Bateria de magnésio Honda-Saitec chegará em breve
A Honda Motor Co. em conjunto com um grupo de pesquisa e desenvolvimento do Centro Tecnológico Industrial de Saitama (Saitec), Japão, afirmam ter desenvolvido a primeira bateria funcional recarregável à base de magnésio do mundo.
A tecnologia terá sido desenvolvida pela equipa do Saitec na cidade de Kawaguchi, prefeitura de Saitama, e sua viabilidade verificada pela equipa de pesquisa e desenvolvimento da Honda na cidade de Wako.
Em termos económicos e para o consumidor, esta nova bateria poderá revolucionar o mercado nos mais variados setores.
Para os fabricantes de produtos com baterias torna-se uma forma de reduzir custos uma vez que o magnésio é 96% mais barato que o lítio (que integra a maioria das baterias atuais), para o consumidor, aparelhos como smartphones, tablets e portáteis veriam a sua autonomia aumentar.
De acordo com as alegações feitas pela parceria Honda-Saitec, esta nova bateria responderá a dois problemas atuais das baterias de lítio e magnésio: um dos maiores problemas das baterias de iões de lítio é a sua limitada capacidade de aumentar a quantidade de energia armazenada, e um dos grandes desafios em incluir magnésio nas baterias recarregáveis é o de evitar o rápido deterioramento do material pelo processo de
recarregamento.
Para resolver isto, foi introduzido um novo material no pólo positivo, óxido de vanádio. Este material facilitará a circulação dos iões entre este pólo e o negativo baseado em magnésio. O óxido de vanádio permite ainda um maior número de carregamentos sem se verificar a deterioração da bateria.
Sendo o magnésio inflamável, a equipa adicionou também uma substância orgânica para diminuir o risco da bateria se incendiar.
Segundo confirmado pela equipa Saitec-Honda, no que toca a tempo de vida e segurança, o protótipo desta nova bateria de magnésio tem um desempenho idêntico às de lítio.
A equipa está agora a trabalhar com fabricantes de baterias para desenvolverem uma forma de a produzir em massa.
Tanto a equipa Saitec como a Honda Motor Co. esperam que a bateria de magnésio esteja à venda em 2018. O anúncio da bateria será feito oficialmente no próximo mês num encontro cientifico que decorrerá em Chiba, nos arredores de Tóquio.
A nova tecnologia será inicialmente comercializada para as baterias de telemóveis e outros dispositivos móveis. Mas no futuro, se os avanços tecnológicos ao nível de resistência ao calor e capacidade o permitirem, as baterias poderão ser vir a ser aplicadas em veículos.
Fonte: Nikkei