 6 velocidades estão bem
distribuídas e oferecem acelerações poderosas na gama de baixa e média
rotação, capacitando a CB125R chegar aos 50 km/h em 11,4 segundos.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR | |
Tipo | Mono-cilíndrico, 4T, 2 válvulas, SOHC, refrigeração por liquido |
Cilindrada (cm³) | 125cc |
Válvulas por cilindro | 2 |
Diâmetro x Curso (mm) | 58 x 47,2 |
Taxa de compressão | 11,0:1 |
Potência máxima | 13,3cv (9,8kw)/10.000rpm |
Binário máximo | 10Nm/8000rpm |
Depósito de óleo | 1,3 litros |
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL | |
Tipo | Injeção eletrónica PGM-FI |
Depósito do combustível | 10,1 litros |
Consumo de combustível | 2,06lt/100km (WMTC) |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Arranque | Elétrico |
Bateria | YTZ6V 12V 5Ah MF |
Capacidade ACG | 250W/5000rpm |
TRANSMISSÃO | |
Embraiagem | Multi-disco humedecida, molas helicoidais |
Transmissão | 6 velocidades |
Final | Corrente |
QUADRO | |
Tipo | Aço configuração diamante |
CICLÍSTICA | |
Dimensões (CxLxA) | 2015mm x 820mm x 1055mm |
Distância entre eixos | 1345mm |
Ângulo da coluna da direção | 24,2º |
Avanço (trail) | 90,2mm |
Altura do assento | 816mm |
Distância mínima ao solo | 140mm |
Peso em ordem de marcha | 126kg |
Raio de viragem | 2,3m |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Forquilha telescópica invertida de 41mm |
Traseira | Mono amortecedor |
RODAS | |
Jante dianteira | 17"M/C x MT3.00 |
Jante traseira | 17"M/C x MT4.00 |
Pneu dianteiro | 110/70R17 M/C 54H |
Pneu traseiro | 150/60R17 M/C 66H |
TRAVÕES | |
Dianteiro | Disco único (240mm), pinça duplo pistão |
Traseiro | Tambor (130mm) |
ABS | Independente com IMU (frente e traseira) |
INSTRUMENTOS E ILUMINAÇÃO | |
Painel de instrumentos | LCD |
Farol | LED com 13W (médio), 8,8W (máximos) |
Farolim | LED com 2,5W (stop), 0,4W (luz traseira) |
Nota: Todas as especificações são provisórias e sujeitas a alterações sem aviso prévio. Os valores indicados de consumo são resultados obtidos pela Honda, em
condições de teste uniformizadas, tal como prescrito pelo método WMTC.
Os testes foram realizados em estrada aberta usando a versão base do
veículo, só com o condutor e sem equipamento opcional adicional.
Fonte: Honda