15.10.18

Novo Honda NSX GT3 Evo passa a competir mundialmente

A Honda Motor Co. anunciou recentemente que o NSX GT3 será alvo de várias atualizações e melhoramentos, passando a designar-se NSX GT3 Evo. Esta versão otimizada irá competir em pistas de todo o mundo na temporada de 2019.

"Estamos extremamente contentes em apresentar as especificações do Honda NSX GT3 Evo 2019", disse Masashi Yamamoto, diretor geral da Honda Motorsports. "Embora o carro já tenha ganho algumas das séries GT3 mais prestigiadas do mundo, acreditamos na continua melhoria dos nossos produtos e em providenciar aos nossos clientes os melhores equipamentos e apoio possíveis (...) Ao longo do Programa NSX GT3 Customer Racing fomos capazes de combinar a perícia a nível global para definir uma serie de atualizações à ultima versão do NSX GT3."

A última evolução do vencedor de várias corridas incorpora uma série de importantes revisões apontadas para aperfeiçoar os níveis de performance e segurança às equipas de competição privadas mundiais, e é fruto de uma constante análise da informação gerada nos últimos 2 anos de testes e competições dentro do programa NSX GT3 Customer Racing, uma colaboração internacional entre alguns parceiros técnicos da Honda.


As revisões ao chassis, incluindo um novo splitter frontal, difusor e pára-choques traseiro, irão reduzir a resistência para permitir velocidades mais elevadas, melhorar a refrigeração e aumentar tanto o equilíbrio como o prazer de condução.

O novo NSX GT3 Evo será equipado com novos turbocompressores que irão melhorar a resposta do acelerador, controlo de potência e economia de combustível. Também terão melhorias ao nível de hardware e calibrações para o sistema de travagem ABS, um display Bosch melhorado e uma unidade de inserção de dados para aumentar a eficiência e realçar a experiência do condutor.

Os NSX GT3 existentes também irão usufruir de algumas destas melhorias, mais especificamente a nível da introdução dos turbocompressores. As restantes atualizações estarão disponíveis como opcionais (Variant Supply).

Devido à maior durabilidade dos componentes, os efeitos destas atualizações serão desempenho melhorado e custos de corrida mais reduzidos.


Tal como o atual NSX GT3, o chassis é criado no Performance Manufacturing Center em Marysville, no estado americano do Ohio, e a montagem final é completa pela JAS Motorsport em Milão, Itália.
Como parte do NSX GT3 Customer Racing Program, a Mugen e a Honda Performance Development (HPD) são responsáveis pelo suporte técnico e vendas no Japão e América do Norte, respetivamente, enquanto a JAS Motorspot tem responsabilidade pelo suporte da viatura no resto do mundo.

O NSX GT3 estrou-se no final de 2016 e participou em algumas das mais icónicas corridas GT mundiais, incluindo as 24 horas de Daytona e Spa, as 12 horas de Sebring, Petit Le Mans e a taça do mundo FIA GT em Macau. Foi várias vezes vencedora da divisão GTD do campeonato IMSA WeatherTech SportsCar e uma das principais concorrentes aos prémios de Pilotos, Equipas e Fabricantes deste ano.

Especificações Tecnicas

Motor
Tipo DOHC V6/75° bi-turbo
Disposição Longitudinal / montado centralmente
Diâmetro e Curso 91 x 90 mm
Capacidade 3501 cc
Potência/Binário De acordo com o regulamento FIA/Series (BOP)
Construção Bloco e cabeça em liga leve
Pistões Alumínio forjado
Sistema de válvulas 24 válvulas, IN/EX VTC, árvores de cames acionadas por corrente
Sistema de Injeção Direta com admissões individuais
Lubrificação Cárter Seco
Acelerador Drive-by-Wire
Controlo Wastegate Elétrico
Turbocompressor 2 Off – Mono Scroll
Escape Duplo com catalisador
Dimensões
Distância entre eixos 2630 mm
Comprimento total 4612 mm
Largura Total 2040 mm
Via dianteira 1715 mm
Via traseira 1687 mm
Peso 1240 Kg
Chassis
Perfis de liga de alumínio extrudado / nós fundidos
Estrutura do tejadilho em aço
Roll cage TIG soldada 25CrMo - aparafusada ao chassis
Transmissão
Caixa de velocidades XTRAC semiautomática 6-velocidades sequenciais
Embraiagem Embraiagem ZF/SACHS de alta performance metal sinterizado ou carbono (opção endurance)
Operação da Embraiagem Eletricamente assistida
Driveline Sistema PANKL tripé duplo
Travões
Travões Discos BREMBO de 390x34 à frente / 355x32 atrás
Pinças frontais BREMBO de 6 pistões / traseiras 4 pistões
ABS (VF) BOSCH M5
Suspensão
Suspensão Frontal: Wishbone duplo
Traseira: Multilink
Amortecedores Ajustáveis SACHS 5 vias
Barra estabilizadora FR/RR com lâmina ajustável
Jantes
Frontais: 12"x18" alumínio forjado
Traseiras: 13"x18" alumínio forjado


Fonte: Honda
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