10.11.17

Primeiro Honda CR-V diesel de competição participa em evento de beneficiência

A Honda do Reino Unido revelou hoje um exemplar único do CR-V preparado para competições. O SUV foi projetado e construído pela Mission Motorsport - The Forces’ Motorsport Charity, instituição que se dedica a ajudar na recuperação e reabilitação de pessoas afetadas em operações militares através de oportunidades no desporto motorizado.

O carro foi desenvolvido em parceria com a instituição de beneficência e a equipa da Synchro Motorsports na fábrica inglesa da Honda em Swindon, e irá competir nas 12 horas da Race of Remembrance (Corrida da Lembrança) este fim de semana no circuito de Anglesey, Wales. Este evento comemora os sacrifícios feitos pelos militares e suas famílias no decorrer do serviço.

A versão escolhida foi a mais potente da gama diesel do CR-V atualmente no Reino Unido, a 1.6 i-DTEC AWD EX com transmissão automática de 9 velocidades que facilitará a condução aos amputados da equipa.

O SUV foi amplamente modificado pela Mission Motorsport para competir. No exterior, por questões de segurança, o tejadilho panorâmico foi substituído por um painel Perspex transparente, foi adicionada uma barra de iluminação em LED na grelha, dado que metade da competição decorrerá à noite, e no tejadilho e capô foram instaladas entradas de ar para arrefecimento do motor e dos pilotos. Uma suspensão especial teve de ser adaptada para rebaixar significativamente o centro de gravidade, e foram adicionados suportes radiais feitos por encomenda para permitir o uso dos travões Brembo do Civic Type R, o que levou ao uso de jantes mais largas do Civic Sport. Foram ainda fabricados braços de controlo do "camber" das rodas para permitir ao conjunto suportar a nova altura ao piso do veículo. Por fim, na frente do CR-V foram colocados ganchos de reboque regulamentares.
No interior, à exceção do tablier, foi tudo removido e instaladas uma backet com cinto/arnês de competição e uma gaiola de segurança feita à medida.


A equipa é constituída pelo soldado Lionel O’Connor (que perdeu a perna esquerda no Iraque), Jon-Allan Butterworth (medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de 2016 e que perdeu o braço esquerdo no Iraque), pelo jornalista automóvel Alex Goy e pelo CEO da Mission Motorsport e instrutor-chefe Major (reserva) James Cameron que irá orientar os 3 pilotos inexperientes.

No ano passado, o Honda Civic Type R preparado pela Synchro foi o vencedor da classe Convidados.

A 4ª edição da Corrida da Lembrança terá a participação de 45 equipas e decorrerá este fim de semana, de 11 a 12 de novembro, das 15h às 21h de sábado e a partir das 9h de domingo (horas locais), pausando para o Remembrance Service que decorrerá junto às boxes com pilotos, equipas, organização e espectadores.

Confira o ensaio que fizemos ao Honda CR-V 1.6 i-DTEC AWD Auto.





Fonte: Honda
Back To Top