Honda prepara 2 novos EV em parceria com GM
A Honda e a General Motors (GM) acordaram no desenvolvimento comum de dois novos veículos elétricos para a fabricante japonesa. Os dois modelos serão baseados na plataforma EV global da GM alimentada pelas novas baterias Ultium, propriedade da norte-americana, apresentadas no passado dia 4 de março.
A colaboração entre as duas companhias no campo da eletrificação não é de agora. Em 2018, GM e Honda juntaram-se para o desenvolvimento de módulos de baterias e no desenvolvimento de um novo veículo autónomo elétrico. Anteriormente, em 2017, trabalharam juntas na área das células de combustível.
Segundo o comunicado, o exterior e interior dos novos EVs serão desenhados exclusivamente pela Honda e a plataforma será desenvolvida para incorporar o caráter da condução Honda.
A produção dos novos veículos elétricos da Honda será efetuada nas fábricas da GM nos EUA, e irá combinar a experiência de desenvolvimento de ambas as companhias.
O início da venda dos veículos está previsto para 2023/2024 nos EUA e no Canadá. Não foi avançado se os mesmos serão vendidos noutros mercados mundiais.
Como parte do acordo, a Honda irá equipar os dois EVs com serviços de segurança e proteção da GM OnStar, integrando-os no sistema HondaLink, assim como disponibilizar o sistema mãos-livres de assistência ao condutor da GM.
As baterias da GM oferecem uma potência entre os 50 e os 200 kW, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos e uma autonomia estimada de 644 km.
As baterias da GM oferecem uma potência entre os 50 e os 200 kW, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos e uma autonomia estimada de 644 km.
"Esta colaboração irá reunir a força de ambas as empresas, enquanto a eficiência combinada de escala e produção irá em última instância fornecer um maior valor aos clientes. Esta expansão da parceria irá desbloquear economias de escala para acelerar a nossa eletrificação e avançar os nossos esforços de liderança no sector para reduzir as emissões de efeito de estufa", comentou Rick Schostek, presidente da American Honda Motor Co., Inc.
Schostek avançou ainda que ambas as empresas se encontram em conversações para a possibilidade de expandirem ainda mais a parceria.
Fonte: Honda e GM