Projeto escolar transforma Honda Civic em híbrido de 600 cv
Estudantes do Centro Internacional para a Pesquisa Automóvel da Universidade de Clemson (CU-ICAR), na Carolina do Sul - EUA, com o apoio da Honda R&D Americas Inc., criaram aquele que é talvez um dos projetos de sonho da maioria dos estudantes de mecânica e apaixonados por tuning.
Como parte do programa universitário de criação de protótipos de veículos, Deep Orange, um grupo de 19 estudantes transformou um normal Honda Civic Sedan num carro de rallycross híbrido de 600 cv capaz de acelerar dos 0-100 km/h em apenas 2 segundos.
O desafio proposto pela Honda aos estudantes foi o de criarem um protótipo capaz de competir na categoria de desporto motorizado que mistura velocidade com os saltos típicos de motocross, condução agressiva e drift num circuito fechado com vários tipos de piso: alcatroado, lama ou gravilha.
O projeto apresenta-se como a nova geração de carros de rallycross, mostrando que veículos eficientes energeticamente podem alcançar desempenhos extremos de uma maneira segura e ecológica, desafiando as ideias pré-concebidas e as perceções dos mercados.
Performance de um carro de rallycross atual, consumos de combustível otimizados, redução de emissões e minimização de custos na construção do veículo foram os principais objetivos que o grupo de estudantes se propôs atingir, para isso, o Civic Sedan foi alvo de uma série modificações, tais como a introdução de um sistema propulsor híbrido que melhorou a economia de consumos em 30%, aceleração instantânea necessária para as exigentes prestações de um carro de rallycross e que permitiram chegar aos 100 km/h em apenas 2 segundos, travagem regenerativa para a continua alimentação das baterias, 4 rodas direcionais para melhores prestações em curvas, suspensão semi-ativa que se adapta rapidamente às variações do tipo de piso, estrutura de alta resistência em aço, sistema de tratamento de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogénio para a redução de emissões.
Um motor de 2.0 litros e 4 cilindros, posicionado no meio do carro, fornece os 400 cv de potência ao eixo traseiro enquanto que o motor elétrico produz os restantes 200 cv ao eixo frontal.
Existe ainda um sistema de realidade virtual que permite aos fãs serem co-pilotos virtuais durante as corridas reais.
O projeto Deep Orange 9 levou dois anos a ser concretizado
e foi apresentado há alguns dias no evento ALL-IN Auto Rally Ride & Drive que ocorreu na Universidade de Clemson.
Para além do principal patrocinador, a Honda, o Deep Orange 9 também recebeu o apoio do grupo Aisin, da corporação JTEKT, da BFGoodrich e da Red Bull, entre outros.
Fonte: Clemson University