Novo Honda NSX GT3 Evo passa a competir mundialmente
A Honda Motor Co. anunciou recentemente que o NSX GT3 será alvo de várias atualizações e melhoramentos, passando a designar-se NSX GT3 Evo. Esta versão otimizada irá competir em pistas de todo o mundo na temporada de 2019.
"Estamos extremamente contentes em apresentar as especificações
do Honda NSX GT3 Evo 2019", disse Masashi Yamamoto, diretor geral da
Honda Motorsports. "Embora o carro já tenha ganho algumas das séries GT3
mais prestigiadas do mundo, acreditamos na continua melhoria dos nossos
produtos e em providenciar aos nossos clientes os melhores equipamentos e
apoio possíveis (...) Ao longo do Programa NSX GT3 Customer Racing
fomos capazes de combinar a perícia a nível global para definir uma
serie de atualizações à ultima versão do NSX GT3."
A última evolução do
vencedor de várias corridas incorpora uma série de importantes revisões
apontadas para aperfeiçoar os níveis de performance e
segurança às equipas de competição privadas mundiais, e é fruto de uma constante análise da
informação gerada nos últimos 2 anos de testes e competições dentro do programa NSX GT3 Customer Racing, uma
colaboração internacional entre alguns parceiros técnicos da Honda.
As revisões ao chassis, incluindo um novo splitter frontal, difusor e
pára-choques traseiro, irão reduzir a resistência para permitir
velocidades mais elevadas, melhorar a refrigeração e aumentar tanto o
equilíbrio como o prazer de condução.
O novo NSX GT3 Evo será equipado com novos turbocompressores que irão melhorar a resposta do acelerador,
controlo de potência e economia de combustível. Também terão melhorias ao nível de hardware e
calibrações para o sistema de travagem ABS, um display
Bosch melhorado e uma unidade de inserção de dados para aumentar a
eficiência e realçar a experiência do condutor.
Os NSX GT3 existentes também irão usufruir de algumas destas melhorias, mais especificamente a nível da introdução dos turbocompressores. As restantes atualizações estarão disponíveis como opcionais (Variant Supply).
Devido à maior durabilidade dos
componentes, os efeitos destas atualizações serão desempenho
melhorado e custos de corrida mais reduzidos.
Tal como o atual NSX GT3, o chassis é criado no
Performance Manufacturing Center em Marysville, no estado americano do Ohio, e a montagem
final é completa pela JAS Motorsport em Milão, Itália.
Como parte do NSX GT3 Customer Racing Program, a Mugen e a Honda
Performance Development (HPD) são responsáveis pelo suporte técnico e
vendas no Japão e América do Norte, respetivamente, enquanto a JAS
Motorspot tem responsabilidade pelo suporte da viatura no resto do
mundo.
O NSX GT3 estrou-se no final de 2016 e participou em algumas das
mais icónicas corridas GT mundiais, incluindo as 24 horas de Daytona e Spa, as 12
horas de Sebring, Petit Le Mans e a taça do mundo FIA GT em Macau. Foi várias vezes vencedora da divisão GTD do campeonato
IMSA WeatherTech SportsCar e uma das principais concorrentes aos prémios
de Pilotos, Equipas e Fabricantes deste ano.
Especificações Tecnicas
Motor
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Tipo | DOHC V6/75° bi-turbo |
Disposição | Longitudinal / montado centralmente |
Diâmetro e Curso | 91 x 90 mm |
Capacidade | 3501 cc |
Potência/Binário | De acordo com o regulamento FIA/Series (BOP) |
Construção | Bloco e cabeça em liga leve |
Pistões | Alumínio forjado |
Sistema de válvulas | 24 válvulas, IN/EX VTC, árvores de cames acionadas por corrente |
Sistema de Injeção | Direta com admissões individuais |
Lubrificação | Cárter Seco |
Acelerador | Drive-by-Wire |
Controlo Wastegate | Elétrico |
Turbocompressor | 2 Off – Mono Scroll |
Escape | Duplo com catalisador |
Dimensões
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Distância entre eixos | 2630 mm |
Comprimento total | 4612 mm |
Largura Total | 2040 mm |
Via dianteira | 1715 mm |
Via traseira | 1687 mm |
Peso | 1240 Kg |
Chassis
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Perfis de liga de alumínio extrudado / nós fundidos | |
Estrutura do tejadilho em aço | |
Roll cage TIG soldada 25CrMo - aparafusada ao chassis | |
Transmissão
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Caixa de velocidades | XTRAC semiautomática 6-velocidades sequenciais |
Embraiagem | Embraiagem ZF/SACHS de alta performance metal sinterizado ou carbono (opção endurance) |
Operação da Embraiagem | Eletricamente assistida |
Driveline | Sistema PANKL tripé duplo |
Travões
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Travões | Discos BREMBO de 390x34 à frente / 355x32 atrás Pinças frontais BREMBO de 6 pistões / traseiras 4 pistões |
ABS (VF) | BOSCH M5 |
Suspensão
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Suspensão | Frontal: Wishbone duplo Traseira: Multilink |
Amortecedores | Ajustáveis SACHS 5 vias |
Barra estabilizadora | FR/RR com lâmina ajustável |
Jantes
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Frontais: 12"x18" alumínio forjado | |
Traseiras: 13"x18" alumínio forjado |
Fonte: Honda