Híbridos poderão regressar à gama da Honda
O escândalo das emissões de CO2 que se
propagou pela indústria automóvel, a evolução da tecnologia, a mudança
de mentalidades para com os carros híbridos e elétricos e dado que a
Honda tem uma significativa presença híbrida no seu país e nos EUA,
levaram a construtora nipónica a ponderar seriamente no regresso da
versão híbrida do Civic como concorrente do Toyota Prius e do novo
Hyundai Ioniq.
A verdade é que a plataforma da 10ª geração do Civic
foi desenvolvida não apenas a pensar nas energias tradicionais mas
também na sua adaptação aos sistemas híbridos e de hidrogénio.
Segundo o que Mitsuru Kariya, líder do projeto de desenvolvimento do novo Civic, declarou à AutoExpress "A nova plataforma é bastante flexível e incorpora a possibilidade de novas versões híbridas."
Kariya dá ainda a entender que, daqui para a frente, as atenções da marca se irão focar no desenvolvimento das tecnologias híbridas e alternativas em detrimento do diesel: "Os passos evolutivos dos motores a diesel estão agora praticamente limitados, por isso estamos a mudar os recursos do diesel para a eletricidade."
Outro fator que irá contribuir para a aposta nos híbridos é que, tanto nos EUA como no mercado asiático, a procura de motores a diesel tem vindo a decrescer.
Outro fator que irá contribuir para a aposta nos híbridos é que, tanto nos EUA como no mercado asiático, a procura de motores a diesel tem vindo a decrescer.
Seja qual for a decisão da Honda, as versões híbridas tradicionais ou plug-in não deverão surgir antes de 2018 / 2019.
Quando questionado sobre uma versão a hidrogénio, Kariya é perentório: "Um movido a células de combustível não está nos nossos planos de momento."
Fonte: AutoExpress