4.10.18

Honda compra percentagem da GM Cruise para criação de novo autónomo


A Honda Motor Co. Ltd. anunciou ontem a aquisição de 5,7% das ações da empresa de condução autónoma da General Motors.

O comunicado informa que a Honda irá investir um total de 2.75 mil milhões de dólares (cerca de 2.382.690.000 €) na GM Cruise LLC (também conhecida por Cruise Automation) com o propósito primário de desenvolver veículos autónomos nas frotas mundiais da norte-americana Cruise.

No início, a Honda irá injetar 750 milhões e ao longo de 12 anos contribuirá com os restantes 2 mil milhões de dólares para desenvolvimento e remunerações. Para além da injeção de capital, a Honda compromete-se ainda a contribuir com o seu know-how de engenharia.

"A Honda decidiu colaborar com a Cruise e a General Motors com base na sua liderança em tecnologia de veículo autónomos e elétricos, e na visão partilhada de um mundo zero-emissões e zero-colisões. (...) Iremos complementar os seus pontos fortes com a nossa experiência em eficiência de espaço e design para desenvolvermos o veículo autónomo partilhável mais desejado e eficiente." - Seiji Kuraishi, vice presidente executivo e diretor representativo COO da Honda.

No seu blogue, o co-fundador e CEO da Cruise, Kyle Vogt, declara que Honda, GM e Cruise irão desenvolver um "veículo autónomo inovador e eficientemente espaçoso que providenciará uma experiência excecional e minimizará o congestionamento das estradas citadinas."

Vogt dá ainda a entender que o modelo não será uma adaptação de um modelo existente, mas sim um modelo com a sua própria plataforma, sem volante ou pedais. O futuro modelo estará já numa fase de protótipo, cujo projeto teve início com a GM.

"Trabalhando com a GM, já desenhámos o protótipo do nosso veículo autónomo do futuro. Com a Honda a bordo, o nosso caminho para a produção far-se-á mais rapidamente. (...) A parceria com a Honda abre caminho para o aumento de escala, trazendo um veículo bonito, eficiente e construído propositadamente para a nossa rede de veículos autónomos partilhados."

Sem avançar uma data exata para o seu lançamento, Vogt disse à Reuters que primeiro está o lançamento do modelo que integrará a primeira vaga de veículos com plataforma própria, o qual está programado para 2019. O novo veículo Cruise/GM/Honda "será o que virá depois", acrescentando que "um veículo novo em fase de produção leva cerca de 4 anos e cerca de mil milhões de dólares a projetar e a trazê-lo para o mercado", por isso, é provável que este novo modelo só apareça entre 2022 e 2024.


Fonte: Honda e Cruise
Back To Top