3.3.17

Honda Electro Gyrocator, o primeiro "GPS" automóvel é reconhecido pela sua inovação

A Honda acaba de ver reconhecido o seu contributo para o nascimento do moderno sistema de navegação que temos nos nossos veículos.

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos (IEEE), a maior organização mundial sem fins lucrativos de profissionais nas áreas de eletricidade, eletrónica, informação e comunicação, homenageou o Honda Electro Gyrocator como um Marco histórico IEEE, tornando a Honda na primeira empresa da indústria automóvel a ser honrada por este programa.
A atribuição reconhece o desenvolvimento do "Electro Gyrocator" como o desencadeador da popularização global dos sistemas de navegação automóvel baseados em mapas e contribuidor de um padrão global para os sistemas de navegação.

O Honda Electro Gyrocator, desenvolvido pela Honda em parceria com a Alpine e a Stanley Eletric Co., foi comercializado apenas durante um ano, em 1981, e é hoje considerado o primeiro sistema automóvel de navegação do mundo baseada em mapas.
Ao contrário dos sistemas de hoje que obtêm o posicionamento do veículo pelos satélites GPS, este sistema funcionava por inércia através do uso de um giroscópio a gás hélio, um dispositivo constituído por uma roda giratória montada sobre uma base de modo a poder rodar livremente nos três eixos. O sensor do giroscópio, em combinação com um sensor de distância, um microcomputador e outras tecnologias, detetava a direção, a rotação e a distância percorrida à medida que o veículo se movia, calculando a posição atualizada do carro. A informação da localização e trajetória era então mostrada num monitor CRT onde era colada uma película com o excerto do mapa.
Em 1981, o sistema que pesava 9 kg, era oferecido como um opcional para o Honda Accord pela "módica" quantia de 300 mil ienes, cerca de 1.180 euros (3.263 euros atualmente). Desconhece-se se algum chegou a ser vendido.

O IEEE é a uma organização de extrema credibilidade e uma "voz" de autoridade nas mais variadas áreas, desde sistemas aeroespaciais e engenharia biomédica a produtos eletrónicos para o consumidor corrente.
O programa criado pelo instituto, os Marcos IEEE, pretendem honrar conquistas inovadoras nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, eletrónica e elétrica, com pelo menos 25 anos e que tenham contribuído significativamente para o avanço da sociedade e da indústria.



Fonte: Honda
Back To Top