8.10.18

Honda testa tecnologia "anjo da guarda" para cruzamentos

Desenvolvida em conjunto com a cidade norte-americana de Marysville, como parte do projeto "33 Smart Mobility Corridor", a tecnologia que permite uma visualização virtual através dos edifícios foi apresentada e demonstrada recentemente pela Honda. Esta demonstração é uma das primeiras onde esta tecnologia foi utilizada num cenário real.

O projeto-piloto procura colmatar as limitações que os sensores a bordo de um veículo enfrentam quando monitorizam possíveis colisões em interseções viárias.

O objetivo primário da tecnologia veículo-para-tudo (V2X), denominada pela Honda de "Smart Intersection" (Interseção Inteligente), é reduzir colisões entre veículos, pedestres e objetos em cruzamentos independentemente das condições climatéricas. Só nos EUA, anualmente, este tipo de colisões totalizam cerca de 40% de todas as colisões e 20% das aproximadamente 35 mil mortes relacionadas com o trânsito.


Como funciona?
Quatro câmaras são montadas por cima dos semáforos em cada esquina de um cruzamento, estes quatro dispositivos irão fornecer uma visão dos veículos e do tráfego pedestre num raio de cerca de 91,5 metros. O software de processamento de imagens da Honda cria então uma imagem de 360º do cruzamento com a identificação dos objetos móveis, sejam eles pessoas, motos, veículos normais ou de emergência e transmite a informação relevante aos veículos nas redondezas através de um sinal de comunicação de curto alcance (DSRC).
Depois, cada computador de bordo dos veículos conectados descodifica a informação e, quando necessário, disponibiliza alertas visíveis e audíveis ao condutor para que este tome as devidas precauções para evitar uma possível colisão.


Como parte do projeto-piloto e do projeto "Smart Columbus", a Honda comprometeu-se a utilizar 200 veículos conectados para os testes.

"A Honda acredita que a tecnologia V2X é um componente essencial para um ecossistema de transportes mais inteligente e seguro, e poderá ter um importante papel no nosso objetivo de uma sociedade livre de colisões. (...) acreditamos que esta pesquisa dar-nos-á um melhor conhecimento de como estas tecnologias V2X poderão ser melhoradas e lançadas de forma mais eficiente para o benefício de todos os utilizadores das estradas." - Ted Klaus, vice presidente de pesquisa estratégica da Honda R&D Americas, Inc.




Fonte: Honda
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