Indemnização milionária após grave acidente com Honda Jazz mal reparado

Mas isto é tudo muito bonito no caso dos carros novos. Então e no caso dos usados?... se o veículo nunca teve um acidente, aparte do desgaste temporal, os pressupostos anteriores deverão manter-se, o problema surge quando o veículo foi vítima de um acidente. Ninguém, ou pelo menos ninguém de cabeça sã e com amor à vida compra um usado que esteve envolvido num acidente sem saber a gravidade do mesmo e o que foi afetado... ou compra? Nesta altura, a sua resposta terá sido, claro que não!... pois, e tem a certeza de que o vendedor lhe disse a verdade?, e tem a certeza que o vendedor sabe se o carro esteve envolvido num acidente?, e mesmo que o informem disso, quem lhe garante que o arranjo foi feito com o devido profissionalismo e não a despachar?
A situação em causa passou-se nos EUA, em 2013, quando um casal de
texanos se viu envolvido num acidente frontal com o seu Honda Jazz de
2010 durante uma viagem de Natal.
De acordo com o canal Fox 4, a maneira como a colisão se deu fez
com que o casal Seebachan ficasse preso dentro do Jazz, com as portas
encravadas e com o depósito de combustível furado. E como se não
bastasse todo este cenário e adversidades, para piorar a situação, o
Honda incendiou-se com o casal lá dentro. A pendura saiu a tempo sofrendo alguns ferimentos, mas o condutor, preso, apenas conseguiria sair um pouco mais tarde ajudado por terceiros, já o veículo se encontrava em chamas. Depois de resgatados, o interior do Honda Jazz acabou completamente carbonizado.
Após a peritagem ficou provado que o tejadilho do Honda Jazz adquirido usado pelos Seebachan, tinha sido previamente substituído devido a danos causados por granizo. O facto nunca foi comunicado ao vendedor pelo anterior proprietário ou pela oficina que efetuou a reparação e consequentemente ao casal no momento da compra.
De acordo com a vistoria, e mais tarde admitido pelo diretor da oficina de reparação, o novo tejadilho foi colado ao invés de ter sido soldado.
A peritagem concluiu ainda que as consequências do acidente poderiam ter sido minimizadas ou evitadas se o arranjo tivesse sido feito de acordo com as boas práticas e especificações da Honda.
O casal acabou por processar a oficina pelo arranjo defeituoso, alegando que devido ao tejadilho ter sido colado, a integridade e rigidez estrutural do veículo ficou comprometida. Durante as audiências, ficou ainda provado que a oficina escondeu a falcatrua quer do vendedor como do anterior proprietário, e que o arranjo não ficou registado no historial do automóvel.
Quase 4 anos depois, três dos quais Matthew Seebachan passou no hospital em recuperação das queimaduras, os tribunais de Dallas deram razão ao casal e decidiram numa indemnização de 42 milhões de dólares.
À Fox 4, os Seebachan afirmaram que não se trata do dinheiro, mas sim de despertar a atenção das pessoas e das autoridades quanto à fiscalização de casos semelhantes, para que situações destas não se voltem a repetir.
E em Portugal?... quantos andaram a circular ou a serem vendidos em semelhantes condições?
Este caso é apenas um exemplo que demonstra a importância da existência de um registo fidedigno e de fácil consulta do historial dos veículos usados.Fonte: Fox 4 News