Travagem automática pode ser próximo sistema de segurança para motociclos
Segundo imagens da patente publicada pelo gabinete de patentes e marcas registadas norte-americano (USPTO), a Honda estará a trabalhar num sistema de travagem eletrónica automática que irá abrandar a moto em caso de uma colisão eminente.
Os desenhos que acompanham o pedido da patente demonstram que o sistema ainda se encontra numa fase bastante inicial, mostrando apenas gráficos esquemáticos do funcionamento e vetores de travagem. São mencionados os limites de travagem das rodas e as operações de travagem frontal e traseira independentes controladas pelo sistema automatizado.
Pelo que se pode depreender dos gráficos, a intenção da fabricante japonesa é de que este sistema funcione tanto em reta como em curva.
Aparentemente o sistema funcionará de forma semelhante à dos automóveis, calculando a possibilidade de uma colisão com outro veículo ou objeto através de um radar posicionado na zona frontal do veículo.
Se a possibilidade de uma colisão for detetada pelo sistema, este verificará se o motociclista iniciou o processo de abrandamento. Em caso afirmativo, o sistema auxiliará a travagem aplicando uma pressão extra com a mesma proporção na roda da frente como na traseira. Se o motociclista se encontrar distraído e não travar a tempo, o sistema acionará primeiro o travão traseiro evitando que a moto "afunde" a frente e provoque um coice que resulte na queda do motociclista. Ao mesmo tempo, o sistema calcula o coeficiente de fricção do piso de contacto para determinar os limites da travagem.
O passo seguinte é a aplicação continua, mas não abrupta, da travagem na roda frontal de forma a que a moto reduza a velocidade até parar, evitando assim a colisão.
Este sistema, associado ao sistema de auto-equilíbrio apresentado no último CES, o Honda Riding Assist, será a visão da Honda para a segurança ativa nos seus motociclos do futuro.
Uma coisa é certa, juntamente com este sistema, terá de existir um outro que também analise as reais condições do piso, se o mesmo se encontra sem imperfeições, com óleo, gelo ou água, que afete os resultados destas travagens automatizadas. Por isso, resta agora saber como todos estes sistemas irão funcionar em conjunto para que o motociclista não seja surpreendido com travagens inesperadas e acabe no chão desnecessariamente.
Fonte: USPTO