Honda "Safe Swarm" - a evolução do pacote de segurança "ADAS"
No âmbito do seu "Ecossistema de Mobilidade Cooperativa", a Honda demonstrou no CES deste ano, uma série de protótipos e tecnologias destinadas a minimizar os problemas de mobilidade pessoal e global, problemas esses que se apresentam nos dias de hoje e cuja tendência é a de se agravarem no futuro.
Com a tecnologia de automatização cada vez mais perto de ser algo comum nos veículos, a Honda prevê um futuro onde estes comunicam entre si e reagem de forma a minimizar ao máximo os incidentes viários, desde o simples congestionamento a acidentes de maior gravidade, gerando um tráfego fluido e sincronizado, tal como acontece na natureza com os bandos de pássaros ou cardumes de peixes.
Inspirada nestes comportamentos da natureza, a Honda criou o conceito "Safe Swarm" com objetivo de proporcionar uma condução mais segura e eficiente. Através de uma coordenação operacional cooperativa, este conceito permitirá uma mobilidade com menos stress e, em última instância, sem colisões.
Demonstrando este conceito no CES, a Honda pretende que os visitantes se imaginem num mundo em que os veículos utilizam o princípio da bio-mímica e comunicam entre eles através de um sistema de curto alcance dedicado (DSRC - dedicated short range communication), auxiliando o condutor em situações mais complexas.
"A era automatizada está aí, e a Honda, tal como todos os construtores automóveis, está a trabalhar para melhorar esta tecnologia de forma a alcançarmos o objetivo de uma sociedade sem colisões até 2040. (...) Utilizando comunicações entre veículos e entre estes e as infraestruturas viárias, e através dessa informação e de inteligência artificial, a Honda trabalhará com outros para criar um ambiente em que as condições das estradas serão previstas e gerenciadas, e as colisões evitadas."- comentou Frank Paluch,
presidente da Honda R&D Americas, durante o evento.
Assistência à entrada em vias rápidas
Prevenção de congestionamento - travagem brusca
Prevenção de colisões
Prevenção de congestionamento - estrangulamento de via
Fonte: Honda