Civic 2017 hatchback europeu - toda a informação
Quatro décadas depois, o Civic mantém-se um automóvel
fiel ao conceito original de "um carro para todos, um automóvel para o
mundo" que sempre patenteou este modelo. É um "casamento" entre design
distinto, carácter desportivo elegante e versatilidade prática – com um
foco renovado numa condução dinâmica e recompensadora.
A décima geração do Honda Civic é completamente nova e representa um passo significativo em frente no segmento C, recolhendo vantagens do maior programa de desenvolvimento de um só modelo de toda a história da empresa.
O Civic é um modelo fundamental para a Honda na Europa e tem estado
no centro do fabrico e do sucesso de vendas da marca nesta região. Para
muitos clientes europeus o Civic é sinónimo da marca Honda, pelo que a
equipa de desenvolvimento definiu como objetivo o rejuvenescimento
dinâmico do Civic. Este objetivo exigiu novas formas de pensar e novas
abordagens à construção da carroçaria, à componente aerodinâmica do
veículo e ao design do chassis.
Design
A aparência desportiva começa nas proporções baixas e largas,
refletindo a sua postura mais alargada. O Civic hatchback é 30 mm mais
largo do que o Civic de cinco portas da geração anterior. O carro é 20
mm mais baixo do que o seu antecessor, o que cria uma linha de tejadilho
esguia. Estas dimensões generosas sublinham o design distinto e o
estilo desportivo do modelo e facilitam a obtenção de uma condição
dinâmica recompensadora e um habitáculo de maior espaço.
As linhas esguias e inclinadas para trás dos contornos da carroçaria
encontram continuidade nas laterais do carro, com uma linha de cintura
que divide os manípulos exteriores das portas dianteiras e traseiras ao
meio, antes de culminar nos distintos farolins traseiros de LEDs de
formato em "C".
As pregas marcadas do para-choques traseiro e as saídas de ar esculpidas completam a aparência agressiva e desportiva.
Consoante a versão, os grupos óticos, esguios e com carácter
assumidamente "hi-tech", serão de LEDs ou de lâmpadas de halogéneo. Todas
as versões estão equipadas com luzes de presença diurnas de LEDs que
fazem acender uma faixa recurvada no bordo exterior do farol.
As jantes e os pneus são de maiores dimensões, o que ajuda a reforçar
a postura forte do Civic; a longa distância entre eixos com reduzidas
dimensões das extremidades ao centro dos dois eixos, juntamente com o
habitáculo esguio e aerodinâmico, aumenta ainda mais a sensação dinâmica
do exterior.
Espaço interior
A posição de condução é 35 mm mais
baixa do que a do anterior Civic, criando uma sensação de maior
segurança e envolvência para condutor e passageiro. A visibilidade
dianteira foi também aumentada com um ângulo da linha de visão melhorado
enquanto o perfil do pilar A reduziu 9mm permitindo um arco de visão
referência do segmento com de 84,3 graus. Isto também cria uma sensação
de "liberdade e arejamento" no habitáculo.
À frente, o espaço para os ombros aumentou 10 mm e o espaço entre bancos subiu 30 mm. Atrás, o espaço para os ombros cresceu 20 mm
e os passageiros traseiros usufruem agora de mais 95 mm de espaço para
as pernas e mais 45 mm de espaço para os joelhos. O conforto dos
ocupantes dos bancos traseiros foi substancialmente melhorado
graças à possibilidade de regulação dos assentos dos bancos e as
entradas e saídas dos passageiros estão agora mais facilidades que
nunca.
Disponível nas versões mais altas está o tecto de abrir panorâmico de grandes dimensões.
Em termos de volume, acesso e versatilidade, o espaço na bagageira
mantém-se na liderança da classe, com 478 litros. A divisão/rebatimento a
60:40 dos bancos traseiros, o bordo de carga de baixa altura e a grande
abertura da mala (1.120 mm) combinam-se com o piso plano e facilitam o
processo de carga de objetos pesados e de grandes dimensões. O
compartimento debaixo do piso oferece mais um local seguro para guardar
objetos longe de olhares indiscretos (excluindo as versões Sport).
Plataforma totalmente nova
O design da nova plataforma, os materiais selecionados, o processo
de engenharia e as novas técnicas de fabrico foram fundamentais para a
criação de uma estrutura mais leve, mas significativamente mais rígida. A
estrutura resultante é 16 kg mais leve do que a da anterior geração do
Civic, mas tem mais 52 por cento de rigidez à torção.
As características de design mais significativas incluem "aros" de
divisão à frente e atrás que "envolvem" todo o habitáculo. Para maior
rigidez, a plataforma inclui um piso dianteiro de baixa sensibilidade,
com travessas de reforço na parte frontal do compartimento do motor e
entre as bases dos pilares A e B.
As inovações no processo de montagem da carroçaria envolvem técnicas
de união novas e de elevada eficiência. Toda a estrutura interior é
montada primeiro, seguida pela estrutura exterior e, depois, as uniões.
Este processo desafia o estabelecido nos métodos convencionais de
montagem de carroçarias, onde a parte exterior é montada primeiro, a que
se segue a montagem do interior e as uniões. Esta nova tecnologia de
produção contribui em grande medida para a rigidez geral da carroçaria.
Nas áreas mais críticas da carroçaria, os pontos de soldadura estão
muito perto uns dos outros, 20 mm, em comparação com o espaçamento
tradicional de 40 e 45 mm. Este aspeto é mais um fator que aumenta a
rigidez e a durabilidade.
O depósito de combustível do Civic foi relocalizado e o piso é,
agora, mais baixo do que o do modelo cessante. Em combinação com as
revisões no chassis e na suspensão, o centro de gravidade do novo modelo
é 10 mm mais baixo. Estas alterações também colocam a posição de
condução mais em baixo, com um ponto-de-anca 35 mm mais baixo, dando ao veículo uma sensação mais desportiva.
À frente, a suspensão MacPherson com braços inferiores oferece toda a
rigidez lateral necessária a uma condução linear e baixa rigidez
longitudinal para melhor suavidade.
A suspensão traseira, um novo sistema de braços múltiplos e nova
subestrutura rígida oferecem grande estabilidade, conforto de condução
superior e enorme estabilidade.
À frente e atrás, a utilização de casquilhos elásticos preenchidos
por líquido, resultam num isolamento superior dos ruídos da estrada e
demais vibrações impostas no chassis durante a condução.
Motores
O novo Civic hatchback é o primeiro modelo na Europa a oferecer o motor
tricilíndrico Honda de 1.0 litros e a unidade tetracilíndrica de 1.5
litros, ambos a gasolina e com turbocompressor.
Ambas as versões estarão disponíveis com as novas caixas manual de 6 velocidades ou CVT automática.
A unidade 1.0 VTEC TURBO de três cilindros a gasolina oferece uma
melhoria significativa na condução do dia-a-dia, graças ao maior binário
a baixa e média rotação. Os 200 Nm de binário máximo da versão com
caixa manual de 6 velocidades aparecem às 2.250 rpm; os 180 Nm da
versão com CVT estão disponíveis entre as 1.700 e as 4.500 rpm. A
potência máxima é de 129 cv às 5.500 rpm.
A unidade tetracilíndrica 1.5 VTEC TURBO, também a gasolina, oferece
performances substancialmente melhores – tanto na potência, como no
binário – em relação à anterior versão de 1.8 litros VTEC do Civic. A
potência máxima é de 182 cv às 5.500 rpm (às
6.000 rpm na versão com CVT). A versão com caixa manual de seis
velocidades debita 240 Nm entre as 1.900 e as 5.000 rpm. Na opção com
CVT, os 220 Nm surgem entre as 1.700 e as 5.500 rpm.
Equipamento e a Segurança
O novo Civic está disponível com a segunda geração do equipamento de
infoentretenimento e conectividade da Honda Connect. Este
sistema oferece uma operação intuitiva e integração total para
smartphones, via Apple CarPlay® e Android Auto.
A nova integração com a Apple CarPlay permite agora juntar as
funcionalidades do iPhone ao sistema Honda Connect com o interface
disponível no ecrã que equipa todas as versões do novo Civic. O condutor
pode assim receber as instruções de navegação, fazer chamadas enviar e
receber mensagens e ouvir música, tudo a partir do ecrã por toque ou
usando os comandos por voz da aplicação Siri. As aplicações suportadas
no CarPlay incluem Telefone, Mensagens, Mapas, Música e outras
compatíveis com software de terceira geração, onde especificado. O
sistema CarPlay é compatível com o iOS 8.4 ou posterior e com o iPhone 5
ou posterior.
As opções disponíveis de configuração do sistema áudio variam com a
versão e abrangem desde um sistema de 4 altifalantes e 160 watts de
potência, passando por uma configuração de 8 altifalantes e 180 watts,
até ao sistema premium de 11 altifalantes e 465 watts de potência.
O pacote de sistemas de segurança ativa e de assistência à condução que
compõe o conjunto Honda SENSING está disponível em todas as versões. O pacote Honda SENSING está entre os conjuntos mais abrangentes de
tecnologias de segurança disponíveis na classe do Civic. Este combina informações recolhidas por câmara e por radar, juntamente com
uma série de sensores de alta tecnologia, que ajudam a alertar e a assistir o
condutor a enfrentar uma vasta diversidade de cenários de condução
potencialmente perigosos.
O conjunto Honda SENSING de tecnologias ativas de condução inclui:
- Sistema CMBS (Sistema de Travagem Atenuante de Colisões): ajuda a imobilizar o carro se o sistema determinar que é inevitável uma colisão com um veículo detetado.
- Sistema FCW (Avisador de Colisão à Frente): monitoriza a estrada à frente e alerta o condutor quanto a uma eventual colisão, através de alertas visuais e acústicos, instando o condutor a tomar medidas de correção para evitar o acidente.
- Sistema LDW (Avisador de Saída de Faixa): deteta se o carro se desvia para fora da faixa de rodagem atual sem o condutor acionar os piscas de direção.
- Sistema RDM (Sistema de Atenuação de Saída de Faixa): usa a câmara montada no pára-brisas para detetar se o veículo está a sair da estrada. Este sistema usa o sistema EPS de direção elétrica para aplicar correções subtis na direção, de forma a manter o veículo na sua faixa de rodagem e, em determinadas situações, também pode aplicar força de travagem.
- Sistema LKAS (Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem): ajuda a manter o carro no centro da sua faixa de rodagem, através da deteção das marcações da estrada e introduzindo pequenas correções na direção do veículo, para o manter entres as marcações brancas da estrada.
- Sistema ACC (Controlo da Velocidade de Cruzeiro Adaptável): permite ao condutor definir a velocidade pretendida e a distância de seguimento em relação ao veículo da frente.
- Sistema TSR (Reconhecimento de Sinalização de Trânsito): deteta e reconhece automaticamente os sinais de trânsito da estrada e apresenta-os no painel de instrumentos do carro.
- Sistema ISA (Assistente Inteligente da Velocidade): combina o limite automático da velocidade definido pelo condutor com o sistema TSR, para ajustar automaticamente a velocidade do veículo em relação ao indicado pelo último sinal de trânsito.
- Sistema i-ACC (Controlo Inteligente da Velocidade de Cruzeiro Adaptável): prevê e reage automaticamente caso outro(s) veículo(s) se metam subitamente à frente do seu veículo nas vias rápidas de múltiplas faixas de rodagem.
Outras tecnologias de segurança do novo Civic incluem:
- Informação de Ângulo Morto: usa a tecnologia de radar para detetar e alertar automaticamente o condutor caso hajam veículos no ângulo morto do condutor.
- Monitor de Trânsito Lateral Cruzado: usa os sensores de radar laterais traseiros para alertar o condutor para a aproximação de outros veículos, durante as manobras de marcha-atrás.
- Espelho retrovisor de ângulos múltiplos: oferece ao condutor diversas opções para uma visibilidade completa e, portanto, maior segurança durante as manobras de marcha-atrás; as opções disponíveis são: visualização normal de 130 graus, visualização alargada de 180 graus e visualização da parte de cima do carro.
Ainda instalados de série, temos o Sistema de Assistência à
Estabilidade do veículo (VSA®) com controlo de tração, que melhora as
capacidades de controlo quando o veículo acelera, trava e curva e o
Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS).
Consulte todas as especificações técnicas e níveis de equipamento em: Civic 2017 hatchback europeu - toda a informação - Parte II
Fonte: Honda